KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

red away/blue toward

Portuguese translation: vermelho afastamento/azul aproximação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:red away/blue toward
Portuguese translation:vermelho afastamento/azul aproximação
Entered by: Ana Paula Miraldo

18:45 Oct 25, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general) / ultrasound equipment
English term or phrase: red away/blue toward
A frase completa é:"Lets you view blood flow from a different perspective, e.g., red away (negative velocities) and blue toward (positive velocities)". Obrigada.
Ana Paula Miraldo
vermelho afastamento/azul aproximação
Explanation:
Estes termos referem-se à Ecografia Doppler (para medição da direcção e velocidade do fluxo sanguíneo) que utiliza o princípio do efeito Doppler (postulado dos anos 60 relativo à astronomia e que se baseia na forma como a freqüência das ondas de luz é observada no espectroscópio em função da velocidade relativa entre a fonte emissora e o receptor observador; foi criado o conceito de "desvio para o vermelho" ou "redshift" que permitiu, nessa altura, demonstrar que o universo está em expansão).

Na Eco Doppler há uma sonda ecográfica emite ondas as quais são depois reflectidas pelo sangue em movimento. O comprimento de onda observado é maior ou menor conforme o sangue se afaste ou se aproxime da sonda.

A questão do vermelho ou azul é apenas uma convenção, à luz do postulado de "desvio para o vermelho".
Selected response from:

liciniocraveiro
Grading comment
Obrigada a todos pela ajuda. Um abraço.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2vermelho afastamento/azul aproximaçãoliciniocraveiro
4 +1sangue venoso / sangue arterial
Heloísa Ferdinandt
4em direcao a (towards)/ em sentido contrario a (away)
Beta Cummins
3recessão do vermelho/progressão do azulCSimao


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
em direcao a (towards)/ em sentido contrario a (away)


Explanation:
em direcao ao fluxo sanguineo
contrario a direcao do fluxo sanguineo.

Boa sorte!

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2007-10-25 19:05:37 GMT)
--------------------------------------------------

Melhor dizendo: "em direcao contraria ao fluxo sanguineo".

Beta Cummins
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 39

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
sangue venoso / sangue arterial


Explanation:
(blue blood definition) "blood which is returning from the body to the heart and so pumped to the lungs, where it will pick up oxygen and become red blood"

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-10-25 20:06:23 GMT)
--------------------------------------------------

Sangue arterial é aquele rico em oxigênio, não confundir com sangue que corre nas artérias.
Sangue venoso é pobre em oxigênio.


    Reference: http://www.childrens-heart-fed.org.uk/resources/information_...
Heloísa Ferdinandt
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
1 hr
  -> Obrigada.

disagree  liciniocraveiro: não é este o contexto, além de que as definições de sangue azul/vermelho como venoso/arterial é apenas uma convenção didáctica para facilitar a aprendizagem. Não é uma designação cientifica.
1 hr
  -> Obrigada! De bom ou mau humor, de um jeito ou de outro, estamos sempre aprendendo.

agree  Claudio Gouveia: Os livros ditáticos e científicos representam graficamente o sangue arterial, que se afasta do coração, como vermelho, e aquele que retorna ao coração, sangue venoso, como azul.
5 hrs
  -> Obrigada.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
vermelho afastamento/azul aproximação


Explanation:
Estes termos referem-se à Ecografia Doppler (para medição da direcção e velocidade do fluxo sanguíneo) que utiliza o princípio do efeito Doppler (postulado dos anos 60 relativo à astronomia e que se baseia na forma como a freqüência das ondas de luz é observada no espectroscópio em função da velocidade relativa entre a fonte emissora e o receptor observador; foi criado o conceito de "desvio para o vermelho" ou "redshift" que permitiu, nessa altura, demonstrar que o universo está em expansão).

Na Eco Doppler há uma sonda ecográfica emite ondas as quais são depois reflectidas pelo sangue em movimento. O comprimento de onda observado é maior ou menor conforme o sangue se afaste ou se aproxime da sonda.

A questão do vermelho ou azul é apenas uma convenção, à luz do postulado de "desvio para o vermelho".

liciniocraveiro
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Obrigada a todos pela ajuda. Um abraço.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LiaBarros
2 hrs
  -> Obrigado!

agree  Paul Dixon: Yes, indeed.
16 hrs

1 day2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
recessão do vermelho/progressão do azul


Explanation:

Uma sugestão...




CSimao
Spain
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4