KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

patchy groundglass opacity

Portuguese translation: Pavimentação em mosáico irregular


15:00 Mar 14, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: patchy groundglass opacity
Oi,

Alguém poderia me ajudar a traduzir para o Português a expressão "patchy groundglass opacity" no contexto a seguir: "a thorax computerised tomography (CT) showed patchy bilateral groundglass opacities"

Obrigada!
dlincks
Portuguese translation:Pavimentação em mosáico irregular
Explanation:
Pode procurar pelo termo em artigos médicos. vc vaio achar referências

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2008-03-14 15:28:16 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-39842004000300022&...

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2008-03-14 15:29:07 GMT)
--------------------------------------------------

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...
Selected response from:

Hari Cavalcante
Brazil
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1áreas (de opacidade) em vidro fosco esparsas/ áreas esparsas em vidro foscotamada
5Pavimentação em mosáico irregular
Hari Cavalcante


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Pavimentação em mosáico irregular


Explanation:
Pode procurar pelo termo em artigos médicos. vc vaio achar referências

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2008-03-14 15:28:16 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-39842004000300022&...

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2008-03-14 15:29:07 GMT)
--------------------------------------------------

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...

Hari Cavalcante
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 241
Grading comment
Muito obrigada!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
áreas (de opacidade) em vidro fosco esparsas/ áreas esparsas em vidro fosco


Explanation:
http://www.scielo.br/pdf/rb/v39n5/a05v39n5.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100...

Em radiologia, também é comum observar a expressão "vidro despolido", mas em CT "vidro fosco" parece ser mais comum.

"pavimentação em mosaico", "crazy-pavingpattern"

tamada
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxlenafelts
2 days12 mins
  -> Obrigada