KudoZ home » English to Portuguese » Metrology

depth gauges

Portuguese translation: CÁLIBRE DE PROFUNDIDADE


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:depth gauges
Portuguese translation:CÁLIBRE DE PROFUNDIDADE
Entered by: Paulo Lopes

15:37 Mar 6, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Metrology
English term or phrase: depth gauges
instrumento de medição; não sei se se pode dizer «manómetro de profundidade».
lteopisto
Portugal
CÁLIBRE DE PROFUNDIDADE
Explanation:
Cuidado, depth ga(u)ge, em mecânica, é um aparelho de medição de peças (e não de profundidade de água), para medir a profundidade de um sulco ou coisa assim, que às vezes pode ter um relógio anexo (DIAL DEPTH GAGE), sendo então um "relógio comparador de profundidade".
Boa sorte. Paulo Lopes
Selected response from:

Paulo Lopes
Grading comment
Depois de uma pesquisa mais completa, concluí que «calibre de profundidade» é o termo mais adequado, visto tratar-se de medição de peças. Agradeço a colaboração de todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1medidor de profundidade/profundímetro
Lincoln Carvalho
5indicadores de profundidadeAntónio Ribeiro
5sonda
Ricardo Fonseca
5CÁLIBRE DE PROFUNDIDADE
Paulo Lopes
5fluviômetro (indicador do nível da água)
José Antonio Azevedo


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
fluviômetro (indicador do nível da água)


Explanation:
Fonte: Novo Dicionário de Termos Técnicos Inglês - Português
Eugênio Fürstenau

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: Como é que deduziu que é um fluviómetro?
5 hrs

30 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
medidor de profundidade/profundímetro


Explanation:
Conforme seu contexto, pode ser também *medidor de profundidade* ou simplesmente *profundímetro* (Houaiss: instrumento que mede profundidade, trabalhando com as alterações de pressão)

Lincoln Carvalho
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: medidor de profundidade
1 hr

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
CÁLIBRE DE PROFUNDIDADE


Explanation:
Cuidado, depth ga(u)ge, em mecânica, é um aparelho de medição de peças (e não de profundidade de água), para medir a profundidade de um sulco ou coisa assim, que às vezes pode ter um relógio anexo (DIAL DEPTH GAGE), sendo então um "relógio comparador de profundidade".
Boa sorte. Paulo Lopes

Paulo Lopes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Depois de uma pesquisa mais completa, concluí que «calibre de profundidade» é o termo mais adequado, visto tratar-se de medição de peças. Agradeço a colaboração de todos.

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
sonda


Explanation:
na nautica é sempre sonda seja electrónica ou o tradicional cabo com um peso para medir a profundidade

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-06 21:09:28 (GMT)
--------------------------------------------------

sonda de profundidade
muitos instrumentos de medição são considerados como sendo sondas

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-06 21:10:54 (GMT)
--------------------------------------------------

Caro Iteopisto,
Um manómetro apenas mede a pressão

Ricardo Fonseca
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
indicadores de profundidade


Explanation:
Outra opção. A notória falta de contexto, não permite uma resposta precisa.

A sua sugestão, manómetros de profundidade, pode estar correcta se for o caso de instrumentos de medição de outros parâmetros usados a uma certa profundidade.

Se for para medir a profundidade, indicadores de profundidade ou profundímetros (conforme já sugerido por outro colega) serão termos adequados.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-06 21:19:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Indicador de profundidade, parece-me ser o termo.

preços -
963,90. MODELO, DESCRIÇÃO, S/IVA, C/IVA. INDICADOR DIGITAL DA PROFUNDIDADE. HDR600I.
HDR600I. Indicador digital de profundidade c/ alarme. Transd. XHS-6-24.
www.nautel.pt/humm02.htm


USS Pampanito - Shallow Water Depth Gauges
Shallow Water Depth Gauge, this is 16\" across the face. We have one real
gauge, and one simulator. We would like to find a second real gauge.
www.maritime.org/wish-shallowdepth.htm


Tire Durometer, Tread Depth Gauge, Valve Core Stem Tool, Air ...
Tread Depth Gauge. \"Super Accurate, Easy To Read and Use\". ... Durometer and Tread
Depth Gauge Combo. \"Special Package Deal\". Comes With Foam Lined Case. Part No.
www.racerpartswholesale.com/long15.htm


Woodcarving, Background Work
Background Work By LS Irish. Using a Depth Gauge. ... There are several quick
depth gauges that you can make at home and throw into your carving kit.
www.carvingpatterns.com/backgrd.htm


António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8