KudoZ home » English to Portuguese » Other

condominial approach

Portuguese translation: sistema condominial de esgotos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:condominial approach
Portuguese translation:sistema condominial de esgotos
Entered by: CristinaPereira

16:49 Aug 31, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: condominial approach
In Brazil the condominial approach to sewerage has reduced costs and brought sanitation to millions of households—and it is now being adopted elsewhere.

Encontrei estas explicações:

This partnership is based on the "condominial approach" — a system pioneered by Brazilian engineers that combines community engagement and appropriate technology to get clean water and sanitation to residents cheaply.

The condominial approach to the construction of water and sewerage networks was developed in Brazil during the 1980s as a response to the challenges posed by expanding services into neighbourhoods on the urban periphery. Using this method, water and sewerage services are not provided to each housing unit but to blocks of dwellings grouped into a unit known as a condominium.

Talvez algum colega brasileiro possa ajudar...

Obrigada desde já.
CristinaPereira
esgoto condominial
Explanation:
O "esgoto condominial", sistema destinado a um grupo de usuários que compartilham serviços coletivos, foi desenvolvido em Pernambuco no início dos anos 80 e possibilitou a construção de serviços de saneamento em bairros populares, impossíveis de serem atendidos pelo sistema tradicional. A adoção de um sistema de esgotos condominiais requer um conjunto de ações que posibilitem a mobilização, a educação, a organização e participação da população, demandando, também, o envolvimento do setor público, dos concessionários e da comunidade em novas formas de gestão e manutenção dos equipamentos.



--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2006-08-31 17:02:02 GMT)
--------------------------------------------------

ou sistema condominial de esgoto

[PDF] USO E FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS CONDOMINIAIS DE ESGOTOS: UM ESTUDO ...Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA CONDOMINIAL DE ESGOTO. O SCE é um sistema no qual um grupo de usuários compartilha do mesmo ramal de. coleta de esgoto. ...
www.assemae.org.br/cd/Trab2/a8.pdf - Páginas Semelhantes


CompesaXII - Ramal Condominial de Esgoto - rede coletora na área interna do lote;. XIII - Ramal Predial de Água - conjunto de tubulações e peças especiais situadas ...
www.compesa.com.br/index.php?option=content&task=view&id=34... - 68k - Em cache - Páginas Semelhantes


Agência Estadual de Notícias - Notícias / Artigos / Pautas ...A saída apontada no Seminário é o sistema de esgoto condominial, pelo qual é possível economizar até 75% no metro linear dos ramais, em relação ao sistema ...
www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=9... - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes


Selected response from:

Eneida Martins
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos pelas explicações. Escolho a resposta da Eneida porque foi a primeira fazer-me ver a luz :-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +4sistema/modelo condominial
Cristiane Gomes
4sistema de saneamento usado pelos condomínios
Leonardo MILANI
4acesso condominial (para esgoto)
Flavia Martins dos Santos
3 +1abordagem condominial
R-i-c-h-a-r-d
4esgoto condominial
Eneida Martins


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
abordagem condominial


Explanation:
..hope this helps, but it's a long-shot

R-i-c-h-a-r-d
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Chagas: concordo, "abordagem condominial (da questão) do saneamento" parece mais fluente e de acordo com o contexto apresentado
2 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
esgoto condominial


Explanation:
O "esgoto condominial", sistema destinado a um grupo de usuários que compartilham serviços coletivos, foi desenvolvido em Pernambuco no início dos anos 80 e possibilitou a construção de serviços de saneamento em bairros populares, impossíveis de serem atendidos pelo sistema tradicional. A adoção de um sistema de esgotos condominiais requer um conjunto de ações que posibilitem a mobilização, a educação, a organização e participação da população, demandando, também, o envolvimento do setor público, dos concessionários e da comunidade em novas formas de gestão e manutenção dos equipamentos.



--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2006-08-31 17:02:02 GMT)
--------------------------------------------------

ou sistema condominial de esgoto

[PDF] USO E FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS CONDOMINIAIS DE ESGOTOS: UM ESTUDO ...Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA CONDOMINIAL DE ESGOTO. O SCE é um sistema no qual um grupo de usuários compartilha do mesmo ramal de. coleta de esgoto. ...
www.assemae.org.br/cd/Trab2/a8.pdf - Páginas Semelhantes


CompesaXII - Ramal Condominial de Esgoto - rede coletora na área interna do lote;. XIII - Ramal Predial de Água - conjunto de tubulações e peças especiais situadas ...
www.compesa.com.br/index.php?option=content&task=view&id=34... - 68k - Em cache - Páginas Semelhantes


Agência Estadual de Notícias - Notícias / Artigos / Pautas ...A saída apontada no Seminário é o sistema de esgoto condominial, pelo qual é possível economizar até 75% no metro linear dos ramais, em relação ao sistema ...
www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=9... - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes





    Reference: http://www.ibam.org.br/urbanos/assunto3/blt4_2.htm
Eneida Martins
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 129
Grading comment
Obrigada a todos pelas explicações. Escolho a resposta da Eneida porque foi a primeira fazer-me ver a luz :-)

39 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +4
sistema/modelo condominial


Explanation:
"O sistema condominial para implantação de redes de água e esgoto..."

É uma idéia.

Cristiane Gomes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiz Almeida
3 mins

agree  Fernando Domeniconi
16 mins

agree  Claudio Mazotti: exatamente, veja uma das várias ref: www.enge.com.br/manual_esg_sanit.htm
4 hrs

agree  Denise Miranda: Sistema codomiial. As referências dadas pela Eneida explicam bem.
19 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
acesso condominial (para esgoto)


Explanation:
Conclusão tirada pesquisando em dicionário técnico.

Flavia Martins dos Santos
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
condominial approach to sewerage
sistema de saneamento usado pelos condomínios


Explanation:
Oi Cris,

Ao invés de falar de um sistema de saneamento próprio à "abordagem" (como disse um colega) condominial, o ponto consiste em dizer que o fato de que existem condomínios e a forma como funcionam tornou o acesso ao recurso mais barato o anpliou sua distribuição.

É antes de tudo uma conseqüência do modo como funcionam. Por exemplo: como a despesa correspondente ao fornecimento de água é partilhada entre os condôminos aqueles que têm banheira em casa evitam de usá-la diariamente, para não encarecer a despesa comun a todos (=o modalidade impõe uma consciência moral que resulta em economia).

Assim, sua frase ficaria algo como:

"No Brasil, o sistema de saneamento/rede de esgotos usado pelos condomínios reduziu os custos ..." etc

Espero que ajude !!

Beijos

LEO

Leonardo MILANI
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese