KudoZ home » English to Portuguese » Mining & Minerals / Gems

cratons

Portuguese translation: crátons


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cratons
Portuguese translation:crátons
Entered by: Luiza Modesto

17:34 Apr 27, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mining & Minerals / Gems
English term or phrase: cratons
The sentence is: "diamond primary source rocks are known to occur along deep-seated fractures, and occur on cratons"
mariavaz
crátons
Explanation:
Cráton - porção de crosta terrestre que se mantem estável (ou pouco deformada) por longos períodos de tempo = áreas cratônicas. Crosta terrestre - camada ...
152.92.104.33/timescale/Glossario.html

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-04-27 17:44:04 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.unb.br/ig/glossario/verbete/craton.htm

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2008-04-27 17:45:10 GMT)
--------------------------------------------------

CRÁTON. Núcleo tectonicamente estável, situado no interior do escudo, constituído por complexos terrenos graníticos, que incorporam associações metavulcânicas e sedimentares dis­persas de maneira caótica no seu interior (cintu­rões verdes).
http://br.geocities.com/sibusca/glossario.htm
Selected response from:

Luiza Modesto
Brazil
Grading comment
Thank you!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2crátonsLuiza Modesto
4 +1cratões
César Moreira


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
crátons


Explanation:
Cráton - porção de crosta terrestre que se mantem estável (ou pouco deformada) por longos períodos de tempo = áreas cratônicas. Crosta terrestre - camada ...
152.92.104.33/timescale/Glossario.html

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-04-27 17:44:04 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.unb.br/ig/glossario/verbete/craton.htm

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2008-04-27 17:45:10 GMT)
--------------------------------------------------

CRÁTON. Núcleo tectonicamente estável, situado no interior do escudo, constituído por complexos terrenos graníticos, que incorporam associações metavulcânicas e sedimentares dis­persas de maneira caótica no seu interior (cintu­rões verdes).
http://br.geocities.com/sibusca/glossario.htm

Luiza Modesto
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thank you!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Antonio
57 mins
  -> Thanks. :)

agree  rhandler: Abonado pelo Houaiss: porção de qualquer idade geológica da crosta terrestre, relativamente estável e imóvel, que forma o núcleo de um continente ou a base de um oceano; cráton
2 hrs
  -> Thanks. :)

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cratões


Language variant: Portugal

Explanation:
craton= cratão - GEOLOGIA região da Terra, rígida e estável, no geral de grande extensão;

César Moreira
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Meneses
2 hrs