KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

‘Pinched’ nerve

Portuguese translation: nervo comprimido


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:‘Pinched’ nerve
Portuguese translation:nervo comprimido
Entered by: rhandler

12:34 Feb 19, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: ‘Pinched’ nerve
Nerve impingement pathology:

The two nerves most commonly impinged in the lower back are L5 and S1.

• ‘Pinched’ nerve at L5. The L5 nerve supplies the nerves to the muscles that raise the foot and big toe, and consequently, impingement of this nerve may lead to weakness in these muscles. Numbness for L5 runs over the top of the foot

• ‘Pinched’ nerve at S1. Impingement of the S1 nerve can lead to weakness with the large gastrocnemius muscle in the back of the calf, causing difficulty with foot push off.

Comprimido? Oprimido? Obrigada!
Gabriela Matias
Portugal
nervo comprimido
Explanation:
Sua hipótese está corretíssima, veja como se expressam os especialistas:

World Gate - FisioWeb
Trevor-Jones (1964) encontraram este nervo comprimido por osteófitos da articulação C2/C3 em três pacientes com cefaléias grave. ...
www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/raize...

Lincx - Serviços de Saúde - Reconhecendo os sintomas
Nervo Comprimido - Ás vezes, uma pressão nos nervos das costas ou do pescoço pode causar uma dor que se irradia pelo braço ou por todo o peito. ...
www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/prevencao/reconhecendo_sin...

Quiropraxia da Coluna Vertebral
Técnica manual do ajustador mecânico (liberar o nervo comprimido mexendo os ossos e aplicando a maça quiropractica) COORDENAÇÃO GERAL: ...
www.terapiascomarte.com.br/programacao.php

Cirurgia coluna lombar Exercicio para dor região lombar Clínica ...
Uma vez localizado nervo comprimido, pode-se determinar a intensidade dessa ... A partir daí podem ser vistos tanto o nervo comprimido quanto a cauda eqüina ...
www.vertebrata.com.br/tratamento_coluna_lombar.php


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-02-19 14:02:35 GMT)
--------------------------------------------------

Minha pesquisa indica que "pinched nerve" e "compressed nerve" são expressões sinônimas, veja:

Pinched Nerve - What Are Pinched Nerves?Sources: A.D.A.M, NINDS Pinched Nerve Information Page. Also Known As: trapped nerve, nerve entrapment, nerve compression, compressed nerve, twisted nerve, ...
http://arthritis.about.com/od/arthritisbyanatomy/g/pinchedne...


Pinched Nerve
Honest & Understandable Info on a Pinched Nerve written by a back pain sufferer. ... Regardless of the cause of your compressed nerve pain, ...
www.cure-back-pain.org/pinched-nerve.html


As estatísticas, em português, favorecem a expressão "nervo comprimido", veja:

46 Portuguese pages for "nervo pinçado".
87 Portuguese pages for "nervo comprimido".

Selected response from:

rhandler
Grading comment
Apesar de compreender os argumentos dos colegas que defendem a hipótese nervo pinçado, a verdade é que neste texto específico me parece que esta é a melhor opção. Para além disso, não encontrei ocorrências nas páginas de Portugal em PT-PT para nervo pinçado, apenas para nervo comprimido. De qq forma, obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5nervo comprimidorhandler
5 +3nervo pinçado
Alvaro Neder, Ph.D.
4---
Alvaro Neder, Ph.D.


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
‘pinched’ nerve
nervo pinçado


Explanation:
assim mesmo, sem aspas... estabelecido em uso técnico.

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-02-19 12:39:19 GMT)
--------------------------------------------------

ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
http://www.boneandjointdecade.org/ViewDocument.aspx?ContId=9...
do nervo pinçado. A lâmina é removida inteiramente. da vértebra afetada. Em alguns casos a laminectomia. envolve duas ou mais vértebras

Alvaro Neder, Ph.D.
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Heloísa Ferdinandt: Isso mesmo. Palavra de quem conhece :-(
3 hrs
  -> grato, Heloísa! no doubt... ; )

agree  airmailrpl: -
3 hrs
  -> obrigado, airmailrpl!

agree  Thais Maria Lips
5 hrs
  -> obrigado, Thais!

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
‘pinched’ nerve
nervo comprimido


Explanation:
Sua hipótese está corretíssima, veja como se expressam os especialistas:

World Gate - FisioWeb
Trevor-Jones (1964) encontraram este nervo comprimido por osteófitos da articulação C2/C3 em três pacientes com cefaléias grave. ...
www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/raize...

Lincx - Serviços de Saúde - Reconhecendo os sintomas
Nervo Comprimido - Ás vezes, uma pressão nos nervos das costas ou do pescoço pode causar uma dor que se irradia pelo braço ou por todo o peito. ...
www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/prevencao/reconhecendo_sin...

