KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

charges

Portuguese translation: taxas (moderadoras)


15:10 Feb 22, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general)
English term or phrase: charges
You can book an appointment to see the dentist.
Normal NHS charges apply.

PT European thank you
Edward
Portuguese translation:taxas (moderadoras)
Explanation:
Refere-se às taxas normais do Serviço Nacional de Saúde.

Em Portugal no serviço público de saúde, excepto alguns casos de isenção, os utentes têm de pagar uma "taxa moderadora".

--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2006-02-22 15:12:41 GMT)
--------------------------------------------------

TAXA MODERADORA. Portaria n.º 103/2004 de 23 de Janeiro. A Portaria n.º 985/2003, de 13 de Setembro, que fixou o valor das taxas moderadoras ao abrigo do ...
www.snripd.pt/bibliopac/diplomas/PT_103_2004.htm
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +9taxas (moderadoras)
Mariana Moreira
4 +2preços
Deolindo
5encargosTeresa Martins


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +9
taxas (moderadoras)


Explanation:
Refere-se às taxas normais do Serviço Nacional de Saúde.

Em Portugal no serviço público de saúde, excepto alguns casos de isenção, os utentes têm de pagar uma "taxa moderadora".

--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2006-02-22 15:12:41 GMT)
--------------------------------------------------

TAXA MODERADORA. Portaria n.º 103/2004 de 23 de Janeiro. A Portaria n.º 985/2003, de 13 de Setembro, que fixou o valor das taxas moderadoras ao abrigo do ...
www.snripd.pt/bibliopac/diplomas/PT_103_2004.htm

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 726
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  André Fernandes
0 min
  -> Obrigada, Andremf

agree  Beta Cummins: "Taxas", para PT-BR.
20 mins
  -> Obrigada, Beta

agree  Jorge Freire
34 mins
  -> Obrigada, Jorge

agree  Claudio Mazotti
35 mins
  -> Obrigada, Klausin

agree  Teresa Martins
1 hr
  -> Obrigada, Teresa

agree  Marco Schaumloeffel
1 hr
  -> Obrigada, Marco

agree  xxxtagl
2 hrs
  -> Obrigada, Tiago

agree  Kathleen Goldsmith
19 hrs
  -> Obrigada, Kathleen

agree  Andreia Pedro
29 days
  -> Obrigada, Andreia

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
preços


Explanation:
Outra sugestão, por oposição a "NHS tax"

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2006-02-22 15:26:04 GMT)
--------------------------------------------------

preços de referência estabelecidos pelo Serviço Nacional de Saúde.

Deolindo
Angola
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  AnaCarla
5 hrs
  -> Obrigado, Ana!

agree  Roberto Cavalcanti
7 hrs
  -> Obrigado, Roberto!

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
encargos


Explanation:
É um outro género de denominação para taxas, ou preços. Talvez se adeque.

Teresa Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8