KudoZ home » English to Portuguese » Other

the trains would not run on time and society would fly apart

Portuguese translation: os trens não cumpririam seus horários e a sociedade se distanciaria.


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:the trains would not run on time and society would fly apart
Portuguese translation:os trens não cumpririam seus horários e a sociedade se distanciaria.
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

02:06 Mar 7, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
/ Leading
English term or phrase: the trains would not run on time and society would fly apart
If most people did not behave this way most of the time, the trains would not run on time and society would fly apart.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Se a maioria das pessoas não se comportasse assim regularmente,
Explanation:
os trens não cumpririam seus horários e a sociedade se desintegraria.

Embora exista uma obvia ironia, o sentido me parece literal no tocante a não haver expressões idiomáticas.
Selected response from:

D.Distler
Brazil
Grading comment
Agradeço a todos. Fiz uma combinação de todas as respostas mas só posso escolher um.
Gratíssima
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1os horários não se cumpririam e a sociedade desintegrar-se-ia.?NGELO
4 +1os trens não andariam dentro do horário e a sociedade se esfacelaria
José Antonio Azevedo
5Se a maioria das pessoas não se comportasse assim regularmente,
D.Distler
5note (too late you've already chosen....)
Theodore Fink
4os trens não sairiam no horário e a sociedade se distanciaria
Gino Amaral


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
os trens não andariam dentro do horário e a sociedade se esfacelaria


Explanation:
Na maioria dos países desenvolvidos, os horários dos trens são considerados uma coisa quase "sagrada". Portanto, se esses horários deixassem de ser cumpridos, isso seria considerado quase como o fim da sociedade como a conhecemos.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
9 hrs
  -> Obrigado, Paulo.

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Se a maioria das pessoas não se comportasse assim regularmente,


Explanation:
os trens não cumpririam seus horários e a sociedade se desintegraria.

Embora exista uma obvia ironia, o sentido me parece literal no tocante a não haver expressões idiomáticas.


D.Distler
Brazil
PRO pts in pair: 48
Grading comment
Agradeço a todos. Fiz uma combinação de todas as respostas mas só posso escolher um.
Gratíssima
Teresa

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
os trens não sairiam no horário e a sociedade se distanciaria


Explanation:
HTH.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
os horários não se cumpririam e a sociedade desintegrar-se-ia.


Explanation:
Não me parece que nos casos português ou brasileiro "o céu nos caísse em cima da cabeça" se os combóios não partissem a tempo (seriamos conhecidos como os tola-achatada, se assim fosse...) Assim sendo, proponho que a ideia da necessidade de cumprir horários para o bom funcionamento da sociedade se traduza precisamente pela necessidade de cumprir horários.

?NGELO
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao: Sem dúvida, uma boa sugestão em português PT
13 mins
  -> Obrigado, Gabriela.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
note (too late you've already chosen....)


Explanation:
Teresa:

The comment about the trains running on time is a reference to Mussolini.

After years of Dictatorship, his major accomplishment was having the trains run on time.

It's been a running joke ever since, alluding to hollow burocracies.

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593