KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

can be triggered by

Portuguese translation: pode ser desencadeado por


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:can be triggered by
Portuguese translation:pode ser desencadeado por
Entered by: Dora Matos

11:09 Jul 3, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: can be triggered by
An attack of gout can be triggered by the start of a uric acid-lowering treatment.

Into European PT, please. MTIA.
xxxPaola Godinh
pode ser deseacadeado por
Explanation:
outra opção

Os ataques de gota (artrite gotosa aguda) aparecem de forma súbita. Podem ser desencadeados por uma lesão insignificante, por uma intervenção cirúrgica, ...
www.manualmerck.net/artigos/?id=78&cn=2124

determinadas circunstâncias, tal poderá desencadear um ataque de gota, em doentes que. já manifestem tendência para tal. Nos alcoólicos crónicos (3 ou mais ...
www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=641&ti...

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2008-07-03 11:31:37 GMT)
--------------------------------------------------

leia-se desencadeado, por favor
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +11pode ser deseacadeado por
Dora Matos
5 +2pode ser despoletado/provocado
Mariana Moreira
5pode ser disparado por..iniciado por
airmailrpl
4 +1pode ser inciado por
Humberto Ribas
4pode ser causado por
Paul Dixon


Discussion entries: 3





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
pode ser despoletado/provocado


Explanation:
espero que ajude :)

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 726

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa
0 min
  -> Ligia, obrigada

neutral  Maria Filipe: despoletado significa tirar a espoleta/travar o desencadeamento de algo; é preferível o verbo "provocar" ou "desencadear"
11 mins
  -> Maria, veja a minha nota em cima

agree  Helen Carter: a primeira tradução que me ocorreu foi 'despoletar', que considero tão correcta e comum como provocar e desencadear.
45 mins
  -> Helen, obrigada

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
pode ser inciado por


Explanation:
pode ser provocado por
pode ter início com

Humberto Ribas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Katarina Peters: provocado
17 mins
  -> obrigado

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pode ser disparado por..iniciado por


Explanation:
can be triggered by => pode ser disparado por..iniciado por

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +11
pode ser deseacadeado por


Explanation:
outra opção

Os ataques de gota (artrite gotosa aguda) aparecem de forma súbita. Podem ser desencadeados por uma lesão insignificante, por uma intervenção cirúrgica, ...
www.manualmerck.net/artigos/?id=78&cn=2124

determinadas circunstâncias, tal poderá desencadear um ataque de gota, em doentes que. já manifestem tendência para tal. Nos alcoólicos crónicos (3 ou mais ...
www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=641&ti...

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2008-07-03 11:31:37 GMT)
--------------------------------------------------

leia-se desencadeado, por favor

Dora Matos
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 231
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  IaraFino
0 min
  -> obrigada, Iara

agree  Maria Filipe
3 mins
  -> obrigada, Maria

agree  ldaquer: perfeito
3 mins
  -> obrigada

agree  reginakersten
8 mins
  -> obrigada, Regina

agree  Katarina Peters: desencadeado
10 mins
  -> obrigada, Katarina. Tem toda a razão!

agree  Jose Vidigal
13 mins
  -> obrigada, José

agree  Felix Coronel
22 mins
  -> obrigada

agree  Lucio Pereira: desencadeado
44 mins
  -> obrigada

agree  Jorge Freire
1 hr
  -> obrigada, Jorge

agree  airmailrpl: desencadeado
21 hrs
  -> obrigada

agree  JoaoMoreira
9 days
  -> obrigada, João

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pode ser causado por


Explanation:
A suggestion.

Paul Dixon
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7