KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

panhypoproteinemia

Portuguese translation: pan-hipoproteinemia/hipoproteinemia generalizada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:panhypoproteinemia
Portuguese translation:pan-hipoproteinemia/hipoproteinemia generalizada
Entered by: Dora Matos

15:58 Mar 13, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: panhypoproteinemia
...accompanied by loss of globulin, resulting in panhypoproteinemia

Procuro o termo em PT-PT (que penso não seja panhipoproteinémia ou pan-hipoproteinémia).
Obrigada pela ajuda
mfs_trad
Portugal
hipoproteinemia generalizada
Explanation:
Penso que hipoproteinemia generalizada transmitea ideia de um baixo nível de todas as proteínas séricas.

Encontrei poucas referências a pan-hipoproteinemia e devo dizer que não acho nada mal. Afianl, se usamos pancitopenia, porque não usar este (ou panipoproteinemia, sem o h no meio)? :-)

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-03-13 16:10:08 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpem os erros! Leia-se "transmite a", "mas devo dizer", "afinal"...

--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2007-03-13 16:37:07 GMT)
--------------------------------------------------

Para mim, este também é um termo novo, por isso não estiver à vontade para usá-lo, pode sempre traduzir por "hipoproteinemia com/resultante de hipoglobulinemia e hipoalbuminemia", isto porque muitas vezes pode haver hipoproteinemia resultante apenas de hipoalbuminenia (maior fracção proteínas séricas) com valores normais de globulinas
http://www.endoclab.pt/analises/?file=analise&menu=102&cod=1...

--------------------------------------------------
Note added at 40 mins (2007-03-13 16:39:00 GMT)
--------------------------------------------------

isto hoje não está nada bem: leia-se sff hipoalbuminemia (devido à albumina constituir a maior fracção das proteínas séricas)
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
Mais uma vez obrigada Dora
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1hipoproteinemia generalizada
Dora Matos
5panhipoproteinemia
Marcia Gascon


Discussion entries: 2





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
hipoproteinemia generalizada


Explanation:
Penso que hipoproteinemia generalizada transmitea ideia de um baixo nível de todas as proteínas séricas.

Encontrei poucas referências a pan-hipoproteinemia e devo dizer que não acho nada mal. Afianl, se usamos pancitopenia, porque não usar este (ou panipoproteinemia, sem o h no meio)? :-)

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-03-13 16:10:08 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpem os erros! Leia-se "transmite a", "mas devo dizer", "afinal"...

--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2007-03-13 16:37:07 GMT)
--------------------------------------------------

Para mim, este também é um termo novo, por isso não estiver à vontade para usá-lo, pode sempre traduzir por "hipoproteinemia com/resultante de hipoglobulinemia e hipoalbuminemia", isto porque muitas vezes pode haver hipoproteinemia resultante apenas de hipoalbuminenia (maior fracção proteínas séricas) com valores normais de globulinas
http://www.endoclab.pt/analises/?file=analise&menu=102&cod=1...

--------------------------------------------------
Note added at 40 mins (2007-03-13 16:39:00 GMT)
--------------------------------------------------

isto hoje não está nada bem: leia-se sff hipoalbuminemia (devido à albumina constituir a maior fracção das proteínas séricas)

Dora Matos
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 231
Grading comment
Mais uma vez obrigada Dora

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcia Gascon: yes panhipoproteinemia
32 mins
  -> Obrigada, Marcia, mas acho que se deve usar com hífen ou então sem h. É verdade que é um termo novo, mas se for panhipoproteinemia perde-se o som de hipoproteinemia e passa a ser lido como "panhehipoproteinemia" (o som de manhã, ex.)

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
panhipoproteinemia


Explanation:
Cadmio este termo é novo tem em pt-br veja:

baixos teores de albumina e globulinas, característicos de panhipoproteinemia, os quais foram atribuídos à perda. protéica no intestino e à imunodepressão. ...
seberi.propesq.ufrgs.br/cdsalao2003/CA2003.pdf -

ou

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
das foram panhipoproteinemia, hiper-. colesterolemia e hiperfosfatemia, da-. dos também observados no presente. estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...
www.anclivepa-rs.com.br/anclivepa/artigos/alteracaes_hemato...

--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2007-03-13 16:46:51 GMT)
--------------------------------------------------

http://209.85.165.104/search?q=cache:pdVpwbm1NjUJ:www.ancliv...

--------------------------------------------------
Note added at 49 mins (2007-03-13 16:47:40 GMT)
--------------------------------------------------

espero que ajude ;)... bom trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 53 mins (2007-03-13 16:51:55 GMT)
--------------------------------------------------

em PT-PT não encontrei :(

Marcia Gascon
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 26
1 corroborated select project
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?
Notes to answerer
Asker: Mais uma vez obrigada Marcia