ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Music

avohai

Portuguese translation: avohai

21:17 Mar 14, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Music
English term or phrase: avohai
para usa-lo como nome
fabiana
Portuguese translation:avohai
Explanation:
José Ramalho Neto nasceu em Brejo da Cruz, PB, em 3 de outubro de 1949.

É um músico intenso. Sua poesia é profundamente nordestina e, ao mesmo tempo, é universal. A sonoridade de sua música pode tanto ter sotaque nordestino, como nuances orientais. É uma miscigenação musical nascida, talvez, da própria natureza do artista.

Seu primeiro sucesso foi “Avohai” (música que até ele confessa que poderia ter sido psicografada), onde mais do que nunca é mostrada a ponte que existe entre o nordeste e o oriente.

Sua música está recheada citações às sua próprias experiências pessoais: movimento hippie, a batalha pelo pão, a necessidade de arranjar dinheiro, seja lá do jeito que for, a procura de uma experiência mística, a tristeza de uma amor impossível...tudo isto está registrado na música de Zé Ramalho.

Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4avohai
Maria Luisa Duarte
5 +2avô e pai
Cecilia Bartalotti
5nonsenseAntónio Ribeiro
3 +1avô, vô, vovô
Tania Marques-Cardoso


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
nonsense


Explanation:
Where is the squash box?

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
avohai


Explanation:
José Ramalho Neto nasceu em Brejo da Cruz, PB, em 3 de outubro de 1949.

É um músico intenso. Sua poesia é profundamente nordestina e, ao mesmo tempo, é universal. A sonoridade de sua música pode tanto ter sotaque nordestino, como nuances orientais. É uma miscigenação musical nascida, talvez, da própria natureza do artista.

Seu primeiro sucesso foi “Avohai” (música que até ele confessa que poderia ter sido psicografada), onde mais do que nunca é mostrada a ponte que existe entre o nordeste e o oriente.

Sua música está recheada citações às sua próprias experiências pessoais: movimento hippie, a batalha pelo pão, a necessidade de arranjar dinheiro, seja lá do jeito que for, a procura de uma experiência mística, a tristeza de uma amor impossível...tudo isto está registrado na música de Zé Ramalho.




    Reference: http://www.mpbnet.com.br/musicos/ze.ramalho/
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: excelente
21 mins
  -> obrigado!

agree  brigith: puxa, o que uma pessoa aprende, Maria Luísa ... beijo grande
21 mins
  -> Obrigado!

agree  Claudio Mazotti: living and learning!
2 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
16 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
avô, vô, vovô


Explanation:
Olá, Fabiana!

Creio que poderíamos ajudar mais se você tivesse dado mais informações. Com o vocábulo isolado, terei de me limitar ao que acabo de descobrir na Web -- uma impressão (vaga) de que se trata da maneira pela qual o Zé Ramanho chamava o avô e a letra da música que leva esse nome...



http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0206/1...

Re: Significado da Palavra Avohai
Lista de discussão sobre samba e choro, estilos musicais brasileiros.
Página principal > Tribuna Livre > Arquivo das mensagens > Indice mensal

Nova mensagem Responder Mensagens por data Mensagens por discussão Mensagens por assunto Mensagens por autor
pl_PL: Cesar Miranda (cesarmiranda_br_at_yahoo.com.br)
Data: qui 27 jun 2002 - 10:41:44 EST
 Próxima mensagem: Sonia Palhares Marinho: "Re: Okolofé: o que é?"
 Mensagem anterior: Fernando Toledo: "Re: dadaísmo eraRe: Aldir Blanc e Djavan"
 Em resposta à: Catia Susane Pilger: "Significado da Palavra Avohai"
 Próxima na discussão: Bruno Ribeiro: "Re: Significado da Palavra Avohai"
Catia,
se não me engano é como o Zé Ramalho chamava seu (o dele) avô que se
chamava Raimundo...
[]
cesar
Catia Susane Pilger <catia@enerluz.com.br> escreveu: Gostaria de saber o
significado da palavra Avohai



