KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

DNA PCR

Portuguese translation: PCR de ADN


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:DNA PCR
Portuguese translation:PCR de ADN
Entered by: Vitoria Ginja

12:58 Jul 12, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / VIH
English term or phrase: DNA PCR
VIH DNA PCR for early infant diagnosis is a proven technology

HIV DNA polymerase chain reaction (PCR) can accurately
determine the HIV status of an infant 6 weeks after
exposure

national HIV reference laboratory was equipped to perform DBS DNA PCR testing

Estes são alguns dos exemplos.
Será que se pode traduzir por algo como: "testes de PCR ao ADN em DBS (dried blood samples, amostras de sangue seco)"?

Obrigada pela ajuda... :)
Vitoria Ginja
PCR de ADN
Explanation:
Acho que se já houver uma definição por extenso (como parece haver em "HIV DNA polymerase chain reaction (PCR) can accurately..."deve manter a abreviatura PCR. Mas tem que haver sempre uma definição nem que seja entre parênctesis ou em rodapé (por causa da proteína C reactiva, como refere o João Moreira).
Contudo, acho que não deve omitir o termo ADN, pois o diagnóstico do VIH tb se faz através de PCR de ARN.
Selected response from:

Dolores Bonaparte
Portugal
Grading comment
Cara Dolores, muito obrigada pela sua resposta que considero a mais adequada. Agradeço também ao João Moreira pelos esclarecimentos prestados e a todos pelas suas sugestões e comentários. Teresa, obrigada pela dica, de que já tomei boa nota. Bom domingo a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8reaçäo em cadeia da polimerase (pcr) de DNA
Flavio Steffen
5PCR de ADNDolores Bonaparte
4testes usando o método de reação em cadeia da polimeraseJoaoMoreira


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
dna pcr
reaçäo em cadeia da polimerase (pcr) de DNA


Explanation:
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...

Flavio Steffen
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
11 mins
  -> Obrigado, Ralph.

agree  IaraFino: concordo e já fiz muitas e rapds também e outros afins
14 mins
  -> Obrigado, Iara

agree  Lúcia Leitão: Concordo. www.roche.pt/sida/roche_e_a_sida/ - 13k
21 mins
  -> Obrigado, Lúcia.

agree  Marcos Antonio
47 mins
  -> Obrigado, Marcos.

agree  Lucio Pereira
2 hrs
  -> Obrigado, Lucio

agree  Maria Meneses: Flavio eu digo sempre ADN em português apesar da consagração do DNA inglês
2 hrs
  -> Obrigado, Maria. Eu concordo, mas a maioria dos profissionais prefere DNA.

agree  Alexandra Gouveia
3 hrs
  -> Obrigado, Alexandra.

agree  Humberto Ribas
23 hrs
  -> Obrigado, Humberto.

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dna pcr
testes usando o método de reação em cadeia da polimerase


Explanation:
Eu optaria por pôr assim, na medida que a reação em cadeia da polimerase é um método de múltiplas cópias de DNA, sem uso de um organismo vivo;
O uso da máquina pcr para a análise está directamente e apenas relacionada com o ADN (DNA);
Eu optaria por escrever PCR por extenso e não usando a abreviatura, (ou escrever por extenso o significado da abreviatura entre parênteses) pois esta também é usada como abreviatura para um outro teste médico: PCR- proteína C reactiva;

JoaoMoreira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
dna pcr
PCR de ADN


Explanation:
Acho que se já houver uma definição por extenso (como parece haver em "HIV DNA polymerase chain reaction (PCR) can accurately..."deve manter a abreviatura PCR. Mas tem que haver sempre uma definição nem que seja entre parênctesis ou em rodapé (por causa da proteína C reactiva, como refere o João Moreira).
Contudo, acho que não deve omitir o termo ADN, pois o diagnóstico do VIH tb se faz através de PCR de ARN.

Dolores Bonaparte
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Cara Dolores, muito obrigada pela sua resposta que considero a mais adequada. Agradeço também ao João Moreira pelos esclarecimentos prestados e a todos pelas suas sugestões e comentários. Teresa, obrigada pela dica, de que já tomei boa nota. Bom domingo a todos.