KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

Epidermal naevi

Portuguese translation: Nevos epidérmicos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Epidermal naevi
Portuguese translation:Nevos epidérmicos
Entered by: xxxManzoni

22:33 Aug 4, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: Epidermal naevi
naevi cutânea? (pt-pt)
xxxManzoni
Portugal
Nevo epidérmico
Explanation:
'Nevo epidérmico'

Os nevos epidérmicos são hamartomas que surgem do ectoderma embrionário cujas células pluripotentes diferenciam não somente em queratinócitos mas também em células formadoras de apêndices epidérmicos. As lesões podem ser profundas ou levemente pigmentadas, ter distribuição uni ou bilateral, e freqüentemente preferem as extremidades nas quais parecem ter distribuição dermátoma. Eles também podem aparecer na mucosa oral e conjuntiva ocular. Iniciam geralmente ao nascimento, mas também podem ocorrer na segunda ou terceira décadas.

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2004-08-04 22:58:08 GMT)
--------------------------------------------------

NEVOS EPIDÉRMICOS (PL)

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2004-08-04 23:18:49 GMT)
--------------------------------------------------

SPDV - 8º CONGRESSO NACIONAL DERMATOLOGIA E VENEREOLOGIA - 16 a ...
... e Venereologia, Hospital de São Marcos, Braga Laser KTP – 532 (Laserscope®) no
Tratamento de Nevos Epidérmicos Verrucosos e Angioqueratomas Teresa Pereira ...
www.mundiconvenius.pt/spdv/8congresso/programa.htm - 44k
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Obrigada pela ajuda. Fiquei com dúvidas porque o documento também refere a nevos numa outra passagem e não me ocorreu o plural.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Nevo epidérmico
Maria Luisa Duarte
5marcas cutâneas congênitas
Victor Hugo Silva
4nevosAntónio Ribeiro
3sinais/lesões na epiderme
Teresa Domingos


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
marcas cutâneas congênitas


Explanation:
naevus / naevi (plural): marca de nascença, verruga, mancha, etc.

Victor Hugo Silva
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
epidermal naevi
sinais/lesões na epiderme


Explanation:
Julgo que também se poderá dizer cutâneas...

Teresa Domingos
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
epidermal naevi
Nevo epidérmico


Explanation:
'Nevo epidérmico'

Os nevos epidérmicos são hamartomas que surgem do ectoderma embrionário cujas células pluripotentes diferenciam não somente em queratinócitos mas também em células formadoras de apêndices epidérmicos. As lesões podem ser profundas ou levemente pigmentadas, ter distribuição uni ou bilateral, e freqüentemente preferem as extremidades nas quais parecem ter distribuição dermátoma. Eles também podem aparecer na mucosa oral e conjuntiva ocular. Iniciam geralmente ao nascimento, mas também podem ocorrer na segunda ou terceira décadas.

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2004-08-04 22:58:08 GMT)
--------------------------------------------------

NEVOS EPIDÉRMICOS (PL)

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2004-08-04 23:18:49 GMT)
--------------------------------------------------

SPDV - 8º CONGRESSO NACIONAL DERMATOLOGIA E VENEREOLOGIA - 16 a ...
... e Venereologia, Hospital de São Marcos, Braga Laser KTP – 532 (Laserscope®) no
Tratamento de Nevos Epidérmicos Verrucosos e Angioqueratomas Teresa Pereira ...
www.mundiconvenius.pt/spdv/8congresso/programa.htm - 44k


    Reference: http://dermis.multimedica.de/doia/diagnose.asp?zugr=d&lang=p...
Maria Luisa Duarte
Spain
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18
Grading comment
Obrigada pela ajuda. Fiquei com dúvidas porque o documento também refere a nevos numa outra passagem e não me ocorreu o plural.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tomás Rosa Bueno: Nevo epidérmico, claro. E oi, Maria Luisa.
22 mins
  -> Oi Tomás! Obrigado e bom trabalho!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
nevos


Explanation:
Simplesmente isto.

Nevo = Mancha congénita na pele

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa

SAPO - Portugal Online! -
... Cor não uniforme, Diâmetro superior a 6 mm NEVOS VULGARES: Simétricos ... referidos
existe uma enorme variedade de outros tumores cutâneos malignos, muito menos ...
saude.sapo.pt/gkBE/110142.html

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145