ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Cardiology

stroke

Portuguese translation: AVC (Acidente Vascular Cerebral) Vulgarmente, Derrame.

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stroke
Portuguese translation:AVC (Acidente Vascular Cerebral) Vulgarmente, Derrame.
Entered by: Walkiria De Sousa

14:55 May 30, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical - Medical: Cardiology
English term or phrase: stroke
He had a stroke.

Is stroke ataque cardiaco or acidente cardiovascular em PT PT?
Thank you.
Susy Walker
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Explanation:
Vulgarmente, Derrame.

Acidente cardiovascular seria enfarto (ou enfarte, existem as duas grafias).

--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs 37 mins (2005-05-31 02:33:24 GMT)
--------------------------------------------------

Colaboração excelente da colega Ana Almeida:
Ver confirmação em http://www.ordemdosmedicos.pt/ie/institucional/publicacoes/A...
\"STROKE IN YOUNG ADULTS
Introduction: Stroke in young adults is not as
uncommon as one might expect and often present a
diagnostic challenge.
Introdução: Os acidentes vasculares cerebrais
(AVC) nos adultos jovens são considerados uma
patologia rara e o seu diagnóstico etiológico
constituí frequentemente um desafio clínico.\"
Muitíssimo obrigada, Ana.


Colaboração excelente da colega Maria Leonor Azevedo Miranda:
Apoio a sua sugestáo. Leia aqui (espero que saiba a minha outra lingua materna) http://www.solomujeres.com/Articles/Stroke.html :
\"Esta usted en riesgo de accidente vascular cerebral?
El mes de Mayo es el mes de la prevención del ataque al cerebro (accidente vascular cerebral-stroke) declarado por la Asociación Americana del Corazón (American Heart Association)

El accidente vascular cerebral (AVC-Stroke) es la tercera causa de muerte en los Estados Unidos y una causa mayor de incapacidad en las personas que han sufrido la enfermedad. Cada año 600 mil americanos sufrirán un AVC y 160 mil morirán. Una persona sufre un AVC cada 53 segundos en los Estados Unidos y cada 3.3 minutos una persona muere a causa del padecimiento.\" Muitíssimo obrigada, Maria Leonor.
Selected response from:

Walkiria De Sousa
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6AVC (Acidente Vascular Cerebral)Walkiria De Sousa
5 +2enfarte/ataque cardíaco
Mariana Moreira
4 +1apoplexia
Miguel Falquez-Certain
3derrame
Javier Ramos


Discussion entries: 3





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
enfarte/ataque cardíaco


Explanation:
:)

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 206

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Pinto
1 hr
  -> Obrigada, Isabel

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: Poder ser muito bem DEPENDENDO DO CONTEXTO não fornecido. Devem achar que temos uma bola de cristal....
4 hrs
  -> Isto está realmente muito confuso e tem toda a razão, depende do contexto:)

agree  António Ribeiro
9 hrs
  -> obrigado, aportas

disagree  Ana Almeida: Vai desculpar-me, Mariana, mas enfarte é "myocardial infarction" ou, na linguagem comum, "heart attack". "Stroke" é mesmo AVC.
18 hrs
  -> Claro que desculpo, mas a Leonor diz tem razão, depende do contexto porque nos vários textos que traduzo sobre pacemakers "stroke" é entendido como enfarte

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
apoplexia


Explanation:
suspensao súbita, completa ou incompleta, do movimento e da sensacao relacionada com uma afeccao cerebral, hemorragia, congestao ou derramamento sanguineo. (Do gr. apoplexía, golpe violento, pelo lat. apoplexia.) Dicionario da língua portuguesa (Porto editora)

Miguel Falquez-Certain
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Walkiria De Sousa: como não há um contexto mais amplo, assim fica mais difícil. A sua resposta também está correta. Pena não termos o texto de referência.
1 hr
  -> Obrigado

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
derrame


Explanation:
sempre vi usarem "stroke" como "derrame" de uma forma geral - mas como nunca lidei c este termo num trabalho de tradução/versão, espero não estar atrapalhando mais q ajudando !!!

