ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Cardiology

sinus node

Portuguese translation: nódulo sinusal (ou sinauricular ou de Keith-Flack)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sinus node
Portuguese translation:nódulo sinusal (ou sinauricular ou de Keith-Flack)

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
17:39 Jan 16, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Cardiology
English term or phrase: sinus node
Definition from Medical University of South Carolina:
bundle of excitatory tissue found in the right atrium that functions as the pacemaker of the heart

Example sentence(s):
  • The autonomic nervous system, the same part of the nervous system as controls the blood pressure, controls the firing of the sinus node to trigger the start of the cardiac cycle. medterms.com
  • If the sinus node is not functioning normally -- due to damage from surgery, drugs, congenital heart defects or other causes -- the heartbeat may become very slow with a decrease in blood pressure. University of California
  • Extrinsic sinus mechanisms of sinus node dysfunction could be drug effects or due to autonomic influences. The important drugs which could suppress sinus node function are beta blockers, non-dihydropyridine calcium channel blockers (e.g. verapamil and diltiazem), digoxin, clonidine, methyl dopa, class IA, IC and III antiarrhythmic agents and lithium. Cardiophile for Medical Professionals
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

nódulo sinusal (ou sinauricular ou de Keith-Flack)
Definition:
Parte diferenciada do miocárdio situada na parede da aurícula direita, ao nível da qual nascem os influxos que provocam as contracções do coração. É desta região que os influxos são transmitidos ao feixe de His. Sin. de nódulo sinusal, nódulo sinauricular, nódulo de Keith-Flack.
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +2nódulo sinusal (ou sinauricular ou de Keith-Flack)
Mariana Moreira
5Nodo sinoatrial
Dokter Leo
4Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sino-atrial
Paulo Amariz


  

Translations offered


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
nódulo sinusal (ou sinauricular ou de Keith-Flack)


Definition from Médicos de Portugal:
Parte diferenciada do miocárdio situada na parede da aurícula direita, ao nível da qual nascem os influxos que provocam as contracções do coração. É desta região que os influxos são transmitidos ao feixe de His. Sin. de nódulo sinusal, nódulo sinauricular, nódulo de Keith-Flack.

Example sentence(s):
  • Doença do nódulo sinusal -------------------------------------------------------------------------------- A doença do nódulo sinusal compreende uma ampla variedade de anomalias do funcionamento do pacemaker natural. Esta síndroma pode determinar um batimento cardíaco persistentemente lento (bradicardia sinusal) ou um bloqueio completo entre o pacemaker e as aurículas (paragem sinusal), caso em que o impulso proveniente do pacemaker não provoca a contracção das aurículas. Quando isto acontece, habitualmente entra em funcionamento um pacemaker de urgência situado mais abaixo, quer seja na aurícula, quer no ventrículo. Um subtipo importante desta doença é a síndroma de bradicardia-taquicardia, em que os ritmos auriculares rápidos, incluindo a fibrilhação auricular ou o fluter, alternam com períodos prolongados de ritmos cardíacos lentos. Todos os tipos de síndroma do nódulo sinusal são particularmente frequentes nos idosos. - Manual Merck  
  • Em circunstâncias normais, existe um centro situado na aurícula direita, o nódulo sinusal, que gera ritmicamente cerca de 60 a 100 estímulos eléctricos por minuto, os quais se propagam por vias de condução especiais, provocando a sequencial contracção das câmaras cardíacas. A arritmia é a alteração da frequência, da regularidade, do ponto de origem ou da trajectória dos ditos impulsos eléctricos. De acordo com a frequência dos batimentos cardíacos, as arritmias classificam-se em dois grupos: as taquiarritmias, quando se ultrapassam os 100 batimentos por minuto, e as bradiarritmias, quando se produzem menos de 60 batimentos por minuto. As suas causas podem ter diversas origens e existem vários tipos de arritmia. - Medipedia  
Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 206

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  davidsmarinho
13 mins
  -> David, obrigada

Yes  Maria Filipe
3 days1 hr
  -> Maria, obrigada

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Nodo sinoatrial


Definition from Merck Veterinary Manual 1998:
conjunto de tecido excitatório encontrado no átrio direito que funciona como marcapasso para o coração. A cada limiar atingido deflagra-se um estímulo completo.

Example sentence(s):
  • Nodo Sinoatrial - fica localizado na região superior do átrio direito, tem a função de marca-passo do coração, isto é, comanda o ritmo e frequência do coração. - Unifesp - Universidade de São Paulo  
  • Nodo Sinoatrial (SA): O nodo SA fica situado próximo à junção da veia cava superior com a parede do átrio direito. É formado por células P, chamadas de marcapasso e por células circundantes que conduzem o impulso para fora do nodo. - Geocities site  
Dokter Leo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sino-atrial


Definition from google:
Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sino-atrial:

região especial do coração, que controla a freqüência cardíaca. Localiza-se perto da junção entre o átrio direito e a veia cava superior e é constituído por um aglomerado de células musculares especializadas. A freqüência rítmica dessa fibras musculares é de aproximadamente 72 contrações por minuto, enquanto o músculo atrial se contrai cerca de 60 vezes por minuto e o músculo ventricular, cerca de 20 vezes por minuto. Devido ao fato do nódulo sinoatrial possuir uma freqüência rítmica mais rápida em relação às outras partes do coração, os impulsos originados do nódulo SA espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando essas áreas tão rapidamente, de modo que o ritmo do nódulo SA torna-se o ritmo de todo o coração; por isso é chamado marcapasso.

Example sentence(s):
  • Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sino-atrial: região especial do coração, que controla a freqüência cardíaca. Localiza-se perto da junção entre o átrio direito e a veia cava superior e é constituído por um aglomerado de células musculares especializadas. A freqüência rítmica dessa fibras musculares é de aproximadamente 72 contrações por minuto, enquanto o músculo atrial se contrai cerca de 60 vezes por minuto e o músculo ventricular, cerca de 20 vezes por minuto. Devido ao fato do nódulo sinoatrial possuir uma freqüência rítmica mais rápida em relação às outras partes do coração, os impulsos originados do nódulo SA espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando essas áreas tão rapidamente, de modo que o ritmo do nódulo SA torna-se o ritmo de todo o coração; por isso é chamado marcapasso. - google  
  • No coração existe um grupo de células especiais com habilidade de gerar atividade elétrica por conta própria. Elas produzem impulsos elétricos nas células marca-passo espalhadas pelo coração, fazendo-o contrair. O marca-passo natural do coração é chamado nó sinoatrial (nó SA). Ele é localizado no átrio direito... - yahoo  

Explanation:
other references:
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/...

http://www.vetnot.famev.ufu.br/include/getdoc.php?id=852&art...
Paulo Amariz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License