ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

shingles

Portuguese translation: herpes

14:26 May 1, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical - Medical (general) / medical
English term or phrase: shingles
I got the shingles disease
cunha
Portuguese translation:herpes
Explanation:
Herpes Zoster é o nome da doença.
Selected response from:

Ana Rita Santiago
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6herpes
Ana Rita Santiago
5cobreiroGetulio Medeiros
4 +1zona
Ana Almeida
5Herpes Zoster ou Zona ( termo popular "cobrão")
Maria Luisa Duarte


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
herpes


Explanation:
Herpes Zoster é o nome da doença.

Ana Rita Santiago
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  betoaguiar: correcto
7 mins

agree  mary bueno
27 mins

agree  Maria Luisa Duarte
7 hrs

agree  xxxSilLiz
10 hrs

agree  Clauwolf
22 hrs

agree  Edward Lines
4 days

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
zona


Explanation:
Em Portugal o nome comum da doença é zona (Herpes Zoester) e parece-me que no Brasil também.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-02 10:46:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Confirmei que \"zona\" é também utilizado em português do Brasil.
Ver http://www.unimed-rio.com.br/cid10.asp?nivel=3&codigo=B02
Herpes-zóster é uma manifestação específica de herpes.

Ana Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Luisa Duarte
6 hrs
  -> Obrigada, Maria Luísa

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Herpes Zoster ou Zona ( termo popular "cobrão")


Explanation:
O Herpes Zoster é uma doença similar ao Herpes Simples, porém é uma forma recidivante da Varicela (catapora). Essa afecção também pode ser denominada de Varicela Zoster, causada pelo vírus HHV-3 e encontrada na população, em geral na faixa etária de 15 anos cujo contágio se dá, preferencialmente, no período de inverno e primavera.

O contágio é realizado por gotículas das secreções bucais, como saliva, espirros, perdigotos ou pelos líqüidos das lesões existentes na pele. Há também o risco de contaminação por materiais que entraram em contato com as secreções ou lesões. Daí a importância de adiar a consulta ao dentista, quando orientado pelo profissional, para que cesse o período de contágio e melhore as condições sistêmicas do paciente. O vírus pode ficar incubado por 2 a 3 semanas, sem ocorrer indícios clínicos da doença.

SOCIEDADE PORTUGUESA DE DERMATOLOGIA E VENEREOLOGIA
... Herpes Zoster ou Zona ( termo popular "cobrão") A zona é uma erupção da pele
devida à reactivação do vírus que causa varicela (termo popular "bexigas ...
www.dermo.pt/detalhes/?det=68 - 25k



    Reference: http://www.odonto.com.br/coluna.asp?cod=5
Maria Luisa Duarte
Spain
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18

2 days12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
cobreiro


Explanation:
Segundo o site abc_da_saúde, HERPES ZOSTER Sinônimo/nome popular: Cobreiro.
O que é? É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida.


Getulio Medeiros
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese