KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

pan, gutkha, supari

Portuguese translation: pan/gutkha/supari (preparados de mascar feitos com partes da palmeira betel)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pan/gutkha/supari
Portuguese translation:pan/gutkha/supari (preparados de mascar feitos com partes da palmeira betel)
Entered by: Marco Schaumloeffel

01:12 Feb 21, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: pan, gutkha, supari
Do you chew tobacco, pan, use gutkha or supari?
How many times per day?

Thank you
xxxVanussa
pan, gutkha e supari (preparados de mascar feitos com partes da palmeira betel)
Explanation:
todos estes 3 produtos indianos vêm da palmeira chamada "Betel" e penso que nao há equivalentes em PT. Sugiro deixar os nomes originais com explicacoes entre parênteses. Vejas as referências:
dos frutos
http://www.answers.com/supari
das folhas e dos frutos
http://www.answers.com/pan
do fruto, acrescido de tabaco e essências
http://www.answers.com/gutkha
Palmeira Betel
Areca catechu, Palmeira Betel, Areca catechu Nome Comum: Palmeira Betel Origem: Malásia Altura da planta adulta: 10 - 15 metros Crescimento: Moderado ...
www.brasilfancy.com.br/plant/1001
Selected response from:

Marco Schaumloeffel
Grading comment
Muito obrigada aos dois
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2pan, gutkha e supari (preparados de mascar feitos com partes da palmeira betel)Marco Schaumloeffel
4mastiga (ou consome) pan, gutkha, supari
Lu?s Mora


  

Answers


38 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
pan, gutkha e supari (preparados de mascar feitos com partes da palmeira betel)


Explanation:
todos estes 3 produtos indianos vêm da palmeira chamada "Betel" e penso que nao há equivalentes em PT. Sugiro deixar os nomes originais com explicacoes entre parênteses. Vejas as referências:
dos frutos
http://www.answers.com/supari
das folhas e dos frutos
http://www.answers.com/pan
do fruto, acrescido de tabaco e essências
http://www.answers.com/gutkha
Palmeira Betel
Areca catechu, Palmeira Betel, Areca catechu Nome Comum: Palmeira Betel Origem: Malásia Altura da planta adulta: 10 - 15 metros Crescimento: Moderado ...
www.brasilfancy.com.br/plant/1001

Marco Schaumloeffel
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 18
Grading comment
Muito obrigada aos dois

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  AnaCarla: boa explicacao
2 hrs

agree  Claudio Mazotti
11 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mastiga (ou consome) pan, gutkha, supari


Explanation:
PT-PT

Mastiga (ou consome) pan, gutkha ou supari?
Quantas vezes por dia?

Como não especificado, deixe assim.
Atenção: Há pan bahare e pan masala.


--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2006-02-21 11:47:27 GMT)
--------------------------------------------------

SUPARI: ARECA
Areca é um género de palmeiras da Ásia e África oriental com cerca de 50 espécies conhecidas. A espécie mais importante é a Areca catechu ou Palmeira de betel, cuja semente - a noz de betel, noz de Areca ou pinang - é muito consumida nessas regiões como estimulante.

Gutkha (also spelled guttkha and guthka)

SUPARI: OU noz de Areca

Lu?s Mora
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese