KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

dose-limiting toxicity

Portuguese translation: toxicidade dose-limitada


13:38 Sep 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: dose-limiting toxicity
Olá estou trabalhando num arquivo PowerPoint relativo a um medicamento que cita a "dose-limiting toxicity" (DLT) (os efeitos tais com a dose x). Isso seria tocixidade limitadora de dose? Há alguma coisa melhor? Obrigado.
Renato Camargo
Portuguese translation:toxicidade dose-limitada
Explanation:
MED On LineQuanto às interleucinas, nós sabemos que o uso terapêutico de IL-2 e interferon-alfa é dose-limitado pois, em doses mais elevadas, os pacientes apresentam ...
www.medonline.com.br/med_ed/med3/lerler3.htm
Selected response from:

Mariza Conde (MD, PhD)
Brazil
Grading comment
Muito obrigado Marisa e a todos e em especial à Heloísa pela explicação.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5toxicidade dose-limitada
Mariza Conde (MD, PhD)
4 +1dose limitante de toxicidade/toxicidade dose-limitante
Lúcia Leitão
4dose condicionada pela toxicidade
Maria Meneses


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
toxicidade dose-limitada


Explanation:
MED On LineQuanto às interleucinas, nós sabemos que o uso terapêutico de IL-2 e interferon-alfa é dose-limitado pois, em doses mais elevadas, os pacientes apresentam ...
www.medonline.com.br/med_ed/med3/lerler3.htm

Mariza Conde (MD, PhD)
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Grading comment
Muito obrigado Marisa e a todos e em especial à Heloísa pela explicação.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
13 mins
  -> obrigada, rhandler.

agree  Mrs Wood
28 mins
  -> Obrigada, Mrs Wood.

agree  Mary Palmer
33 mins
  -> Obrigada, Mary.

agree  Maria José Tavares
43 mins
  -> Obrigada, Maria José.

agree  Heloísa Ferdinandt: A toxidade é limitada pela dose. O controle da toxidade é feito pelo volume que se ingere/recebe da substância. Parece que a confusão está na distinção entre o determinante e o determinado na expressão.
3 hrs
  -> Obrigada, Heloísa.

49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
dose limitante de toxicidade/toxicidade dose-limitante


Explanation:
"A depressão da medula óssea (principalmente neutropenia) é a principal toxicidade dose-limitante. A monitorização frequente do hemograma deve ser instituída ..."
www.bulas.med.br/index.pl?

"A depressão da medula óssea (principalmente neutropenia) é dependente da dose e do esquema posológico e é a principal toxicidade dose-limitante dentro de um ..."

"A principal toxicidade dose limitante foi hematológica. Três pacientes morreram por leucopenia e infecçäo e um por toxicidade gastrointestinal (7,6 por ..."
bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS... - 34k -

PDF] Platistine® CS (cisplatina) PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome ...Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
"A principal toxicidade dose-limitante de Platistine® CS é a nefrotoxicidade cumulativa, que. tem sido associada ao dano tubular renal. ..."
backoffice.pfizer.com.br/Bula_Pfizer/Platistine.pdf
www.pdamed.com.br/bulanv/pdamed_0001_00523_01600.php - 50k -

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvia Nogueira
5 hrs
  -> Obrigada Sílvia

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dose condicionada pela toxicidade


Explanation:
sug.

Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36