KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

sickle cell anaemia, 'sickling'

Portuguese translation: anemia falciforme, falciformação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sickle cell anaemia, 'sickling'
Portuguese translation:anemia falciforme, falciformação
Entered by: angloluso

12:17 Jul 18, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / haemoglobinopathy
English term or phrase: sickle cell anaemia, 'sickling'
Don't normally translate medical texts, but as part of my medical degree I have to see an Angolan couple, and discuss the possibility of their children having this disorder. Would appreciate knowing it, just in case I have to help to try and explain in Portuguese.
angloluso
anemia falciforme, falciformação
Explanation:
Anemia falciforme é a doença -- mutação da da cadeia beta da hemoglobina etc etc. Como és estudante de medicina, certamente sabes.

'Sickling' é o processo da célula adquirir forma de foice ('sickle'). Em português -- de Portugal ou do Brasil -- é falciformação.

Se entrares com falciformação no google, aparecerão várias ocorrências.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-07-18 13:54:00 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Afoiçamento\" is a synonym. Both \"falciformação\" and \"afoiçamento\" mean \"assuming the configuration of a sickle\" (latin falx); ie, the change in conformation of the erythrocytes.

A possible translation for \"sickling with infarction\" could be \"crise falcêmica com infarto\". Would be nice to have more context there.
Selected response from:

Paulo César Mendes MD, CT
United States
Grading comment
Muito obrigado. Nao consegui compreender a diferenca entre estas duas palavras e o senhor confirmou o que pensei: que sao sinonimos, por isso que vou com a sua resposta. Tambem, como medico, e provavel que voce use estas frases com regularidade. Muito obrigado a todos pela ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2anemia falciforme, falciformação
Paulo César Mendes MD, CT
5anemia falciformeBRUK
5Anemia Falciforme/ falsização (das hemáceas)
Claudio Mazotti
4anemia das células falciformesAntónio Ribeiro
4anemia falciformexxxMarcia Hein


Discussion entries: 2





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
anemia falciforme


Explanation:
disease name: sickle cell anemia = anemia falciforme
Usual anemia to africans where the hemoglobine has the sickle shape ,the person with this anemia has problems to development , or respiratory depending of the grade.

anemia falciforme, ocorre normalmente em pessoas afro descendentes, a celula adquire o formato de um foice , dai o nome "falciforme (sickle). Normalmente individuos diagnosticados com esta doenca desenvolvem problemas de desenvolvimento ou respiratorios dependendo do grau da anemia.

BRUK
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
anemia falciforme


Explanation:
Anemia falciforme, uma anomalia das células de hemoglobina. Encontrei alguns artigos que podem ser de interesse.
Apesar de se referir ao Brasil, traz informações sobre a doença e seu caráter genético.
Espero que posso ajudar.


--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2005-07-18 12:28:21 GMT)
--------------------------------------------------

espero que possa ajudar


    Reference: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2003000600020&...
    Reference: http://www.sicklecellsociety.org/education/sicklecell.htm
xxxMarcia Hein
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
anemia das células falciformes


Explanation:
Crioestaminal - Saúde e Tecnologia, SA.
No futuro, a expursão (eliminação) das células doentes que possam estar a contaminar a
... Talassémia (anemia de Cooley) • Anemia das células falciformes ...
www.crioestaminal.pt/doencas.htm

Departamento de Genética da FCM da Universidade Nova de Lisboa ...
... antioxidantes em três doenças genéticas humanas, nomeadamente a polipose
adenomatosa familiar, o síndroma de Down ea anemia das células falciformes. ...
www.fcm.unl.pt/departamentos/ genetica/infop/tesesp/t9.html

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2005-07-18 12:33:43 GMT)
--------------------------------------------------

Falciformação

[PDF] Hipernatremia: uma revisão
Format File: PDF/Adobe Acrobat - Tampilkan sebagai HTML
... A baixa pressão de oxigénio ea alta osmolaridade na medula renal favorecem a
falciformação dos glóbulos vermelhos nos vasa recta, impedindo o normal ...
www.spmi.pt/revista/vol09_n2_2002/ v09_n2_hipernatremia.pdf

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Anemia Falciforme/ falsização (das hemáceas)


Explanation:
Anemia Falciforme/Sickle Cell Anaemia Confraria Amigos da ANIS/ANIS's Friends Association Implicações Sociais e Éticas do Projeto Genoma Humano (ISE)/Social ...
www.anis.org.br/cadastre_se/cadastre_se.cfm

de de origem evoluindo com crise de falcização. Como con- ... evolving with
sickling crisis and was transfused with red cells ...
www.scielo.br/pdf/rba/v55n3/v55n3a10.pdf

... Em determinadas situações, estas moléculas podem sofrer polimerização, com falcização
das hemácias, ocasionando encurtamento da vida média dos ...
www.anvs.com.br/sangue/ p_hemoglobinopatia/diagnostico.pdf

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 512

30 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
anemia falciforme, falciformação


Explanation:
Anemia falciforme é a doença -- mutação da da cadeia beta da hemoglobina etc etc. Como és estudante de medicina, certamente sabes.

'Sickling' é o processo da célula adquirir forma de foice ('sickle'). Em português -- de Portugal ou do Brasil -- é falciformação.

Se entrares com falciformação no google, aparecerão várias ocorrências.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-07-18 13:54:00 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Afoiçamento\" is a synonym. Both \"falciformação\" and \"afoiçamento\" mean \"assuming the configuration of a sickle\" (latin falx); ie, the change in conformation of the erythrocytes.

A possible translation for \"sickling with infarction\" could be \"crise falcêmica com infarto\". Would be nice to have more context there.

Paulo César Mendes MD, CT
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84
Grading comment
Muito obrigado. Nao consegui compreender a diferenca entre estas duas palavras e o senhor confirmou o que pensei: que sao sinonimos, por isso que vou com a sua resposta. Tambem, como medico, e provavel que voce use estas frases com regularidade. Muito obrigado a todos pela ajuda.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Aguinaldo Campos
1 hr

agree  Lilian Jimenez-Ramsey: Outra expressão de falciformação é "afoiçamento" das hemácias.
1 hr




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
PRO (3): BRUK, António Ribeiro, Claudio Mazotti