ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Music

broken chord

Portuguese translation: acorde quebrado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:broken chord
Portuguese translation:acorde quebrado
Entered by: Isabella Becker

10:22 Feb 11, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Music / Instrument - User Guide
English term or phrase: broken chord
Similar to the arpeggio functions provided on some synthesizers, this function automatically produces arpeggios (broken chords) when you simply play the appropriate notes on the keyboard.

Seria "acorde quebrado"?
Isabella Becker
Brazil
acorde quebrado
Explanation:
* Referências:
GLOSSÁRIO MUSICAL ALEMÃO - PORTUGUÊS
Gebrochener Akkord sm acorde quebrado, arpejo
http://www.correiomusical.com.br/saladeest2.htm

Acordes Quebrados Uma outra técnica pode ser usada para simular acordes que não existem na gaita é toca-los em partes. Usando o exemplo do Em, você pode apirar no 5&6 que são E&G, e depois soprar no 7 que é a nota B. Muitas outras combinações são possíveis. Curiosidade: esta técnica é muito usada no Violino, que não produz mais de 2 notas simultâneas. Finalmente, um acorde quebrado pode ser tocado uma nota por vez, o que chamamos de arpegio.
http://www.geocities.com/fe_amaral/aulas/acordes.htm

* Do Houaiss:
acorde quebrado - conjunto de notas de um acorde melodicamente apresentadas.

* Abonações:
Então coloquei os acordes quebrados entre colchetes "[]". Nas cifras que transcrevo, quando dois acordes estão separados por um traço, é porque o tempo já é ...
http://cifraclub.terra.com.br/cifras/bruno-e-marrone/te-amar...

... como Eugênio Nogueira no Estudo nº 1 (somente para a mão esquerda), Jacques Klein no Estudo nº 6 (estudo em acordes quebrados), Villa-Lobos no Estudo nº ...
www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=10573

... de autoria de Burgmüller (1806-1874), onde são abordados os seguintes assuntos da técnica pianística: arpejos, acordes quebrados, escala cromática, ...
http://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo...

Claro que não existem aí os acordes quebrados, as harmonias moribundas e os fluidos arpejos de Debussy, mas está presente boa parte dos sons que ele tira do ...
http://oglobo.globo.com/online/blogs/antonio/default.asp?per...

... acessível "Teresinha de Jesus" usa tema que, aparentemente, provém da Paraíba, aparecendo com ritmos sincopados em trama de acordes quebrados, em posição ...
http://www.kuarup.com.br/br/cat_cd_cada.php?id=85325900

acordes quebrados, oitavas em movimento direto e oitavas de mãos alternadas (ao final). A pintura da paisagem musical a que a melodia se remete, ou seja, ...
http://conservatorio.ufpel.edu.br/admin/artigos/arquivos/Exo...

Toda a peça está construída em dois elementos: bordadura e acorde quebrado. O segundo consiste em separar, quebrar, um acorde em pequenos intervalos – vide ...
http://www.polemicos.com.br/2005_02_01_index.php -

Curiosidade: esta técnica é muito usada no Violino, que não produz mais de 2 notas simultâneas. Finalmente, um acorde quebrado pode ser tocado uma nota por ...
http://www.geocities.com/fe_amaral/aulas/acordes.htm

... Por último, um acorde quebrado da quinta diminuta de Sol, acompanhando o violino que retoma o papel de solista, encerrando a melodia do primeiro período (que ...
http://www.ime.usp.br/~fajardo/musica.htm

25 Estudos Op. 60, de Matteo Carcassi - Guitarpedia
... elementos-base da música erudita. Toda a peça está construída em dois elementos: bordadura e acorde quebrado. O segundo consiste em ...
http://www.guitarpedia.celerasoft.com.br/index.php?title=25_...

