ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

backboard

Portuguese translation: prancha (OU tábua de transferência)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:backboard
Portuguese translation:prancha (OU tábua de transferência)
Entered by: rhandler

12:16 Jan 10, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general)
English term or phrase: backboard
Contexto:

If casualities are unable to walk, remove them on backboards or stretchers.

stretchers: macas

backboards: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GZEZ_pt-B...
reginakersten
prancha
Explanation:
Veja estes exemplos:

Bad Ragaz
Os terapeutas começaram a amarrar seus pacientes em pranchas ou macas na água, oferecendo resistência aos seus movimentos (Ott, 1955).
www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=217


[PDF] EFEITO DO MÉTODO DOS ANÉIS DO BAD RAGAZ NA REABILITAÇÀO DE ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
a amarrar seus pacientes em pranchas ou macas na água oferecendo resistência aos seus. movimentos, (OTT, 1955 apud LAMBECK, 2004). ...
www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/ClarissaNieiro/tcc.pdf -
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4prancharhandler
5tábua ortopédicaMarlene Curtis
4 +1tábua de transferência
Artur Jorge Martins
4pranchafelidaevampire
4maca de imobilização
Maria Meneses
4maca coquilha ou coquilhe
Teresa Borges
4maca rígida - maca tipo prancha - supefície rígida
Marcos Antonio
3espaldarJosé Crespo


Discussion entries: 4





  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
espaldar


Explanation:


José Crespo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
prancha


Explanation:
Veja estes exemplos:

Bad Ragaz
Os terapeutas começaram a amarrar seus pacientes em pranchas ou macas na água, oferecendo resistência aos seus movimentos (Ott, 1955).
www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=217


[PDF] EFEITO DO MÉTODO DOS ANÉIS DO BAD RAGAZ NA REABILITAÇÀO DE ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
a amarrar seus pacientes em pranchas ou macas na água oferecendo resistência aos seus. movimentos, (OTT, 1955 apud LAMBECK, 2004). ...
www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/ClarissaNieiro/tcc.pdf -

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  felidaevampire: Ao mesmo tempo? What are the odds?! :) :) :)
8 mins
  -> Quase, ganhei por 7 minutos. Mas acho que é isso mesmo, pelas minhas e suas referências (por sinal, ótimas, especialmente as ilustrações), mais as do Marcos, que confirma nossa resposta, com sua sugestão de "maca tipo prancha". Bom fim de semana!

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Obrigado, Maria José, desejo-lhe um bom domingo!

neutral  Marlene Curtis: Não é o termo técnico, lembra surfing./Não é o termo técnico do equipamento./Tábua de Ortopedia ou Tábua de Transferência como sugere o Artur. Prancha é o nome vulgar, não técnico. Dê um clique em Google.
1 hr
  -> Veja, na resposta de felidaevampire, como os bombeiros se referem à peça: "pega a prancha; vamos pô-la na prancha". Esse é o nome usado! // A senhora se julga melhor qualificada que os bombeiros? Talvez, em 1888, fosse "taboa de orthopedia".

agree  Katarina Peters
3 hrs
  -> Obrigado, Katarina, tenha um bom fim de semana!

agree  Claudio Mazotti
23 hrs
  -> Obrigado, Claudio, bom domingo!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
maca rígida - maca tipo prancha - supefície rígida


Explanation:
Sug.

- uma superfície rígida - maca rígida - maca tipo prancha

- Nunca saia para atividades externas sem uma maca tipo prancha, o transporte com prancha evita lesões na coluna. Podemos improvisar com uma tábua e umas ...
www.caoquira.com.br/adestram/transpor/traferid.htm - 6k -

- ... immobilizer and secure the patient to the backboard with appropriate ...... maca rígida imobilizando-o com a ajuda de correias restritivas apropriadas. ...
www.ambu.fr/SitebuilderFR/FRProduct.nsf/ViewDocumentID/.../$FILE/Mini%20P%20ACE%20Inside%201,1,0.pdf?OpenEle...


- (KudoZ) Portuguese to English translation of plano duro: rigid backboard ... According to the author of the text this is: "uma maca especial, rígida, ...
www.proz.com/kudoz/portuguese_to_english/medical:_instrumen...

