KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

to avulse

Portuguese translation: projetado/ ejetado/ expelido


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:avulsed (in context)
Portuguese translation:projetado/ ejetado/ expelido
Entered by: Paula S. Cardoso

06:55 Feb 9, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: to avulse
num livro policial, descrevendo uma queda fatal:

"with the massive trauma done to his head, his brain avulsed."

gostaria de saber como se diz no jargão médico do brasil, obrigado a quem souber
Rafael Mantovani
Germany
projetado/ ejetado
Explanation:
Com o extenso/violento/massivo trauma em sua cabeça, seu cérebro foi projetado/ejetado para fora.

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-09 12:09:40 GMT)
--------------------------------------------------

Sugestão, espero que possa ajudar.
Selected response from:

Paula S. Cardoso
Netherlands
Grading comment
obrigado a Paula e todos que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3projetado/ ejetado
Paula S. Cardoso
4lançar longe / lançar para fora
Heloísa Ferdinandt
4arrancarAAlves
4derramou/trasbordou
Floriana Leary
4"Com o enorme traume feito em sua cabeça, seu cérebro foi extraído."
Martha Schwan


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"Com o enorme traume feito em sua cabeça, seu cérebro foi extraído."


Explanation:
Extraído, retirado

Martha Schwan
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
derramou/trasbordou


Explanation:
My suggestion:
...o cerbero dele derramou/trasbordou
yuk!

Floriana Leary
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
arrancar


Explanation:
"...seu cérebro foi arrancado."

avulsion = avulsão = acção de arrancar com violência

Example sentence(s):
  • http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=%22c%C3%A9rebro+arrancado%22&btnG=Pesquisar&meta=
AAlves
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
projetado/ ejetado


Explanation:
Com o extenso/violento/massivo trauma em sua cabeça, seu cérebro foi projetado/ejetado para fora.

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-09 12:09:40 GMT)
--------------------------------------------------

Sugestão, espero que possa ajudar.

Paula S. Cardoso
Netherlands
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigado a Paula e todos que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sara Santos
19 mins
  -> Muito Obrigada Sara.

agree  oxygen4u: :)
1 hr
  -> Muito Obrigada Oxygen4u :)

agree  Cristiana Veleda: talvez possa considerar também a hipótese "foi cuspido"...um pouco mais violento, mas nesse contexto, também poderá ser pertinente..
3 hrs
  -> Muito Obrigada Cristina

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lançar longe / lançar para fora


Explanation:
"...com o violento trauma na cabeça, seu cérebro foi lançado longe"

Para uma opção mais literária (dependendo do estilo do texto:
"a violência do trauma foi tanta que lançou seu cérebro para fora do crânio / que lançou seu cérebro longe."

Heloísa Ferdinandt
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68