Ou dos gritos dos acordes quebrados de uma fúria rock'n roll. Nada para ser além de tudo o que ninguém quer que você seja. Nada para ser além da quebra de ...
http://www.beatbblearg.hpg.ig.com.br/nada.htm
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Obrigada, Carlos.
Hari, seu comentário foi muito pertinente.
Obrigada também aos outros colegas que se esforçaram para me ajudar.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4arpejo/arpeggioSormane Fitzgerald Gomes
4 +4acorde arpejado/ harpejadoClaudio Mazotti
5 +2acorde quebradoCarlos Angelo
4 -1Notas soltas/ notas quebrados
Agata Castro


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
acorde arpejado/ harpejado


Explanation:
Acorde de séptima, (Spanish) seventh chord. Acorde de séptima de dominante, (Spanish) dominant seventh chord. Acorde harpejado, (Portuguese) broken chord ...
www.dolmetsch.com/defsa.htm

5) Acordes arpejados, nestas mesmas tonalidades. 6) Estudos extraídos de qualquer dos métodos aconselhados na ... B. Bartok: Broken Chords (Mik. III nº 85) ...
www.ct-musica-porto.rcts.pt/page41.htm

Harpejado: as notas são executadas uma após a outra. Quantidade de notas: os acordes podem ter 3, 4, 5, 6, etc. notas diferentes em sua formação. [editar] ...
www.pt.wikipedia.org/wiki/Acorde

... Na quase totalidade da minha peça a linha melódica não corresponde ao acorde harpejado pelo piano nesse momento, e no entanto a sonoridade é praticamente ...
www.luiscarvalho.com/obras/3pieces/3pieces-.pdf

... como disse ali o squarepusher, there is no such thing as "escala diminuta", acho que o tu chamas é mesmo um acorde diminuto harpejado... ...
www.forumusica.com/forum/index.php?showtopic=4771


Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: Arpeggio: The notes of a chord played in succession to one another, rather than simultaneously.
9 mins
  -> obrigado, Antonio!

agree  Lumen: La, la, la, la.......
1 hr
  -> obrigado!!!

agree  xxxVanussa
3 hrs
  -> obrigado!!!

agree  Jorge Freire
2 days11 hrs
  -> obrigado!!!

28 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
acorde quebrado


Explanation:
* Referências:
GLOSSÁRIO MUSICAL ALEMÃO - PORTUGUÊS
Gebrochener Akkord sm acorde quebrado, arpejo
http://www.correiomusical.com.br/saladeest2.htm

Acordes Quebrados Uma outra técnica pode ser usada para simular acordes que não existem na gaita é toca-los em partes. Usando o exemplo do Em, você pode apirar no 5&6 que são E&G, e depois soprar no 7 que é a nota B. Muitas outras combinações são possíveis. Curiosidade: esta técnica é muito usada no Violino, que não produz mais de 2 notas simultâneas. Finalmente, um acorde quebrado pode ser tocado uma nota por vez, o que chamamos de arpegio.
http://www.geocities.com/fe_amaral/aulas/acordes.htm

* Do Houaiss:
acorde quebrado - conjunto de notas de um acorde melodicamente apresentadas.

* Abonações:
Então coloquei os acordes quebrados entre colchetes "[]". Nas cifras que transcrevo, quando dois acordes estão separados por um traço, é porque o tempo já é ...
http://cifraclub.terra.com.br/cifras/bruno-e-marrone/te-amar...

... como Eugênio Nogueira no Estudo nº 1 (somente para a mão esquerda), Jacques Klein no Estudo nº 6 (estudo em acordes quebrados), Villa-Lobos no Estudo nº ...
www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=10573

... de autoria de Burgmüller (1806-1874), onde são abordados os seguintes assuntos da técnica pianística: arpejos, acordes quebrados, escala cromática, ...
http://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo...

Claro que não existem aí os acordes quebrados, as harmonias moribundas e os fluidos arpejos de Debussy, mas está presente boa parte dos sons que ele tira do ...
http://oglobo.globo.com/online/blogs/antonio/default.asp?per...

