KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

lymphangioleiomyomatosis

Portuguese translation: linfangioleiomiomatose


14:42 Mar 29, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: lymphangioleiomyomatosis
Trata-se de um distúrbio hereditário que altera a estrutura pulmonar. Só conheço o termo linfagiomatose (em pt-pt). Em pt-br aparece a ocorrência linfagioleiomiomatose. Estará este termo correcto em pt-pt?
lteopisto
Portugal
Portuguese translation:linfangioleiomiomatose
Explanation:
http://www.sppneumologia.pt/publicacoes/?publicacao=22&edica...

No estudo referido, a DPCO representava cerca de 70% das situações, sendo as restantes: neoplasia primária ou secundária (18,4%), sarcoidose (5%), tuberculose (1,8%) ou outra infecção pleuro-pulmonar (3,5%) e outras (9,2%). Procurando não ser exaustivos, enumeramos mais algumas das situações referidas na literatura: neoplasias (sobretudo metástases de sarcomas e neoplasias do testículo), fibrose quística, estado de mal asmático, pneumonia por Pneumocystis carinii, pneumonias necrotizantes (anaeróbios, gram-negativos, estafilococos), doenças pulmonares intersticiais (fibrose pulmonar idiopática, histiocitose X (25% de prevalência de PES), linfangioleiomiomatose (80%), auto-imunes).
http://lusomed.sapo.pt/Xn602
Selected response from:

Carla Araújo
Portugal
Grading comment
Obrigada Ccastelo e argus. Foi só para esclarecer se o termo estava correcto em pt-pt.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8linfangioleiomiomatoseCarla Araújo
5linfangioleiomiomatoseargus


  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
linfangioleiomiomatose


Explanation:
http://www.sppneumologia.pt/publicacoes/?publicacao=22&edica...

No estudo referido, a DPCO representava cerca de 70% das situações, sendo as restantes: neoplasia primária ou secundária (18,4%), sarcoidose (5%), tuberculose (1,8%) ou outra infecção pleuro-pulmonar (3,5%) e outras (9,2%). Procurando não ser exaustivos, enumeramos mais algumas das situações referidas na literatura: neoplasias (sobretudo metástases de sarcomas e neoplasias do testículo), fibrose quística, estado de mal asmático, pneumonia por Pneumocystis carinii, pneumonias necrotizantes (anaeróbios, gram-negativos, estafilococos), doenças pulmonares intersticiais (fibrose pulmonar idiopática, histiocitose X (25% de prevalência de PES), linfangioleiomiomatose (80%), auto-imunes).
http://lusomed.sapo.pt/Xn602

Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 23
Grading comment
Obrigada Ccastelo e argus. Foi só para esclarecer se o termo estava correcto em pt-pt.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  argus: Segue mais um link para confirmação.
27 mins

agree  Claudia da Matta: Há um artigo na Revista Portuguesa de Pneumologia sobre esse distúrbio: http://www.sppneumologia.pt/publicacoes/index.php?file=ultim...
1 hr

agree  ahartje
2 hrs

agree  Cecilia Bartalotti
3 hrs

agree  Ivan Costa Pinto
5 hrs

agree  António Ribeiro
8 hrs

agree  Silvia Carrasco
14 hrs

agree  Kathleen Goldsmith
19 hrs

59 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
linfangioleiomiomatose


Explanation:
As doenças intersticiais pulmonares ILD) encompassam uma variedade de entidades clínico-patológicas, com características em comum, mas que são suficientemente diferentes entre si podendo ser designadas com entidades específicas. No contexto global de doenças elas podem ser diferenciadas de outras formas de doenças parenquimatosas difusas através de métodos clínicos que incluem história, exame físico, estudos laboratoriais Raio X e patologia. Outras entidades que compõem o grupo das doenças parenquimatosas difusas são as doenças ocupacionais e ambientais, da mesma forma que colagenoses e um pequeno número de doenças com etiologia desconhecida mas com histopatologia típica, como a sarcoidose e a ***linfangioleiomiomatose***. Os objetivos deste projeto é investigar:

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 1 min (2004-03-29 15:44:36 GMT)
--------------------------------------------------

Só acrescentei mais este site para dirimir dúvidas. Concordo com a resposta do Ccastelo.


    Reference: http://www.fapesp.br/materia.php?data%5Bid_materia%5D=887
argus
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese