ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

gate theory

Portuguese translation: Teoria do Portão para oControle da Dor” (Gate Control Theory of Pain),

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gate theory
Portuguese translation:Teoria do Portão para oControle da Dor” (Gate Control Theory of Pain),
Entered by: Carla Guerreiro

18:03 Sep 22, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / supressão da dor
English term or phrase: gate theory
é um termo utilizado para falar da terapia de supressão da dor.
Carla Guerreiro
France
Teoria do Portão para oControle da Dor” (Gate Control Theory of Pain),
Explanation:
..

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-09-22 18:11:49 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] destaque 14.inddFile Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
periférico, inibindo ou bloqueando a sensação de dor. A tecnologia é inspirada na “Teoria do Portão para o. Controle da Dor” (Gate Control Theory of Pain), ...
www.medtronicbrasil.com.br/BR/images/abr07.pdf - Similar pages

Avaliação Psicológica - Diagnóstico de aspectos emocionais ...- [ Translate this page ]Segundo a IASP (International Association for the Study of Pain), a dor é uma ... através da construção da Teoria do Portal (Gate Control), a importância da ...
pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000100004&lng=pt&nrm=is - 34k - Cached - Similar pages


--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2007-09-22 18:17:01 GMT)
--------------------------------------------------

OR

Teoria Do Portal
Selected response from:

liz askew
United Kingdom
Grading comment
Obrigada, Liz
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3Teoria do Portão para oControle da Dor” (Gate Control Theory of Pain),liz askew
4teoria do portão de controlo da dor
Ana Almeida


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
Teoria do Portão para oControle da Dor” (Gate Control Theory of Pain),


Explanation:
..

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-09-22 18:11:49 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] destaque 14.inddFile Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
periférico, inibindo ou bloqueando a sensação de dor. A tecnologia é inspirada na “Teoria do Portão para o. Controle da Dor” (Gate Control Theory of Pain), ...
www.medtronicbrasil.com.br/BR/images/abr07.pdf - Similar pages

Avaliação Psicológica - Diagnóstico de aspectos emocionais ...- [ Translate this page ]Segundo a IASP (International Association for the Study of Pain), a dor é uma ... através da construção da Teoria do Portal (Gate Control), a importância da ...
pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000100004&lng=pt&nrm=is - 34k - Cached - Similar pages


--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2007-09-22 18:17:01 GMT)
--------------------------------------------------

OR

Teoria Do Portal

liz askew
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24
Grading comment
Obrigada, Liz

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
1 hr
  -> Thank you!

agree  Humberto Ribas
4 hrs
  -> Thank you!

agree  Carlos Soares
1 day1 hr

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
teoria do portão de controlo da dor


Explanation:
Parece não haver unanimidade na designação desta teoria em português.
Vi referências a portão, porta, portal, mas os documentos que cito parecem-me ser de uma origem fiável:

http://www.isave.edu.pt/pdfp/SER SAUDE 2 P.pdf

"Os 3 tipos de fibras A, C e A gama alcançam o corno posterior da medula espinal e a este nível, mais precisamente ao meio do corno dorsal, sobre o lado V de Rexed, onde se produz a modulação da Teoria do "Gate Control" (Teoria do Portão) de R. Melzack e P. Wall (1965) para a eliminação da dor. "
http://pagina.netc.pt/~mz18407a/Anatomia & Fisiologia/a_dor_...


Ana Almeida
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8