KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

pivotal study

Portuguese translation: estudo principal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pivotal study
Portuguese translation:estudo principal
Entered by: Luciano Eduardo de Oliveira

16:15 Sep 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: pivotal study
Achei o significado de pivotal study em inglês: http://www.centerwatch.com/patient/glossary.html

- Beagle dogs, a non-pivotal 4-week study (CERB, 1994e).

Muito obrigado.
Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
estudo principal
Explanation:
É este o termo que conheço
Selected response from:

Lúcia Leitão
Portugal
Grading comment
Muito obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4estudo principal
Lúcia Leitão
4 +1estudo decisivorhandler
4 +1estudo piloto
Sara Sousa Soares
4 -1estudo controlado
Mary Palmer
4 -1estudo/ensaio pivot/pivotal
Carlos Quandt
Summary of reference entries provided
Fernanda Rocha

Discussion entries: 1





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
estudo controlado


Explanation:
Acho que se trata disso :)

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=estudo controlad...

Mary Palmer
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Gerson Ferracini: Nem todo estudo controlado é 'pivotal'.
12 hrs
  -> Foi o que entendi de acordo com as referências que achei online. :P

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
estudo principal


Explanation:
É este o termo que conheço

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Muito obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
47 mins
  -> Obrigada Teresa

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Obrigada Maria José

agree  Marlene Curtis
2 hrs
  -> Obrigada Marlene

agree  Maria Meneses
9 hrs
  -> Obrigada Maria

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estudo piloto


Explanation:
De acordo com o dicionário Oxford Advanced, o termo - pivotal - significa
- of great importance because other things depend on it. Daí o conceito - piloto - me parecer adequar-se bem.


Sara Sousa Soares
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa
43 mins
  -> Obrigada, Ligia!

neutral  Carlos Quandt: Faz sentido. Porém, o termo "pilot study" também aparece na literatura com outro significado > http://www.devicelink.com/mddi/archive/97/06/018.html
2 hrs

agree  Clauwolf: perfeito
4 hrs
  -> Obrigada, Clauwolf!

disagree  Gerson Ferracini: Um estudo-piloto é um pré-estudo, feito com amostra menor que a definitiva.
11 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
estudo/ensaio pivot/pivotal


Explanation:
Sugestões. Encontrei os dois termos na literatura médica.

Em um estudo pivotal, 83% dos que receberam o enxerto com rhBMP-2 (n=99) produziram osso em quantidade suficiente para suportar implantes sem a necessidade ...
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415...

No estudo pivotal, 166 pacientes com LNH de baixo grau ou folicular de células B, .... quimiorresistente, incluídos no estudo pivotal, Fase III, ...
http://www.roche.com.br/NR/rdonlyres/A5B7B89B-84A0-4D86-92FD...

Novos resultados atualizados de um ensaio pivotal em fase II, avaliando o Revlimid em pacientes com câncer sangüíneo ...
http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=104...

O ensaio clínico pivot e a sua variante ensaio clínico aberto demonstram que o Botox, na dose ... A escolha da dose utilizada no ensaio pivot baseou-se ...
http://www.infarmed.pt/pt/medicamentos/uso_humano/arbitragen...

Carlos Quandt
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Gerson Ferracini: Traduções muito diretas do inglês.
9 hrs
  -> É a primeira vez que vejo alguém discordar de uma tradução "muito direta" que é amplamente usada e sustentada por referências sólidas... é melhor então usar uma tradução mais genérica e indireta?

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estudo decisivo


Explanation:
Pela definição dada na sua referência,

"Pivotal Study
Usually a phase III study which presents the data that the FDA uses to decide whether or not to approve a drug. A pivotal study will generally be well-controlled, randomized, of adequate size, and whenever possible, double-blind."

achei que essa fosse a melhor tradução. Alguns exemplos que confirmam essa versão:

A Mal Falada Carne! « Profª. Neusa - Alimentação e Nutrição Escolar
Apesar da inexistência desse estudo decisivo, as autoridades médicas americanas decidiram recomendar à população que reduzisse drasticamente o consumo de ...
http://professoraneusa.wordpress.com/2008/02/29/a-malfalada-...

LECT - Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia - Escola do ...
O estudo decisivo sobre o papel dos insetos foi realizado em 1889 por Theobald Smith, que estudava a febre bovina do Texas. Esta febre dizimava criações nos ...
http://darwin.futuro.usp.br/site/finlay/quadroteorico/c_hist...

Atribulações: Muito obrigado, senhor ministro
Lembre-se que foram esses estudos, especialmente o da CIP, que obrigaram o governo a encomendar o estudo decisivo do LNEC. Sem o qual teríamos hoje a OTA ...
http://atribulacoeslocais2.blogspot.com/2008/01/muito-obriga...

Jornal Extra Classe - Sinpro/RS
Alguém que acha que devo aceitar o plantio e o consumo de soja transgênica mesmo que não se tenha concluído nenhum estudo decisivo sobre o impacto sanitário ...
www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/out03/nei.asp

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gerson Ferracini: Sim, estudo decisivo, definidor.
3 hrs
  -> Obrigado, Gerson! Muito apropriados, seus comentários discordantes, em outras propostas.




Reference comments


13 mins
Reference

Reference information:
Maybe it can help! :))


    Reference: http://por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/medical:_pha...
Fernanda Rocha
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
neutral  Gerson Ferracini: Sim, crucial, decisivo, definidor, marcante, mas não nessariamente controlado. Um estudo pode incluir grupos-controle sem sem 'pivotal'.
11 hrs
  -> Pois é, Gerson... é só uma referência! ;-)