ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

screening test

Portuguese translation: teste de triagem

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:screening test
Portuguese translation:teste de triagem
Entered by: Rafa Lombardino

15:56 Mar 9, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care
English term or phrase: screening test
It is a test by which it can be determined within short time and with comparably little effort whether unwanted substances, spoilage microorganisms or pathogens are present in the examined substrate. Screening tests generally give only qualitative or semi-quantitative results which then have to be quantified by a more accurate method to prove that residues or spoilage microorganisms exceed the limit or to substantiate the presence of pathogens like Salmonella or the BSE agent.
Tiago Paolini
teste de triagem
Explanation:
A expressão geral para "screening test" é TESTE DE TRIAGEM.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2006-03-09 16:08:58 GMT)
--------------------------------------------------

Revista de Sa de P blica - Seroprevalence of anti-hepatitis C ...
A análise estatística dos resultados obtidos no teste de triagem não demonstrou associação da positividade com as diferentes faixas etárias do sexo ...
www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102002000400004&scr...

Doutorgate - Saúde e Qualidade de Vida - Infecção pelo vírus HTLV
Como ocorre em relação a outros vírus, um teste de triagem (exame de sangue) ... Se um teste de triagem for negativo, o indivíduo testado não estará ...
www.drgate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id...

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial ...
O teste de triagem foi considerado positivo quando a amostra apresentava halo ... Todas as amostras que apresentaram teste de triagem negativo de acordo com ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442003000400007&script...

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA APLICAÇÃO DO TESTE DE TRIAGEM DE ... monitores a utilizar o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Frankenburg et al. ...
www.ufmg.br/proex/arquivos/7Encontro/Saude67.pdf

Sociedade de Reumatologia - RJ / Boletim
A pesquisa do FAN se constitui, ainda hoje, em um teste de triagem e, como tal, possibilita dar início à investigação laboratorial da pesquisa de ...
www.reumatorj.com.br/boletim/boletim1.htm

Diagnóstico pré-natal: Opções de testes
Exclusividade: O GENE pode realizar em 2 dias um teste de triagem para trissomia 21 (Síndrome de Down), com a Citogenética Molecular. ...
www.gene.com.br/LaboratoriosGeneticos/DiagnosticoFetal/view...

Revista
Desde então, é obrigatória a realização do teste de triagem para o vírus nos bancos de sangue de todo o ... Já o teste de triagem do HTLV não chega aR$ 10. ...
www.revista.fapemig.br/materia.php?id=19
Selected response from:

Rafa Lombardino
United States
Grading comment
Obrigado ;)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6teste de triagem
Rafa Lombardino
4 +5teste de despistagem
oxygen4u


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
teste de despistagem


Explanation:
:)

oxygen4u
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
12 mins
  -> Obrigada! :)

neutral  Rafa Lombardino: Compreendo que para Portugal estaria correto, mas "despistagem" para o Brasil é "fazer perder a pista, desnortear, iludir, dissimular". O termo correto aqui seria "triagem", que representa "separação, classificação".
12 mins
  -> Pode ser mais uma das habituais diferenças entre pt-pt e pt-br... :)

agree  André Fernandes
18 mins
  -> Obrigada! :)

agree  Joao Vieira: Sem dúvida para portugal. Triagem é uma primeira apreciação feita ao doente para depois o encaminhar para o serviço adequado (método de Manchester)
46 mins
  -> Obrigada! :)

agree  amatos amatos
59 mins
  -> Obrigada! :)

agree  Pedro Oliveira
1 hr
  -> Obrigada, Pedro! :)

neutral  Andreia Pedro: Mas eu diria "rastreio". Boa sorte
14 days
  -> Obrigada!

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
teste de triagem


Explanation:
A expressão geral para "screening test" é TESTE DE TRIAGEM.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2006-03-09 16:08:58 GMT)
--------------------------------------------------

Revista de Sa de P blica - Seroprevalence of anti-hepatitis C ...
A análise estatística dos resultados obtidos no teste de triagem não demonstrou associação da positividade com as diferentes faixas etárias do sexo ...
www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102002000400004&scr...

Doutorgate - Saúde e Qualidade de Vida - Infecção pelo vírus HTLV
Como ocorre em relação a outros vírus, um teste de triagem (exame de sangue) ... Se um teste de triagem for negativo, o indivíduo testado não estará ...
www.drgate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id...

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial ...
O teste de triagem foi considerado positivo quando a amostra apresentava halo ... Todas as amostras que apresentaram teste de triagem negativo de acordo com ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442003000400007&script...

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA APLICAÇÃO DO TESTE DE TRIAGEM DE ... monitores a utilizar o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Frankenburg et al. ...
www.ufmg.br/proex/arquivos/7Encontro/Saude67.pdf

Sociedade de Reumatologia - RJ / Boletim
A pesquisa do FAN se constitui, ainda hoje, em um teste de triagem e, como tal, possibilita dar início à investigação laboratorial da pesquisa de ...
www.reumatorj.com.br/boletim/boletim1.htm

Diagnóstico pré-natal: Opções de testes
Exclusividade: O GENE pode realizar em 2 dias um teste de triagem para trissomia 21 (Síndrome de Down), com a Citogenética Molecular. ...
www.gene.com.br/LaboratoriosGeneticos/DiagnosticoFetal/view...

Revista
Desde então, é obrigatória a realização do teste de triagem para o vírus nos bancos de sangue de todo o ... Já o teste de triagem do HTLV não chega aR$ 10. ...
www.revista.fapemig.br/materia.php?id=19

Rafa Lombardino
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado ;)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rosemary Polato
39 mins
  -> Obrigada

agree  Marco Schaumloeffel
49 mins
  -> Obrigada

agree  Kathleen Goldsmith
2 hrs
  -> Obrigada

agree  Carlos Angelo
2 hrs
  -> Obrigada

agree  Roberto Cavalcanti
4 hrs
  -> Obrigada

agree  T o b i a s
2762 days