Javier Ramos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: A lo mejor nos volvemos brujos y adivinos y nos sacamos una bola de cristal. ¿Tu que crees?
4 hrs
  -> Às vezes é o q a gente acaba fazendo mesmo...!

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
AVC (Acidente Vascular Cerebral)


Explanation:
Vulgarmente, Derrame.

Acidente cardiovascular seria enfarto (ou enfarte, existem as duas grafias).

--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs 37 mins (2005-05-31 02:33:24 GMT)
--------------------------------------------------

Colaboração excelente da colega Ana Almeida:
Ver confirmação em http://www.ordemdosmedicos.pt/ie/institucional/publicacoes/A...
\"STROKE IN YOUNG ADULTS
Introduction: Stroke in young adults is not as
uncommon as one might expect and often present a
diagnostic challenge.
Introdução: Os acidentes vasculares cerebrais
(AVC) nos adultos jovens são considerados uma
patologia rara e o seu diagnóstico etiológico
constituí frequentemente um desafio clínico.\"
Muitíssimo obrigada, Ana.


Colaboração excelente da colega Maria Leonor Azevedo Miranda:
Apoio a sua sugestáo. Leia aqui (espero que saiba a minha outra lingua materna) http://www.solomujeres.com/Articles/Stroke.html :
\"Esta usted en riesgo de accidente vascular cerebral?
El mes de Mayo es el mes de la prevención del ataque al cerebro (accidente vascular cerebral-stroke) declarado por la Asociación Americana del Corazón (American Heart Association)

El accidente vascular cerebral (AVC-Stroke) es la tercera causa de muerte en los Estados Unidos y una causa mayor de incapacidad en las personas que han sufrido la enfermedad. Cada año 600 mil americanos sufrirán un AVC y 160 mil morirán. Una persona sufre un AVC cada 53 segundos en los Estados Unidos y cada 3.3 minutos una persona muere a causa del padecimiento.\" Muitíssimo obrigada, Maria Leonor.


Walkiria De Sousa
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Rodrigues
1 min
  -> obrigada

agree  lyneRJ: derrame cerebral
1 min
  -> obrigada

agree  airmailrpl: -
14 mins
  -> obrigada

disagree  Isabel Pinto: Um acidente vascular cerebral será uma embolía cerebaral que nada tem a ver com um acidente cardiovascular mais conhecido por enfarte
1 hr
  -> Merriam-Webster dictionary: Stroke: "sudden diminution or loss of consciousness, sensation, and voluntary motion caused by rupture or obstruction (as by a clot) of an artery of the brain -- called also apoplexy" mantenho minha resposta. thanks anyway

agree  Carla Araújo
1 hr
  -> muito obrigada

disagree  Mariana Moreira: A Isabel está perfeitamente correcta
1 hr
  -> Cara colega, discordar é natural e só ajuda na solução das dúvidas apresentadas, mas nesse caso específico, talvez esteja havendo uma interpretação incorreta da pergunta original. obrigada anyway

agree  Ana Almeida: Ver confirmação em http://www.ordemdosmedicos.pt/ie/institucional/publicacoes/A...
1 hr
  -> muito obrigada pelo reforço.

agree  Cesar Sanchez
2 hrs
  -> muito obrigada

agree  Sonia Heidemann
3 hrs
  -> muito obrigada

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: Apoio a sua sugestáo. Leia aqui (espero que saiba a minha outra lingua materna) http://www.solomujeres.com/Articles/Stroke.html
4 hrs
  -> Si, mi cielo, gracias por su cariñoso mensage. Me encanta España, el idioma, la cultura, la gente. De verdad el sitio que indicastes és excelente, muchisimas gracias. Lo copiaré (arriba) para que puedan los demás desfrutarlo igual. Adoro Portugal! Fados!