KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

sickle cell disease

Portuguese translation: Anemia Falciforme


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sickle cell disease
Portuguese translation:Anemia Falciforme
Entered by: Silvia Pereira Duarte

10:55 May 24, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: sickle cell disease
Numa texto sobre medicina, aparece-me o termo "sickle cell disease". A minha dúvida é se o mais correcto é traduzir como "anemia falciforme" ou "drepanocitose".

Sickle cell disease (SCD) is an inherited blood disorder that affects millions of people throughout the world. It causes many red blood cells to change their shape and become rigid...
Silvia Pereira Duarte
Portugal
Anemia Falciforme
Explanation:
Anis -
... Falciforme / Sickle Cell Anaemia, Liberdade de Cátedra/Academic Freedom ... Anemia Falciforme/Sickle Cell Anaemia Confraria Amigos da ANIS/ANIS's ...
www.anis.org.br/cadastre_se/cadastre_se.cfm

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2005-05-24 11:07:15 GMT)
--------------------------------------------------

Results 1 - 30 of about 14,600 Portuguese pages for \"Anemia Falciforme\"

Anemia Falciforme - Um Problema Nosso
Anemia falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos, e altera os glóbulos vermelhos.
www.acampe.com.br/anemia/

Doenças Hematológicas e Relacionadas - ANEMIA FALCIFORME
Hemonline traz até você Informações na área da Hematologia e Hemoterapia, através de textos, imagens e artigos médicos. Apresenta um Glossário com termos ...
www.hemonline.com.br/ppfalciforme.htm

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2005-05-24 11:10:14 GMT)
--------------------------------------------------

Results 1 - 30 of about 260 Portuguese pages for \"drepanocitose\"

Observatório da Imigração - Estudo OI: \'\'Modificadores genéticos
... Modificadores genéticos da morbilidade na drepanocitose ... A Drepanocitose, ou Doença das Células Falciformes, é a doença genética hereditária mais ...
www.oi.acime.gov.pt/modules. php?name=News&file=print&sid=266

ORPHANET - Doenças raras - Medicamentos órfãos -
... Imprimir. DOENÇA : Anemia de células falciformes. Sinónimo(s) Drepanocitose. CID D57. Não há resumo disponível. Description détaillée de la maladie ...
www.orpha.net/consor/cgi-bin/ OC_Exp.php?Lng=PT&Expert=232
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos. Foi complicado escolher mas, embora os dois termos sejam sinónimos, este é o mais utilizado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4doença falciforme
Mariana Moreira
4 +3Anemia Falciforme
airmailrpl
5 +1anemia falciforme ou drepanocitose
Claudio Mazotti


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
doença falciforme


Explanation:
De acordo com o Stedman:

sickle cell disease - doença que resulta de eritrócitos faciformes anormais em reposta a uma diminuição da pressão parcial de oxigénio; inclui a anemia, crises causadas pela homólise ou oclusão vascular, úlceras crónicas de perna e deformidades ósseas, enfartes do osso ou do baço; a morte súbita ocorre em indivíduos com anemia falciforme ou doença falciforme.

Portanto inclui a anemia falciforme mas não se limita a ela:)



Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 726

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith
6 mins
  -> Obrigada, Kathleen

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
7 mins
  -> Obrigada, Sormane

agree  ahartje
11 mins
  -> Obrigada, ahartje

agree  Claudia Costa
14 mins
  -> Obrigada, Claudia

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
Anemia Falciforme


Explanation:
Anis -
... Falciforme / Sickle Cell Anaemia, Liberdade de Cátedra/Academic Freedom ... Anemia Falciforme/Sickle Cell Anaemia Confraria Amigos da ANIS/ANIS's ...
www.anis.org.br/cadastre_se/cadastre_se.cfm

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2005-05-24 11:07:15 GMT)
--------------------------------------------------

Results 1 - 30 of about 14,600 Portuguese pages for \"Anemia Falciforme\"

Anemia Falciforme - Um Problema Nosso
Anemia falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos, e altera os glóbulos vermelhos.
www.acampe.com.br/anemia/

Doenças Hematológicas e Relacionadas - ANEMIA FALCIFORME
Hemonline traz até você Informações na área da Hematologia e Hemoterapia, através de textos, imagens e artigos médicos. Apresenta um Glossário com termos ...
www.hemonline.com.br/ppfalciforme.htm

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2005-05-24 11:10:14 GMT)
--------------------------------------------------

Results 1 - 30 of about 260 Portuguese pages for \"drepanocitose\"

Observatório da Imigração - Estudo OI: \'\'Modificadores genéticos
... Modificadores genéticos da morbilidade na drepanocitose ... A Drepanocitose, ou Doença das Células Falciformes, é a doença genética hereditária mais ...
www.oi.acime.gov.pt/modules. php?name=News&file=print&sid=266

ORPHANET - Doenças raras - Medicamentos órfãos -
... Imprimir. DOENÇA : Anemia de células falciformes. Sinónimo(s) Drepanocitose. CID D57. Não há resumo disponível. Description détaillée de la maladie ...
www.orpha.net/consor/cgi-bin/ OC_Exp.php?Lng=PT&Expert=232

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234
Grading comment
Obrigada a todos. Foi complicado escolher mas, embora os dois termos sejam sinónimos, este é o mais utilizado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ana claudia jorge: esta é a forma mais comum, também se diz drepanocitose, an. das células falciformes, anemia africana, etc. Qualquer uma está correcta. Estou a leccionar uma discip. de ciências bioméd. em trad. e surgiu o termo, tendo sido identificados sinónimos
2 mins
  -> agradeço

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: Na verdade (nao sei em PT-PT) pode ser os tres: anemia falciforme, doenca falciforme e drepanocitose.
9 mins
  -> agradeço

agree  Claudia Costa
17 mins
  -> agradeço

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
anemia falciforme ou drepanocitose


Explanation:
A primeira referêcia elucida bem a sua dúvida...

- O termo doença falciforme define um grupo de doenças nas quais pelo menos uma das hemoglobinas é a hemoglobina S. A forma mais freqüente e também a mais grave, é a homozigótica que é denominada Anemia Falciforme ou Drepanocitose (Hb SS) e ocorre quando a criança herda de ambos os pais o gene S.
www.medicina.ufmg.br/nupad/ triagem/falciformeconceito.htm

... sendo 171 com Anemia Falciforme, 36 com Doença Falciforme tipo SC e 12 com
... MM – Death patterns in sickle cell disease from a stell city – JAPI, vol. ...
www.hemonline.com.br/fdiagtardio.htm

... Hydroxyurea in sickle cell disease patients in Recife, Brazil ... O uso da
hidroxiur nos protocolos de tratamento da anemia falciforme (AF) teve seu ...
www.scielo.br/ scielo.php?pid=S1516-84842004000300008&script=sci_arttext&tlng=pt

... of sickle cell disease and is responsible for 25% of the deaths. ...
Anemia falciforme. Diagnóstico. Key words ¾ Pneumonia. Sickle cell anemia. ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-35862002000400009

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 512

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: -
4 hrs
  -> obrigado!!!