Quiropraxia da Coluna Vertebral
Técnica manual do ajustador mecânico (liberar o nervo comprimido mexendo os ossos e aplicando a maça quiropractica) COORDENAÇÃO GERAL: ...
www.terapiascomarte.com.br/programacao.php

Cirurgia coluna lombar Exercicio para dor região lombar Clínica ...
Uma vez localizado nervo comprimido, pode-se determinar a intensidade dessa ... A partir daí podem ser vistos tanto o nervo comprimido quanto a cauda eqüina ...
www.vertebrata.com.br/tratamento_coluna_lombar.php


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-02-19 14:02:35 GMT)
--------------------------------------------------

Minha pesquisa indica que "pinched nerve" e "compressed nerve" são expressões sinônimas, veja:

Pinched Nerve - What Are Pinched Nerves?Sources: A.D.A.M, NINDS Pinched Nerve Information Page. Also Known As: trapped nerve, nerve entrapment, nerve compression, compressed nerve, twisted nerve, ...
http://arthritis.about.com/od/arthritisbyanatomy/g/pinchedne...


Pinched Nerve
Honest & Understandable Info on a Pinched Nerve written by a back pain sufferer. ... Regardless of the cause of your compressed nerve pain, ...
www.cure-back-pain.org/pinched-nerve.html


As estatísticas, em português, favorecem a expressão "nervo comprimido", veja:

46 Portuguese pages for "nervo pinçado".
87 Portuguese pages for "nervo comprimido".



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Apesar de compreender os argumentos dos colegas que defendem a hipótese nervo pinçado, a verdade é que neste texto específico me parece que esta é a melhor opção. Para além disso, não encontrei ocorrências nas páginas de Portugal em PT-PT para nervo pinçado, apenas para nervo comprimido. De qq forma, obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Alvaro Neder, Ph.D.: rhandler, nervo pinçado (pinched) é uma coisa, comprimido (compressed) é outra... veja: "they do not comprehend the difference between a nerve being impinged AGAINST and one pinched BETWEEN two harder substances." http://www.meridianinstitute.com/eamt/
8 mins
  -> Não creio que seja assim. Veja a nota que acrescentei. A referência que você indica é muito interessante, do ponto de vista histórico, pois o artigo mais recente é de 1926, e uma grande parte é do Século XIX.

agree  Fernando Domeniconi
1 hr
  -> Obrigado, Fernando.

agree  Marta Marques
2 hrs
  -> Obrigado, Marta.

neutral  Heloísa Ferdinandt: Em todo pinçamento há compressão, mas nem toda compressão tem pinçamento. Compressão pode ser por causa de osso deslocado ou tecido inchado. Pinçamento ocorre entre tecidos rijos, entre disco e vértebra como na região lombar e geralmente requer cirurgia.
3 hrs
  -> Não é o que indicam as referências que apresentei. // Veja este site, da Mayo Clinic. As expressões são sinônimas em inglês: http://www.valleyhealth.com/Health_Library/mayo_catlinks.asp...

agree  Vepalm: Sem dúvida alguma
6 hrs
  -> Obrigado, Vepalm, também penso assim!

agree  Cristina Santos
7 hrs
  -> Obrigado, Cristina!

agree  Sonia Heidemann
9 hrs
  -> Obrigado, Sonia!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
‘pinched’ nerve
---


Explanation:
rhandler: that was fun : ) Ok, muita gente usa os dois termos indistintamente, mas em termos rigorosos pinched é específico para a condição (mais grave) do nervo pinçado entre duas estruturas, como ocorre na coluna entre o disco e o osso (mas tb entre o osso e um tumor, p.ex.), exatamente como disse o vovô Palmer em 1914. Em uma referência atualizada, do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, vemos essa diferença bem clara, entre uma condição menos grave, a compressão, e uma condição mais grave, o nervo pinçado:

Sciatica is a condition in which a herniated or ruptured disc presses on the sciatic nerve, the large nerve that extends down the spinal column to its exit point in the pelvis and carries nerve fibers to the leg. This compression causes shock-like or burning low back pain combined with pain through the buttocks and down one leg to below the knee, occasionally reaching the foot. In the most extreme cases, when the nerve is pinched between the disc and an adjacent bone, the symptoms involve not pain but numbness and some loss of motor control over the leg due to interruption of nerve signaling. The condition may also be caused by a tumor, cyst, metastatic disease, or degeneration of the sciatic nerve root.

http://www.ninds.nih.gov/disorders/backpain/detail_backpain....

Alvaro Neder, Ph.D.
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  rhandler: Você está driblando as regras, ao criar uma nova resposta, inexistente como tal, para não perder sua posição de topo das respostas. Isso o deixa com espaço ilimitado para debater, o que não é a intenção aqui. Pelo contexto apresentado, é nervo comprimid
22 mins