KudoZ home » English to Portuguese » Other

paint-by-numbers exercise

Portuguese translation: Não significa segui-las à risca


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:paint-by-numbers exercise
Portuguese translation:Não significa segui-las à risca
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

02:02 Mar 7, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
/ Leading Quietly
English term or phrase: paint-by-numbers exercise
For quiet leaders, taking the rules seriouly doens not mean treating them as a paint-by-numbers exercise.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
não significa segui-las à risca
Explanation:
HTH.
Selected response from:

Gino Amaral
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5obediência cega
José Antonio Azevedo
4 +3não significa segui-las à risca
Gino Amaral
5não poder exercer a (sua) criatividade
D.Distler
4exercício sem criatividade
Jorge Freire


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
obediência cega


Explanation:
Teresa, o exercício de "pintar pelos números", caso você prefira uma resposta literal, nada mais é do que aqueles desenhos divididos em áreas numeradas, cada uma delas correspondendo a uma cor. Assim, tudo o que você precisa fazer é pintar cada área na sua cor respectiva, gerando um desenho padronizado.
No contexto acima, isso significa uma obediência cega às regras, sem nem ao menos discutir casos em que as mesmas poderiam ser usadas de forma mais flexível.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ?NGELO: Totalmente de acordo. Bem visto.
14 mins
  -> Obrigado, Ângelo.

agree  Gabriela Frazao
51 mins
  -> Obrigado, Gabriela.

agree  Rafa Lombardino
1 hr
  -> Obrigado, Rafaela.

agree  Fiona N�voa
7 hrs
  -> Obrigado, FiBi.

agree  Paulo Celestino Guimaraes
9 hrs
  -> Obrigado, Paulo.

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
não poder exercer a (sua) criatividade


Explanation:
... a observância das regras não implica em que não possam exercer a sua criatividade.

A analogia ao "paint by numbers" me parece trazer uma conotação de que, por terem que utilizar cores pré determinadas, sua criatividade gerencial seria tolhida.

D.Distler
Brazil
PRO pts in pair: 48

35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
não significa segui-las à risca


Explanation:
HTH.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink
1 hr

agree  Roberto Cavalcanti
8 hrs

agree  vzachi: "Paint by numbers" se refere àqueles jogos do tipo "ligue os números e forme uma figura", ou seja, se você não seguir a seqüência, não vai formar a figura proposta.
16 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
exercício sem criatividade


Explanation:
As explicações foram bem dadas pelo José Azevedo e pelo Distler, mas julgo que a tradução ficará mais correcta com a expressão que apresento

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004