KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

EP

Portuguese translation: aná (em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã])


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:EP
Portuguese translation:aná (em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã])
Entered by: rhandler

14:55 Sep 4, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: EP
Olá. Essa é para quem entende do "riscado". Tenho a seguinte frase num texto sobre um medicamento:

"X (the name of the drug) should be diluted with 0.9% Sodium Chloride Injection, EP, prior to intravenous infusion.

Já "quebrei a cabeça" e pesquisei de várias formas mais ainda não entendi o que quer dizer essa sigla. Se alguém com experiência na área puder me ajudar agradeço.
Renato Camargo
aná (em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã])
Explanation:
ep = equal partition (www.acronymfinder.com)

Em português, usa-se como proposto. Veja o que diz o Houaiss:

aná
advérbio
Rubrica: farmacologia.
em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã]

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2008-09-04 15:10:30 GMT)
--------------------------------------------------

"X deve ser dikuido com solução de cloreto de sódio 0,9%, am partes iguais, antes da aplicação por infusão intravenosa."
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Mais uma vez obrigado rhandler. No contexto me parece fazer mais sentido.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7European Pharmacopeia - Farmacopeia Europeia
Dora Matos
4 +6aná (em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã])rhandler
Summary of reference entries provided
Marcos Antonio

Discussion entries: 1





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
ep
aná (em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã])


Explanation:
ep = equal partition (www.acronymfinder.com)

Em português, usa-se como proposto. Veja o que diz o Houaiss:

aná
advérbio
Rubrica: farmacologia.
em partes iguais [abrev.: ãã, aã, ãa, ã]

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2008-09-04 15:10:30 GMT)
--------------------------------------------------

"X deve ser dikuido com solução de cloreto de sódio 0,9%, am partes iguais, antes da aplicação por infusão intravenosa."

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Mais uma vez obrigado rhandler. No contexto me parece fazer mais sentido.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares: acho que é o mais lógico
12 mins
  -> Obrigado, Maria José! Sem dúvida, é o mais compatível com o texto!

agree  Teresa Borges: Também me parece...
15 mins
  -> Obrigado, Teresa! O Acronymfider dá 138 significados para EP na área de medicina e ciências, entre os quais "end point", "electric power" e muitos outros. Mas este, "em partes iguais", é o único que se harmoniza com o contexto dado.

agree  Mariza Conde (MD, PhD)
24 mins
  -> Obrigado, Dra. Mariza, falou a especialista!

agree  Ligia Dias Costa
41 mins
  -> Obrigado, Ligia! A importância do contexto!

agree  Ivanete Martins Mastroberardino
11 hrs
  -> Obrigado, Ivanete!

agree  Paula Mangia Garcia Terra
1161 days
  -> Obrigado, Paula (desculpe a demota em agradecer-lhe)

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
ep
European Pharmacopeia - Farmacopeia Europeia


Explanation:
http://encyclopedia.thefreedictionary.com/European Pharmacop...

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-09-04 15:05:08 GMT)
--------------------------------------------------

desculpe, Pharmacopoeia

http://www.acronymfinder.com/Science-and-Medicine/EP.html

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2008-09-04 15:54:25 GMT)
--------------------------------------------------

existem várias como a BP - British Pharmacopoeia, a USP - United States Pharmacopeia, a EP/Ph. Eur.
poderá facilmente encontrar
Sodium Chloride Injection BP 0.9%
Sodium Chloride Injection USP 0.9%
Sodium Chloride Ph Eur 0.9% ...

Five percent dextrose injection (USP) and 0.9% sodium chloride injection (USP) ..... as it meets European Pharmacopoeia (EP), Japanese Pharmacopeia (JP), ...
www.aapspharmscitech.org/view.asp?art=pt020314

USP (United States Pharmacopoeia) 24 describes physical tests performed for the ..... 0.9% Sodium Chloride Injection (USP) or Lactated Ringer's Injection ...
www.freepatentsonline.com/y2008/0167349.html

with 5% dextrose injection USP or European Pharmacopoeia (EP) (D5W) or 0.9% sodium. chloride injection USP or EP (normal saline [NS]) prior to IVI. ...
www.download.bham.ac.uk/.../AML 16 Protocol Version4 Januar...

Dora Matos
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 231

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  P Forgas
1 min
  -> obrigada

agree  Illa Karina Rocha
9 mins
  -> obrigada

neutral  Maria José Tavares: não me parece que, embora correcta, esta explicação se aplique no contexto
17 mins
  -> obrigada

agree  Cris RiJoFe: Concordo com a Dora tendo em conta que é possível encontrar a expressão «Sodium Chloride Injection» com a sigla USP, ou seja, United States Pharmacopoeia...
34 mins
  -> certamente. obrigada

agree  Marcos Antonio
6 hrs
  -> obrigada

agree  Isabel Maria Almeida
18 hrs
  -> obrigada

agree  Vepalm: De acordo com a Dora e Cris. Ver: www.bms.com/cgi-bin/anybin.pl?sql=PI_SEQ=78
1 day5 hrs
  -> obrigada

agree  Sonia Heidemann
4 days
  -> obrigada




Reference comments


6 hrs
Reference

Reference information:
Creio tratar-se mesmo de um padrão da Farmacopéia Européia, conforme proposta da Dora.

- Padrão biológico de referência de rhEPO da Farmacopéia Européia (E.P.), ... contendo fosfato de sódio 50mmol/l + cloreto de sódio 150mmol/l (pH 7) e leite ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302003000200012&script... - 54k -

Marcos Antonio
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403