KudoZ home » English to Portuguese » Other

passive-agressive bullshit

Portuguese translation: tretas passivo-agressivas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:passive-agressive bullshit
Portuguese translation:tretas passivo-agressivas
Entered by: Teresa Bento

16:42 Oct 26, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: passive-agressive bullshit
O personagem está criticando a postura de alguém:
"Passive-agressive bullshit. Now I always recognize that in people".
ajato
tretas passivo-agressivas
Explanation:
"Personalidade passivo-agressiva

Os comportamentos de uma pessoa com uma personalidade passivo-agressiva (negativista) têm como objectivo encoberto controlar ou castigar os outros. O comportamento passivo-agressivo é frequentemente expresso como demorado, ineficiente e mal-humorado. Muitas vezes, os indivíduos com uma personalidade passivo-agressiva aceitam realizar tarefas que na realidade não desejam fazer e a seguir o seu procedimento é o de minar subtilmente a concretização dessas tarefas. Esse comportamento geralmente serve para exprimir uma hostilidade oculta."

I have added the slang "tretas".
Selected response from:

Teresa Bento
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5tretas passivo-agressivas
Teresa Bento
5 +3treta passivo-agressiva
Marta Caldeira
3esses m****s dessas maluquices
Paulo César Mendes MD, CT


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
tretas passivo-agressivas


Explanation:
"Personalidade passivo-agressiva

Os comportamentos de uma pessoa com uma personalidade passivo-agressiva (negativista) têm como objectivo encoberto controlar ou castigar os outros. O comportamento passivo-agressivo é frequentemente expresso como demorado, ineficiente e mal-humorado. Muitas vezes, os indivíduos com uma personalidade passivo-agressiva aceitam realizar tarefas que na realidade não desejam fazer e a seguir o seu procedimento é o de minar subtilmente a concretização dessas tarefas. Esse comportamento geralmente serve para exprimir uma hostilidade oculta."

I have added the slang "tretas".



    Reference: http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D115
Teresa Bento
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira
5 mins
  -> obrigada, Mariana

agree  Mário Seita
6 mins
  -> obrigada, Mário

agree  Kemper Combs
17 hrs

agree  Jorge Santos
17 hrs

agree  Cristiane Gomes
19 hrs

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
treta passivo-agressiva


Explanation:
Comportamento passivo-agressivo manifesta-se através de mau-humor, ineficácia, etc...


    Reference: http://www.thefreedictionary.com/passive-aggressive
    Reference: http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec7_89.htm
Marta Caldeira
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mário Seita: Gosto mais no singular, mas não sei se dá para o Brasil.
5 mins

agree  Susy Ordaz
1 hr

agree  Kemper Combs
17 hrs

22 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
esses m****s dessas maluquices


Explanation:
Esse uso de 'passive-aggressive' é um xingamento de conotação psiquiátrica. Como quase não se usa essa expressão no Brasil (lá fora é bem mais comum...), acho que é melhor, se possível, usar uns palavrões mais correntes por aqui. Seguir fielmente a definição de passivo-agressivo talvez torne o texto artificial...

Paulo César Mendes MD, CT
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 6