KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

g-tube

Portuguese translation: tubo de gastrostomia


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:g-tube
Portuguese translation:tubo de gastrostomia
Entered by: rhandler

14:48 Feb 14, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: g-tube
The tablets are film-coated and therefore should not be chewed or crushed, but may be administered via G-tube after being dispersed according to the following procedure.
CicaBarth
tubo de gastrostomia
Explanation:
É o nome em português do Brasil (pelo menos). Veja o que diz o Houaiss:

gastrostomia
Rubrica: cirurgia.
formação cirúrgica de fístula gástrica para introdução de alimentos ou esvaziamento do estômago


Veja estes exemplos, em português e em inglês:


HOSPITAL PORTUGUÊS DA BAHIA - Gastrostomia Endoscópica Percutânea ...O tubo de gastrostomia deverá estar fixado ao orifício de inserção do ... As orientações sobre manuseio e cuidados com o tubo de gastrostomia e seus ...
www.hportugues.com.br/procedimentos/plonearticle.2008-09-04...


Gastrostomy Tube (G-Tube) Home Care, Cincinnati Children's ... -
Cincinnati Children's Hospital Medical Center provides information on gastrostomy tube (G-Tube) home care / cuidados en el hogar del tubo de gastrostomía ...
www.cincinnatichildrens.org/health/info/abdomen/home/g-tube...

Há inúmeras ocorrências no Google para "gastrotomia", mas o correto é "gastrostomia", como consta do Houaiss.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2009-02-15 14:26:00 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Respondendo ao Artur Jorge, conforme questionado nos "clarification requests": também acho que seria mais simpático chamar de tubo G, mas não somos nós quem decidimos quanto a isso, e sim a comunidade médica. Com raríssimas exceções, os médicos não o fazem, como indicam as pesquisas na Internet, e nós, tradutores, não podemos ficar botando palavras nas bocas de nossos traduzidos.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito obrigada!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7tubo de gastrostomiarhandler
4 +3tubo G.
Artur Jorge Martins
4 +2tubo de alimentaçãoAdriana Baldino


Discussion entries: 6





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
tubo de alimentação


Explanation:
gastronomy tube

Adriana Baldino
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: Não está incorrecto, mas há tantos tipos de tubos de alimentação que é preferível, na minha opinião, e mais técnica, a designação tubo de gastrostomia...
15 mins

agree  Michelle de Abreu Aio
2 hrs

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
tubo G.


Explanation:
Creio ser isto. Ver ligações.

http://pedropinto.com/files/tlqII_relatorio8.pdf

http://www.aaende.org.ar/sitio/biblioteca/material/PDF/COTE0...

http://www.ortlinghaus.de/res/dok_o/tp0550PT.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 4 minutos (2009-02-14 14:52:49 GMT)
--------------------------------------------------

Sem ponto no fim...

--------------------------------------------------
Note added at 30 minutos (2009-02-14 15:19:07 GMT)
--------------------------------------------------

Acrescento novas ligações de referência. Este tubo também é designado por "tubo gástrico".

http://www.fisiologia.ufc.br/Ensino/Outros/aulaembriodigesti...

http://www.blogsobreakaris.com/port/noticias06.cfm

http://www.blogsobreakaris.com/port/noticias03.cfm

http://www.espacoacademico.com.br/030/30emorse.htm

Artur Jorge Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carla Lopes: SIM! Tubo G
1 min
  -> Obrigado, Carla!

agree  Marlene Curtis
4 mins
  -> Obrigado, Marlene!

agree  Floriana Leary
15 mins
  -> Obrigado, Floriana!

disagree  rhandler: Lamento discordar, Artur, mas o contexto indica outra coisa. Procure "g-tube" no Google e verá. // No último "link", que é bilíngue, aparece tubo de gastrostomia, que o tradutor, entre parênteses, traduziu literalmente. Mas procure "tubo G" em português.
15 mins
  -> Não lamente, rhandler, a falar é que a gente se entende! Mas diga-me: "tubo G" não poderá ser uma forma de tratamento abreviado de "tubo de gastrostomia"...? // Admito que possa ter-me precipitado, mas ainda assim mantenho a minha resposta.

neutral  Teresa Borges: É tubo de gastrostomia...
22 mins
  -> Obrigado, Teresa!

agree  Laís Dalsoquio
2 hrs
  -> Obrigado, Laís!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
tubo de gastrostomia


Explanation:
É o nome em português do Brasil (pelo menos). Veja o que diz o Houaiss:

gastrostomia
Rubrica: cirurgia.
formação cirúrgica de fístula gástrica para introdução de alimentos ou esvaziamento do estômago


Veja estes exemplos, em português e em inglês:


HOSPITAL PORTUGUÊS DA BAHIA - Gastrostomia Endoscópica Percutânea ...O tubo de gastrostomia deverá estar fixado ao orifício de inserção do ... As orientações sobre manuseio e cuidados com o tubo de gastrostomia e seus ...
www.hportugues.com.br/procedimentos/plonearticle.2008-09-04...


Gastrostomy Tube (G-Tube) Home Care, Cincinnati Children's ... -
Cincinnati Children's Hospital Medical Center provides information on gastrostomy tube (G-Tube) home care / cuidados en el hogar del tubo de gastrostomía ...
www.cincinnatichildrens.org/health/info/abdomen/home/g-tube...

Há inúmeras ocorrências no Google para "gastrotomia", mas o correto é "gastrostomia", como consta do Houaiss.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2009-02-15 14:26:00 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Respondendo ao Artur Jorge, conforme questionado nos "clarification requests": também acho que seria mais simpático chamar de tubo G, mas não somos nós quem decidimos quanto a isso, e sim a comunidade médica. Com raríssimas exceções, os médicos não o fazem, como indicam as pesquisas na Internet, e nós, tradutores, não podemos ficar botando palavras nas bocas de nossos traduzidos.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Muito obrigada!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Floriana Leary
1 min
  -> Obrigado, Floriana, desejo-lhe um bom fim de semana!

agree  Teresa Borges
8 mins
  -> Obrigado, Teresa, bom fim de semana!

agree  Cristiana Veleda
13 mins
  -> Obrigado, Cristiana, bom fim de samana!

agree  Isabel Maria Almeida
28 mins
  -> Obrigado, Isabel Meria, bom fim de semana!

agree  Mary Palmer: Sem dúvida!
28 mins
  -> Obrigado, Mary, bom fim de semana!

agree  Lúcia Leitão: Para pt-pt também.
1 hr
  -> Obrigado, Lúcia, bom fim de semana!

agree  Humberto Ribas
2 hrs
  -> Obrigado, Humberto, bom fim de semana!