KudoZ home » English to Portuguese » Military / Defense

fast-roping

Portuguese translation: descida em corda rápida


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:fast-roping
Portuguese translation:descida em corda rápida
Entered by: Alexandre Reis

09:56 Feb 22, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Military / Defense
English term or phrase: fast-roping
Qual é a tradução de "fast-roping"? Muito obrigado desde já.

Fast-roping is a technique for descending a thick rope. It is useful for deploying troops from a helicopter in places where the helicopter itself is unable or unwilling to touch down.

Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Fast-roping
Alexandre Reis
Brazil
descida em corda rápida
Explanation:
A tradução, e utilizando a terminologia usada nas FA em Portugal é "descida em corda rápida", técnica de inserção usada a partir de hélis em voo estacionário, e que permite a uma equipa de 5 elementos estar no local pretendido desde que o 1º sai até ao último chegar ao solo, em cerca de 10 segundos.A travagem faz-se por pressão dos pés e mãos sobre a corda rápida (fast rope). Não é utilizado nenhum dispositivo que prende o militar à corda, como no rappel, nem é utilizado qualquer dispositivo de segurança.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day22 hrs (2009-02-24 08:23:45 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Alexandre Reis: 17:23 Feb 23, 2009: Pelo que eu li no Wikipedia, ela não é usada apenas para descidas de um helicóptero. Eu entendi correto?
Floriana Leary: 18:16 Feb 23, 2009: Sim, está correcto Alexandre, fast-roping não é somente de helicóptero, pode ser de um rochedo, montanha, etc., tenha uma boa tarde!

Par dar mais um esclarecimento sobre o assunto, porque se calhar é melhor trabalhar com os materiais envolvidos em vez de trabalhar com a wikipédia :), uma corda rápida com 20m pesa mais do que um cabo dinâmico com 80mts. Não, não é uma técnica de descida que se use em montanhismo militar, e muito menos em montanhismo civil. Para além da inserção a partir de héli, a corda rápida só é utilizada a partir de uma torre de treino, para familiarizar os militares com a técnica de descida e com com a coordenação da equipa na sua utilização, devido ao custo da hora de voo dos helicópetros.
Selected response from:

João Veiga da Fonseca
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4descida de helicóptero com corda
Vasco DUARTE-PACHECO
5 +1descida em corda rápida
João Veiga da Fonseca
4 +1rappel/rapel rápido
Floriana Leary


Discussion entries: 2





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
descida de helicóptero com corda


Explanation:
IATE - termo utilizado na Força aérea portuguesa

Vasco DUARTE-PACHECO
France
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
24 mins
  -> Obrigado Teresa. Então um domingo de manhã, na hora onde todos os fiéis estão na Igreja, você trabalha?

agree  Luciano Eduardo de Oliveira
35 mins
  -> Obrigado Luciano

agree  Isabel Maria Almeida
1 hr
  -> Obrigado Isabel

agree  Sonia Heidemann
1 day2 hrs

42 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
rappel/rapel rápido


Explanation:

rappel rápido, este despencou mesmo com segurança adquiriu uma velocidadee muito grande por pouco não teve tempo de parar, mesmo assim bateu nas pessoas da ...
br.groups.yahoo.com/group/hangon/message/18835 -
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ter/teamv.html



Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: rapel
3 hrs
  -> Thank you Roberto, have a wonderful Sunday!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
descida em corda rápida


Explanation:
A tradução, e utilizando a terminologia usada nas FA em Portugal é "descida em corda rápida", técnica de inserção usada a partir de hélis em voo estacionário, e que permite a uma equipa de 5 elementos estar no local pretendido desde que o 1º sai até ao último chegar ao solo, em cerca de 10 segundos.A travagem faz-se por pressão dos pés e mãos sobre a corda rápida (fast rope). Não é utilizado nenhum dispositivo que prende o militar à corda, como no rappel, nem é utilizado qualquer dispositivo de segurança.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day22 hrs (2009-02-24 08:23:45 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Alexandre Reis: 17:23 Feb 23, 2009: Pelo que eu li no Wikipedia, ela não é usada apenas para descidas de um helicóptero. Eu entendi correto?
Floriana Leary: 18:16 Feb 23, 2009: Sim, está correcto Alexandre, fast-roping não é somente de helicóptero, pode ser de um rochedo, montanha, etc., tenha uma boa tarde!

Par dar mais um esclarecimento sobre o assunto, porque se calhar é melhor trabalhar com os materiais envolvidos em vez de trabalhar com a wikipédia :), uma corda rápida com 20m pesa mais do que um cabo dinâmico com 80mts. Não, não é uma técnica de descida que se use em montanhismo militar, e muito menos em montanhismo civil. Para além da inserção a partir de héli, a corda rápida só é utilizada a partir de uma torre de treino, para familiarizar os militares com a técnica de descida e com com a coordenação da equipa na sua utilização, devido ao custo da hora de voo dos helicópetros.


João Veiga da Fonseca
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Moreira
1 hr