Avôhai
Zé Ramalho

Um velho cruza a soleira
De botas longas, de barbas longas
De ouro o brilho do seu colar
Na laje fria onde quarava sua camisa
E seu alforje de caçador
O meu velho e invisível avôhai
O meu velho e invisível avôhai


Neblina turva e brilhante em meu cérebro coágulos de
sol
A manita matutina e que transparente cortina ao meu
redor
Se eu disser que é meio sabido você diz que é meio pior
Mais e pior do que o planeta quando perde o girassol

Era o terço de brilhante nos dedos de minha avó
E nunca mais eu tive medo da porteira nem também da
companheira
Que nunca dormia só

Avôhai, avôhai
Um brejo cruza a poeira de fato existe num tom mais
leve na palidez desse pessoal
Pares de olhos tão profundos que amargam as pessoas
que fitar
Mas que bebem sua vida, sua alma, na altura que
mandar
Na pedra de turmalina e no terreiro da usina eu me criei
Voava de madrugada e na cratera condenada eu me calei
E se eu calei foi de tristeza, você cala por calar
E calado vai ficando, só fala quando eu mandar
Rebuscando a consciência com medo de viajar
Até o meio da cabeça do cometa
Girando na carrapeta no jogo de improvisar
Entrecortando eu sigo dentro a linha reta
Eu tenho a palavra certa pra doutor não reclamar
Avôhai, avôhai, avôhai, avôhai


São os olhos, são as asas, cabelos de avôhai, avôhai



Tania Marques-Cardoso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
13 hrs

15 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
avô e pai


Explanation:
Diz o próprio Zé Ramalho que a palavra Avohai é uma mistura de "avô" e "pai".

Cá está em palavras do próprio Zé Ramalho (numa entrevista):
"O velho avohai, que me criou, era funcionário público e teve a preocupação de tirar a família de lá e levar pra capital, onde tinha “bons colégios e educação". "

E aqui a explicação do próprio Zé Ramalho para a origem da palavra de onde surgiu a sua música:
"Zé – Fazia chá, fumava cogumelos secos... valia tudo. A revelação de Avohai foi uma coisa estranha, porque foi em plena luz do dia. Num determinado momento, eu olhei pro céu e vi uma nave gigantesca, uma nave-mãe, se escondendo por trás de umas nuvens. Estávamos todos vendo a mesma coisa. Nesse momento veio uma voz no meu ouvido, falando assim, sussurrada: ‘avohai’. Essa voz parecia um pouco com a voz de Bob Dylan (olha só que história, bicho). Era como se ele estivesse me transmitindo aquilo. Naquele momento eu senti que aquela revelação era a minha projeção de pessoa criada pelo avô, como eu fui. Meu pai morreu quando eu tinha um ano e meio, morreu afogado no sertão. Foi atravessar um açude a nado, depois de ter bebido umas cachaças, deu uma cãibra e ele se afogou. Nunca conheci a figura paterna. O que significava o avohai, no fim de tudo? Unir a humanidade toda. Durante o período de uma semana eu fiz as músicas que praticamente definiram a minha vida: Chão de Giz, Vila do Sossego, Garoto de Aluguel... Todas foram feitas numa semana só (por isso eu digo que foi a semana da iluminação), depois da revelação de Avohai. Foi uma transformação. Era muito fácil pegar o violão, ligar o gravador e ver o que tinha na cabeça. Isso nunca mais me aconteceu, foi somente nesse período."
http://www.bundasnet.com.br/edicoes/2000/06/27/entrevista.ht...


    Reference: http://www.bundasnet.com.br/edicoes/2000/06/27/entrevista.ht...
    Reference: http://www.secrel.com.br/jpoesia/jneumanne02c.html
Cecilia Bartalotti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
1 hr
  -> obrigada, Roberto

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: Excelente!
3 hrs
  -> muito obrigada, tamosai