KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

heaving

Portuguese translation: crise convulsiva; espamos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:heaving
Portuguese translation:crise convulsiva; espamos
Entered by: reginakersten

10:02 Jan 31, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: heaving
Convulsions are involuntary contractions of the muscles. There is a variation in severitiy from twitching of the muscles to general heaving of the body.
reginakersten
transtorno convulsivo (generalizado)/crise convulsiva (generalizada)
Explanation:
Babylon - heave=n. act of lifting or raising; rhythmic rising and falling;
Epilepsia...As crises são classificadas como parciais simples, parciais complexas e generalizadas...Nas crises generalizadas, as descargas neuronais são bilaterais. Envolvem, simultaneamente, amplas áreas de ambos os hemisférios cerebrais. A consciência é quase sempre comprometida, e as manifestações motoras afetam os dois lados do corpo.
....Epilepsia Generalizada
( Transtorno de Crise Convulsiva Generalizada; Transtorno Convulsivo Generalizado; Transtorno de Crise Generalizada)
Selected response from:

Mariza Conde (MD, PhD)
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos!
Usei essa expressão e optei por colocar espamos no glossário também; pode-se dizer "espamos generalizados".

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3arremesso / empurrãorhandler
4 +2transtorno convulsivo (generalizado)/crise convulsiva (generalizada)
Mariza Conde (MD, PhD)
5contração
Christina Paiva
5agitação
Marcelo Lino
4 +1contorçãofelidaevampire
4 +1pesado
Sara Sousa Soares
3 +1espasmo
Michelle de Abreu Aio


  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
pesado


Explanation:
Diria assim...
... sensação de corpo pesado.

Example sentence(s):
  • No papel Ronaldo estava mais magro e teve gente que chegou a dizer na situação da convulsão que o corpo pesado enfraqueceu os joelhos e causou o ataque...
Sara Sousa Soares
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses: acho que como diz na sua explicação ficaria melhor "sensação de corpo pesado"
2 hrs
  -> Obrigada Maria:) !!!

agree  Marlene Curtis: Sim, peso do corpo.
3 hrs
  -> Obrigada Marlene:) !!!

disagree  Edgar Potter: "heaving" has nothing to do with "heavy"---from the verb "to heave" = hoist, elevate, arremessar (usually associated with vomiting)
5 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
arremesso / empurrão


Explanation:
"Convulsões são contrações involuntárias dos músculos. Há uma variação na gravidade desde estremecimentos dos músculos a arremessos (OU empurrões) do corpo."

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Edgar Potter: Definitely...nothing to do with "heavy" (pesado), actually has to do with the muscular contractions related to vomiting (heave up food)
3 hrs
  -> Thank you, Edgar, enjoy a fine weekend!

agree  Isabel Maria Almeida
4 hrs
  -> Obrigado, Isabel Maria, mais uma vez, e passe um bom fim de semana!

agree  Paula S. Cardoso
23 hrs
  -> Obrigado, Paula, tenha um bom domingo!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
agitação


Explanation:
"...desde o estremecimento dos músculos à agitação generalizada do corpo."

Marcelo Lino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
transtorno convulsivo (generalizado)/crise convulsiva (generalizada)


Explanation:
Babylon - heave=n. act of lifting or raising; rhythmic rising and falling;
Epilepsia...As crises são classificadas como parciais simples, parciais complexas e generalizadas...Nas crises generalizadas, as descargas neuronais são bilaterais. Envolvem, simultaneamente, amplas áreas de ambos os hemisférios cerebrais. A consciência é quase sempre comprometida, e as manifestações motoras afetam os dois lados do corpo.
....Epilepsia Generalizada
( Transtorno de Crise Convulsiva Generalizada; Transtorno Convulsivo Generalizado; Transtorno de Crise Generalizada)



    Reference: http://www.neurociencias.org.br/Display.php?Area=Textos&Text...
    Reference: http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Epilepsia...
Mariza Conde (MD, PhD)
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Grading comment
Obrigada a todos!
Usei essa expressão e optei por colocar espamos no glossário também; pode-se dizer "espamos generalizados".
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Mariza


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
13 mins
  -> Obrigada, Teresa.

neutral  Marcelo Lino: No texto sugerido, não ficaria redundante?
2 hrs

agree  Marcos Antonio: Certo. A convulsão pode ocorrer em determinadas regiões (pernas/braços/face/tronco) ou em todo o corpo (generalizada) - www.santalucia.com.br/neurologia/convulsao-p.htm
14 hrs
  -> Obrigada, Marcos.

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
contorção


Explanation:
É um termo comumente associado com convulsões. Acho que no seu texto cabe isso, já que seria o maior grau dos efeitos das convulsões. (Já viu uma pessoa tendo uma convulsão séria? A pessoa se contorce toda.)
"...contorção generalizada do corpo."
Mais uma opção... :)

felidaevampire
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Christina Paiva: já vi, sim... deve doer muito...
42 mins
  -> Quem já teve diz que às vezes nem lembra se doeu ou não, mas às vezes lembra... Depende muito da causa. Ui... Obrigada! :)

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
contração


Explanation:
Houaiss:

convulsão:
4. contração violenta e dolorosa devido a problemas do sistema nervoso central

5. contração patológica, involuntária, de grandes áreas musculares


Christina Paiva
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 68

1 day13 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
espasmo


Explanation:
Sugestão. Acho mais cabível no contexto dado.

Bom trabalho!

Michelle de Abreu Aio
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vepalm: Certo.Também-acho-mas-no-plural.
7 hrs