... acessível "Teresinha de Jesus" usa tema que, aparentemente, provém da Paraíba, aparecendo com ritmos sincopados em trama de acordes quebrados, em posição ...
http://www.kuarup.com.br/br/cat_cd_cada.php?id=85325900

acordes quebrados, oitavas em movimento direto e oitavas de mãos alternadas (ao final). A pintura da paisagem musical a que a melodia se remete, ou seja, ...
http://conservatorio.ufpel.edu.br/admin/artigos/arquivos/Exo...

Toda a peça está construída em dois elementos: bordadura e acorde quebrado. O segundo consiste em separar, quebrar, um acorde em pequenos intervalos – vide ...
http://www.polemicos.com.br/2005_02_01_index.php -

Curiosidade: esta técnica é muito usada no Violino, que não produz mais de 2 notas simultâneas. Finalmente, um acorde quebrado pode ser tocado uma nota por ...
http://www.geocities.com/fe_amaral/aulas/acordes.htm

... Por último, um acorde quebrado da quinta diminuta de Sol, acompanhando o violino que retoma o papel de solista, encerrando a melodia do primeiro período (que ...
http://www.ime.usp.br/~fajardo/musica.htm

25 Estudos Op. 60, de Matteo Carcassi - Guitarpedia
... elementos-base da música erudita. Toda a peça está construída em dois elementos: bordadura e acorde quebrado. O segundo consiste em ...
http://www.guitarpedia.celerasoft.com.br/index.php?title=25_...

Ou dos gritos dos acordes quebrados de uma fúria rock'n roll. Nada para ser além de tudo o que ninguém quer que você seja. Nada para ser além da quebra de ...
http://www.beatbblearg.hpg.ig.com.br/nada.htm

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Carlos.
Hari, seu comentário foi muito pertinente.
Obrigada também aos outros colegas que se esforçaram para me ajudar.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hari Cavalcante: Acorde Quebrado = Arpejo ... seria redundante dizer acorde arpejado já que que um Arpejo é um acorde cujas notas são tocadas em uma execução de notas sucessiva em certa escala de tempo
1 hr

agree  rhandler
8 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Notas soltas/ notas quebrados


Explanation:
notas distorcidas devido a inesperiencia ou erro do musico.

Agata Castro
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Lumen: I beg to differ.
22 mins

neutral  Hari Cavalcante: acho q vc quis dizer acorde dissonante ou desafinado...mas broken chord aqui tem o mesmo significado que Arpejo
47 mins

neutral  xxxVanussa: inexperiência
2 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
arpejo/arpeggio


Explanation:
Simplesmente "arpejo", ou dependendo do publico, deixar na forma italiana mesma "arpeggio".
Sou formado em musica, tenho tocado violino e cravo a minha vida inteira e nunca ouvi ninguem dizer "acorde quebrado" em PT.

Arpeggio...Just How Do You Play & Perfect A Guitar Arpeggio?
Playing an arpeggio, also known as “broken chords”, is not that difficult if you
follow a proven method of procedure that has stood the test of time. ...www.learnclassicalguitar.com/arpeggio.html - 33k

Arpeggio | Dictionary & Translation by Babylon
arpeggio. s. arpejo (em música-toque ligeiro dos sons de um acorde um após o outro)
... arpeggio. arpejo. The best Glossary by Kelkouli Rédha. arpeggio ...
www.babylon.com/definition/Arpeggio/All - 42k

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxMarttim
1 hr
  -> Obrigado.

agree  Roberto Monteiro de Lima
7 hrs
  -> Obrigado.

agree  xxxtagl: pela minha formação musical, sempre disse arpeggio, na forma italiana. Mas traduzindo, seria arpejo.
14 hrs
  -> Obrigado, Tiago. Pois eh, quem conhece de musica sabe disso.

agree  xxxInes Cas
1 day22 hrs
  -> Obrigado.