KudoZ home » English to Portuguese » Meteorology

surface wind

Portuguese translation: vento de superfície


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:surface wind
Portuguese translation:vento de superfície
Entered by: Alexandre Reis

10:19 Feb 11, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Meteorology
English term or phrase: surface wind
Qual é a tradução de "surface wind" como no texto abaixo?

Now we're going to embellish the " face the wind " axiom a bit, to make it more accurate and to learn even more about what's coming. Because of friction, the surface wind direction is different from the lower-level wind circulating around a low. If they're available, use low-floating clouds to determine the lower-level wind direction.
Alexandre Reis
Brazil
vento de superfície
Explanation:
Ver IATE
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5vento de superfície
Teresa Borges
4campo de/do vento à superfície
Mary Palmer
4vento próximo à superfície da Terra
Floriana Leary
Summary of reference entries provided
vento de superfície
Carlos Quandt

Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
vento de superfície


Explanation:
Ver IATE

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino: Barreiras naturais como vegetação, construções e o próprio relevo diminuem a velocidade do vento à superfície do solo.
55 mins
  -> Obrigada!

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
1 hr
  -> Obrigada, Vasco!

agree  Carlos Quandt: ver refs abaixo
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  Marlene Curtis
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  Lúcia Leitão
5 hrs
  -> Obrigada!

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
vento próximo à superfície da Terra


Explanation:
Tudo que querem saber á cerca de ventos e os nomes em Português...todos devem ver isto!
http://www.ancruzeiros.pt/ancventos.html

Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marcelo Lino: Também é correto, mas "vento de superfície" é a forma sintética, mais adequada ao contexto, IMHO.
55 mins
  -> Thank you Marcelo, however I decided to go into more detail due to this statement 'surface wind direction is different from the lower-level wind circulating around a low', thus the reason.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
campo de/do vento à superfície


Explanation:

OU campo do vento na/de/sobre à superfície :)



Veja no Google:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=O campo do vento ...

Mary Palmer
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese




Reference comments


2 hrs
Reference: vento de superfície

Reference information:
VENTO
Ar que flui, geralmente na horizontal, em relação à superfície da Terra. O vento é medido e caracterizado de acordo com a sua direção, velocidade, tipo (rajadas ou contínuo) e giro na direção do vento. Ventos de superfície são medidos por cataventos e anemômetros, enquanto que os ventos em altos níveis atmosféricos são detectados por balões piloto, sondas meteorológicas ou informações de aeronaves.


O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo preliminar a respeito das
ocorrências de rajada de vento de superfície na área do Aeroporto Internacional de ...
www.criatividadecoletiva.net/cbm-files/13-560456a470c8ee084...

Os ventos de altura elevada movem-se mais rapi- damente que os ventos de superfície podemos ca- racterizar este tipo de vento como um sopro, ou rajada. ...
conhecimentonautico.com/TreineVeleje/TreineVelejeFevereiro2007.pdf


    Reference: http://www.oaviao.com.br/met/INTRODU__O___METEOROLOGIA_AERON...
    Reference: http://br.weather.com/glossary/v.html
Carlos Quandt
Brazil
Native speaker of: Portuguese