-

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
tábua ortopédica


Explanation:
Novissimo diccionario inglez-portuguez - Google Books Result by João Fernandes Valdez - 1888 - 1104 pages
Backboard [bac'-bórd], s., respalde de bote ou conoa. Taboa de orthopedia. Backbone [bac'-bóne], s., a espinha dorsal. Backcarry [bac'-cari], s., ...
books.google.com/books?id=mWgVAAAAYAAJ...

Ver a foto em

http://www.a3bs.com/shop/u.s.a./brindes/tabua-proprioceptiva...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-01-10 13:49:37 GMT)
--------------------------------------------------

Favor ver as figuras recentes de tábuas ortopédicas

http://www.institutosaopaulo.com.br/WFCatGru.aspx?Gru_Id=128...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-01-10 13:55:37 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] EDITAL DE LICITAÇÃO - 5:54am - [ Translate this page ]File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
TÁBUA DE A.V.D. Item nº. Conj. treinamento p/ obstáculos Ativid. Vida Diária. 010. TÁBUA ORTOPÉDICA. Item nº. P/ alongamento triceps sural 040x035x017m ...
www.visitealtocaparao.com.br/licitacoes.php?id_arq=15 - Similar pages -
Móveis | À venda | Belo Horizonte - [ Translate this page ]TÁBUA ORTOPEDICA PROPRIOCEPTIVA MAD. - ISP - LYPTUS GRANDIS. Tábua Proprioceptiva Ortopédica Redonda, em madeira, com piso antiderrapante na cor Preta, ...
redeparede.com.br/belo-horizonte/a-venda/moveis/posts

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1480

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  rhandler: A referência indica outro nome e outra grafia:"Taboa de orthopedia". Nos últimos 120 anos, muita coisa mudou!
7 mins
  -> http://www.institutosaopaulo.com.br/WFCatGru.aspx?Gru_Id=128...

neutral  felidaevampire: Marlene, "tábua proprioceptiva" é outra coisa... Você deu uma olhada nas fotos da ref. da Regina (asker)? :)
2 days1 hr

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
maca coquilha ou coquilhe


Explanation:
Também é conhecida por este nome, perdoem-me o galicismo...

Example sentence(s):
  • Bens Importados por Associações Humanitárias e Corporações de Bombeiros, bem como pelo Instituto de Socorros a Náufragos e pelo SANAS - Corpo Voluntário de Salvadores Náuticos. Maca Coquilha c/ bomba de vácuo
  • A vítima deverá ser colocada em maca “coquilhe” ou plano rígido;

    Reference: http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/NR/rdonlyres/DA337A50-AF...
    Reference: http://pwp.netcabo.pt/jarsimoes/MGFV001MASTER/textos/52/520_...
Teresa Borges
Belgium
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 936

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
maca de imobilização


Explanation:
como é conhecido em meio de emergência médica

Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
prancha


Explanation:
Para ver a imagem selecionar "hospitalares" e depois "prancha" no quadro de busca neste link:
http://www.lojadoacessorio.com.br
Neste outro, é direto:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.renovoc...
Tentando ajudar...:)

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2009-01-10 12:46:49 GMT)
--------------------------------------------------

Imagem grande do segundo link:
http://www.renovocomercial.com.br/renovo/8_trans_prancha_lon...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2009-01-10 12:50:16 GMT)
--------------------------------------------------

Também pode escrever "prancha de resgate", para diferenciar de "prancha de surfe". Várias imagens em:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GZEZ_pt-B...
:) :) :)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-01-10 13:40:21 GMT)
--------------------------------------------------

Esqueci de mencionar que já dei um passeio em uma dos bombeiros (e foi assim que eles a chamaram - "pega a prancha; vamos pô-la na prancha" - foi o que eles disseram). :)
Foi engraçado - a gente vê o céu que é uma beleza! :) :) :)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day21 hrs (2009-01-12 09:59:12 GMT)
--------------------------------------------------

OK. Aqui minhas suposições... Talvez os bombeiros abreviem o termo. Pode ser que o termo técnico completo/correto seja "prancha de resgate" ou "maca tipo prancha" (or whatever) e eles digam apenas "prancha" porque é preciso poupar tempo no momento do resgate. Acho que dizer "prancha de resgate" ou "maca tipo prancha" (or whatever) demora mais do que dizer só "prancha"... O que sei é que os bombeiros que me socorreram disseram apenas "prancha". Ainda bem, porque eu não aguentava mais ficar naquele carro! :) :) :)

felidaevampire
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16