ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Dentistry

deep pocket

Portuguese translation: bolsa gengival (profunda ou não) - ou Bolsa periodontal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:deep pocket
Portuguese translation:bolsa gengival (profunda ou não) - ou Bolsa periodontal
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

14:30 Oct 13, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry
English term or phrase: deep pocket
"There is no association between loose teeth, DEEP POCKET..."

É algum tipo de problema dentário.
Dropshot
Brazil
bolsa gengival (profunda ou não)
Explanation:
Tem a ver com gengivite e periodontose

If left unchecked, gingivitis may progress to periodontitis. Often painless, periodontitis occurs when bacterial infection of the gums spreads down along the tooth to its root. When this happens, your gums will pull away from the affected tooth, causing a deep pocket to form. Your dentist can check your pocket depth with a painless probe to see if you have or have had gum disease. If periodontitis is left unchecked, your jaw bone will dissolve and your teeth will progressively loosen till they fall out.
http://www.saveyoursmile.com/healthygums/overview.html


Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas.
Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental.
Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
http://www.colgate.com.br/fase2/quaisosestagiosdagengivite.h...


--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2004-10-13 14:56:03 GMT)
--------------------------------------------------

Tipos de Manifestação

A periodontite de progressão lenta tem como características: A inflamação gengival, FORMAÇÃO DE BOLSA e perda óssea. Especialistas explicam que, em alguns casos, pode ocorrer mobilidade do dente e, até, em casos extremos, a migração. Regularmente, ela atinge a maioria dos dentes.

Outro tipo de manifestação é a periodontite de progressão rápida, que pode ocorrer em pacientes desde a puberdade, até a idade adulta. O Dr. Rubio explica que pode ocorrer a formação de BOLSAS MUITO PROFUNDAS e perda óssea rápida.


http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3957&Ret...
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4bolsa gengival (profunda ou não)
María Leonor Acevedo-Miranda
5 +2bolsa (periodontal) profundaSormane Fitzgerald Gomes
4bolsa periodontal
Montello
3profundidade da bolsa periodontal
Paulo Celestino Guimaraes


  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bolsa periodontal


Explanation:
"Curetagem: A remoção de tecido danificado ou doente de dentro de uma
bolsa periodontal."

http://www.oralb.com/br/higiene/glossario.htm


Montello
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
bolsa gengival (profunda ou não)


Explanation:
Tem a ver com gengivite e periodontose

If left unchecked, gingivitis may progress to periodontitis. Often painless, periodontitis occurs when bacterial infection of the gums spreads down along the tooth to its root. When this happens, your gums will pull away from the affected tooth, causing a deep pocket to form. Your dentist can check your pocket depth with a painless probe to see if you have or have had gum disease. If periodontitis is left unchecked, your jaw bone will dissolve and your teeth will progressively loosen till they fall out.
http://www.saveyoursmile.com/healthygums/overview.html


Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas.
Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental.
Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
http://www.colgate.com.br/fase2/quaisosestagiosdagengivite.h...


--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2004-10-13 14:56:03 GMT)
--------------------------------------------------

Tipos de Manifestação

A periodontite de progressão lenta tem como características: A inflamação gengival, FORMAÇÃO DE BOLSA e perda óssea. Especialistas explicam que, em alguns casos, pode ocorrer mobilidade do dente e, até, em casos extremos, a migração. Regularmente, ela atinge a maioria dos dentes.

Outro tipo de manifestação é a periodontite de progressão rápida, que pode ocorrer em pacientes desde a puberdade, até a idade adulta. O Dr. Rubio explica que pode ocorrer a formação de BOLSAS MUITO PROFUNDAS e perda óssea rápida.


http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3957&Ret...

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira
7 mins
  -> Obrigada Mariana, mas são pérolas.....Um grande beijinho

agree  Cristina Santos
4 hrs
  -> Gracias Cristina

agree  Sonia Heidemann
5 hrs

agree  Teresa Domingos
1 day18 hrs

56 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
bolsa (periodontal) profunda


Explanation:
Short for 'Deep Periodontal Pocket'.

bolsa periodontal rasa e profunda. ... on probing, calculus, shallow and deep pockets ...o aprofundamento excessivo na bolsa periodontal. ...
www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0034-89101999000200007 - 30k

... gengival localizado entre os incisivos central e lateral superiores esquerdos (Figura
1). A sondagem identificou bolsa periodontal profunda associada à ...
www.apcd.org.br/Biblioteca/Revista/2002/nov_dez/437.asp - 22k

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2004-10-13 15:30:45 GMT)
--------------------------------------------------

PERIODONTIA -
... da condição periodontal: a. presença ou ausência de sangra-mento gengival; b. cálculo ...9,4% com bolsa superficial e 4,7% com bolsa profunda (Pinto, 1993). ...
www.cromg.org.br/pub/revista/art/odontosoc.htm - 42k

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
1 hr

agree  Ana Rita Santiago
2 days4 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
profundidade da bolsa periodontal


Explanation:
Não nenhuma relação entre a perda de dentes e a profundidade da bolsa periodontal.

[PDF] AVALIAÇÃO PERIODONTAL SIMPLIFICADA (PSR) EM PACIENTES INDICADOS ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... ea maior causa da perda de dentes na população ... As mudanças observadas na doença
periodontal vão desde ... até a formação de bolsa periodontal com severa ...
www.fob.usp.br/revista/conteudos/ Revistas%20em%20PDF/2002/Rev2002-2%20-%20PDF/08.PDF

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs 13 mins (2004-10-14 00:44:00 GMT)
--------------------------------------------------

Retificando: Não HÁ nenhuma relação entre a perda de dentes e a profundidade da bolsa periodontal.


Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: Não HÁ/EXISTE nenhuma relação....etc etc, não? um abraço
3 hrs
  -> sim faltou o verbo haver, falha minha , obrigado pela lembrança, um abraço Leonor