ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

genital shedding

Portuguese translation: descamação genital

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:genital shedding
Portuguese translation:descamação genital
Entered by: rhandler

02:06 May 17, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: genital shedding
"They recruited from a prospective cohort study of the effect of hormonal contraception and disease progression on HIV genital shedding among women with HIV."
jthompson
Brazil
descamação genital
Explanation:
Veja este exemplo, no mesmo contexto:

AidsPortugal - O herpes genital afecta a carga viral de VIH ...
No entanto, eles salientaram que o seu estudo tinha várias limitações, incluindo a não determinação da descamação genital pelo HSV-2, que eles supõem ...
www.aidsportugal.com/article.php?sid=7498
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3excreção/liberação/eliminação genital (do HIV)
Dora Matos
4 +2descamação genitalrhandler
4 +1esfoliação (escamação ou descamação) da mucosa genital
Luciana Vozza


Discussion entries: 4





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
descamação genital


Explanation:
Veja este exemplo, no mesmo contexto:

AidsPortugal - O herpes genital afecta a carga viral de VIH ...
No entanto, eles salientaram que o seu estudo tinha várias limitações, incluindo a não determinação da descamação genital pelo HSV-2, que eles supõem ...
www.aidsportugal.com/article.php?sid=7498


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susy Ordaz: Ouch!!!
6 hrs
  -> Obrigado, Suzy! Don't touch it!

agree  Denise Miranda: ughhhhh!
11 hrs
  -> Obrigado, Denise! Don't even look at it!

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
esfoliação (escamação ou descamação) da mucosa genital


Explanation:
http://users.ugent.be/~rvdstich/eugloss/multi064.html

bom trabalho...

--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2007-05-17 02:41:59 GMT)
--------------------------------------------------

Apenas como sugestão, pois precisaria confirmar com os médicos aos quais tenho acesso: "esfoliação genital decorrente o HIV em mulheres portadores de HIV".
Estou enlouquecida com um prazo aqui, mas pelo que pude pesquisar brevemente, a AIDS pode provocar esfoliação genital, assim como a psoríase, etc.

Espero que ajude...

Luciana Vozza
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  catarinawaraujo
7 hrs
  -> obrigada...

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
excreção/liberação/eliminação genital (do HIV)


Explanation:
Neste contexto, "shedding" refere-se à excreção do vírus por um organismo infectado, neste caso, por via genital. Não tem a ver com descamação/escamação da mucosa genital.

virus shedding
n.
Excretion of virus from the infected host by any route.
http://www.answers.com/topic/virus-shedding


Os resultados demonstraram que os padrões de liberação (shedding) do HIV ... Os níveis de RNA HIV genital do lavado ectocervicovaginal e das células do ...
www.hiv.org.br/internas_materia.asp?cod_secao=publicaclube&...

Excreção do vírus da imunodeficiência adquirida humana (HIV) em secreções cérvico-vaginas de mulheres com aids: quantificação e relação com carga viral ...
www.imt.usp.br/SITEVIROLOGIA/LINHAS DE PESQUISA.htm

Avaliação da excreção genital do HIV-1 em mulheres menopausadas e em idade fértil . Coinfecção pelo virus da hepatite C (HCV) e vírus linfotrópicos de ...
servicos.capes.gov.br/arquivos/avaliacao/estudos/dados/2005/33002010/016/2005_016_33002010068P3_Lin_Pesq.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-05-17 08:37:23 GMT)
--------------------------------------------------

Veja este excerto:

A theoretical concern exists that hormonal contraceptive use by HIV-infected women might increase genital tract shedding of HIV and thus potentially increase HIV transmission to uninfected sex partners.
http://66.102.9.104/search?q=cache:3nJQ75vsGBcJ:www.packard....

Dora Matos
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 231

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Catarina Maia: Concordo em absoluto! HIV shedding tem exactamente a ver com a libertação do vírus!
6 hrs
  -> Obrigada, Catarina!

agree  raynsagalvao: Raynsa Galvao
39 days
  -> Obrigada, Raynsa!

agree  Vitoria Ginja: Vim hoje aqui com a mesma dúvida do consulente, apesar de a questão já estar fechada, agradeço a sua óptima explicação, que muito me ajudou!
505 days
  -> Obrigada, Vitória. Ainda bem que pude ajudar. Cumps.