KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

cluster-factorial design.

Portuguese translation: modelo multivariantes(cluster,fatorial)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cluster-factorial design.
Portuguese translation:modelo multivariantes(cluster,fatorial)
Entered by: Marcos Antonio

23:07 Apr 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: cluster-factorial design.
Loisel and colaborators compared the effectson time to return to work of 4 intervention packages, to which workers with back injuries were referred after they had been off work for 8 weeks, at 31 different Sherbrooke.Que, firms randomized in a CLUSTER-FACTORIAL DESIGN".
Lari_Rumi
modelo multivariantes(cluster,fatorial)
Explanation:
sug.
Espero que ajude. Todas as explicações obtidas referiam-se a modelos multivariantes.

Diseños de investigación; Muestreos probabilísticos; Diseño de cuestionarios y guías; Modelos multivariantes (introducción conceptual): Cluster, Factorial, ...
www.obets.ua.es/nuevastec/programa.php?t=fundamentos
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5desenho fatorial por conglomerados
Mrs Wood
4modelo de análise cluster-factorial
msidarus
4modelo grupo-fatorialAndrea Munhoz
4modelo multivariantes(cluster,fatorial)
Marcos Antonio
3 +1disposição de grupo-fatorialrhandler


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
disposição de grupo-fatorial


Explanation:
Um exemplo para grupo-fatorial:

[PDF] Estrutura fatorial da escala de auto-imagem: testando modelos ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
grupo-fatorial (-group-factor model, Rindskopf & Rose,. 1988, Figura 1c). Esse modelo indicou índices satisfatórios. de bondade de ajuste para ambos os ...
www.scielo.br/pdf/estpsi/v22n3/v22n3a06.pdf


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
8 hrs
  -> Obrigado, Humberto!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
desenho fatorial por conglomerados


Explanation:
http://www.tradmed.uji.es/1994_45.pdf

Mrs Wood
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
modelo multivariantes(cluster,fatorial)


Explanation:
sug.
Espero que ajude. Todas as explicações obtidas referiam-se a modelos multivariantes.

Diseños de investigación; Muestreos probabilísticos; Diseño de cuestionarios y guías; Modelos multivariantes (introducción conceptual): Cluster, Factorial, ...
www.obets.ua.es/nuevastec/programa.php?t=fundamentos

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
modelo grupo-fatorial


Explanation:
'Design' no contexto parece se referir a um modelo aplicado para análise dos fatores encontrados em um determinado grupo de estudo.

Andrea Munhoz
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

9 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
modelo de análise cluster-factorial


Explanation:
penso que é a junção de dois modelos de análise, o factorial e o de clusters (penso que não há uma tradução para cluster, pelo menos em Portugal usamos assim)

por exemplo em: http://www4.usc.es/Lugo-XIII-Hispano-Lusas/pdf/06_COMERCIALI...
é referido:
"As técnicas de análise estatística multivariada, utilizadas neste estudo, foram as análises factorial e de cluster."

no Brasil vocês usam fatorial e não factorial e não sei se usam alguma palavra específica em vez de cluster (grupos ou conglomerados seriam hipóteses, mas não sei se são utilizados correntemente neste contexto)

msidarus
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4