KudoZ home » English to Portuguese » Meteorology

thunderhead

Portuguese translation: cúmulo-nimbo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:thunderhead
Portuguese translation:cúmulo-nimbo
Entered by: Cristina Spohr

14:09 Feb 10, 2009
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Science - Meteorology
English term or phrase: thunderhead
Qual seria o termo técnico correspodente a "thunderhead" em português?
Cristina Spohr
Brazil
cumulonimbus
Explanation:
a cumulonimbus cloud seen during a thunderstorm
Selected response from:

Dolores Vázquez
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2cumulonimbusDolores Vázquez
4nuvem bigorna
Marcelo Lino
4núcleo de tempestadeMaria José Tavares
3centro da tempestade
Vasco DUARTE-PACHECO
3tempestade
Elcio Carillo
Summary of reference entries provided
thunderhead
Floriana Leary

Discussion entries: 2





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tempestade


Explanation:
uma das possibilidades, dependendo do contexto

Elcio Carillo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
cumulonimbus


Explanation:
a cumulonimbus cloud seen during a thunderstorm



    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Thunderhead
    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cumulonimbus
Dolores Vázquez
Native speaker of: Native in GalicianGalician, Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
1 hr
  -> Obrigada.

agree  Humberto Ribas
16 hrs
  -> Obrigada.

18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
centro da tempestade


Explanation:
outra solução

Vasco DUARTE-PACHECO
France
Native speaker of: Portuguese

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
núcleo de tempestade


Explanation:
é a minha sugestão
[DOC] Roteiro de Apresentação TrabalhoFormato do ficheiro: Microsoft Word - Ver em HTML
Artigo técnico apresentando a distribuição de núcleos de tempestades ... Núcleos de Tempestades severas Observadas por Radar Meteorológico na Região Central ...
www.premiomariocovas.sp.gov.br/2008/2006/TIC/TIC_24.DOC - Páginas semelhantes

Existem tempestades de rãs e sapos? -9 Mai 2003 ... Uma vez empurrados para o núcleo da tempestade ou tornado, as correntes ascendentes os mantêm dentro das nuvens, sendo fustigados por fortes ...
noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI135372-EI1426,00.html - 25k - Em cache - Páginas semelhantes


Maria José Tavares
Portugal
Native speaker of: Portuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
nuvem bigorna


Explanation:
Durante a evolução das nuvens de tempestade, no topo das cumulonimbus, formam-se inicialmente torres. Quando estas nuvens estão perdendo a estabilidade as torres se desfazem para os lados, criando o aspecto de uma bigorna.
Ai de quem estiver embaixo!

http://books.google.com.br/books?id=RCyZWhMgTiAC&pg=PA510&lp...

Marcelo Lino
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Reference comments


12 mins
Reference: thunderhead

Reference information:
can you give us a sentence or paragraph? Thank you.

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2009-02-10 14:40:14 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade
There are many dif. terms for this, please see ref. above
Uma tempestade ou tormenta ou ainda um temporal

Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese