KudoZ home » English to Portuguese » Nutrition

Blood sugar

Portuguese translation: glicose sanguinea, açúcar no sangue, glicemia, taxa de açúcar no sangue


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Blood sugar
Portuguese translation:glicose sanguinea, açúcar no sangue, glicemia, taxa de açúcar no sangue
Entered by: jthompson

01:06 Mar 13, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Nutrition
English term or phrase: Blood sugar
Seria indice glicemico?

obrigada!
jthompson
Brazil
glicose sanguinea
Explanation:
:)
Selected response from:

Katarina Peters
Canada
Grading comment
Obrigada pessoal. No final das contas estou usando várias sugestões! :)
Sucesso para todos nós, sempre!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8glicose sanguinea
Katarina Peters
4 +8acucar no sanguezaicaner
4(taxa de) glicemia
Paul Dixon
5 -1índice glicémico
Ivana de Sousa Santos


Discussion entries: 2





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
blood sugar
glicose sanguinea


Explanation:
:)

Katarina Peters
Canada
Works in field
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada pessoal. No final das contas estou usando várias sugestões! :)
Sucesso para todos nós, sempre!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
1 hr
  -> Obrigada, Claudio

agree  Dora Matos: açúcar no sangue, glicose sanguínea e até glicemia, dependendo muito do contexto, tipo de texto, público-alvo, etc.
9 hrs
  -> Obrigada, Dora

agree  Roberto Cavalcanti
11 hrs
  -> Obrigada, Roberto

agree  tamada: comentário ótimo o de Dora Matos, depende muito do contexto e do público-alvo
13 hrs
  -> Obrigada, tamada

agree  Denise Monteiro de Souza: acucar no sangue, parece ser o mais indicado
13 hrs
  -> Obrigada, Denise, sim, na linguagem popular é açucar no sangue

agree  Cristina Santos
14 hrs
  -> Obrigada, Cristina

agree  Glauco: Acho que a tradutora DEVE escolher uma opção que cite sangue, como a indicada aqui, com a palavra "sanguíneo" (atenção ao acento). Glicose pode estar relacionada com/ser dosada em urina, líquor... GLICOSE SANGUÍNEA é, parece, a melhor opção.
1 day2 hrs
  -> Obrigada, Glauco!

agree  Humberto Ribas
15 days
  -> Obrigada, Humberto

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
blood sugar
acucar no sangue


Explanation:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2007012902543...
http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo...

zaicaner
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: tb
1 hr
  -> obrigada!

agree  Gad Kohenov: Yes. or clucosa que circula na corrente sanguinea (medicina). But the last one is too long.
6 hrs
  -> Obrigada!

agree  Paul Dixon: OK, depending on context.
7 hrs
  -> Obrigada!

agree  reginakersten
7 hrs
  -> Obrigada!

agree  Dora Matos: açúcar no sangue, glicose sanguínea e até glicemia, dependendo muito do contexto, tipo de texto, público-alvo, etc.
9 hrs
  -> Obrigada!

agree  Denise Monteiro de Souza: acucar no sangue, parece ser o mais indicado
13 hrs
  -> Obrigada!

agree  Cristina Santos
14 hrs
  -> Obrigada!

neutral  Glauco: Depende. "Açúcar no sangue" é muito popular. Eu poria isso na fala de uma personagem mais popular. Em livro técnico, não.
1 day2 hrs

agree  snows
8 days

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
blood sugar
índice glicémico


Explanation:
O índice glicêmico (IG) é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Sempre que ingerimos carboidratos, ...
pt.wikipedia.org/wiki/Índice_glicêmico - 20k

Ivana de Sousa Santos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paul Dixon: Yes, indeed. In Brazil "glicêmico".
15 mins

disagree  Dora Matos: O índice glicémico é utilizado para classificar os alimentos (alto ou baixo IG) e o efeito que esses alimentos têm na glicemia. Não são sinónimos.http://www.apdietistas.pt/artigos/indice_glicemico.html; http://en.wikipedia.org/wiki/Glycemic_index
2 hrs

disagree  Glauco: Concordo com Dora. Insisto em tradução com referência explícita a sangue.
19 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
blood sugar
(taxa de) glicemia


Explanation:
Although "índice glicêmico" is also used, the usual term in Brazil is "taxa de glicemia", with "no sangue" usually being omitted, obvious from the context.

Paul Dixon
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese