KudoZ home » English to Portuguese » Other

harassment

Portuguese translation: assédio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:harassment
Portuguese translation:assédio
Entered by: Karin Usher

15:56 Apr 4, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: harassment
XXXXX is an anti-discrimination and anti-harassment agency...
Karin Usher
assédio
Explanation:
O assédio pode ser sexual ou moral:
Assédio sexual:
"Assediar alguém com violação do dever do cargo, ministério ou profissão, exigindo direta ou indiretamente prestação de favores sexuais como condição para criar ou conservar direito ou para atender a pretensão da vítima."

Assédio moral:

"É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, onde predomina condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização."
Selected response from:

Renée Levié
Grading comment
O trabalho já foi entregue e acabei utilizando a tradução assédio. Mas ainda não concordo 100% com essa tradução, neste contexto. O fato é que esta organização ajuda pessoas que sofreram “harassment” em quaisquer situações que se possa imaginar. Por exemplo, no caso de um velhinho que foi agredido fisicamente, acho que eu utilizaria a tradução agressão para harassment. No caso de uma pessoa ter sido insultada por motivo racial, talvez utilizasse: abuso verbal, ou preconceito racial, ou algo assim, apesar de que já ouvi a expressão assédio racial, mas acho meio esquisito. Enfim, ainda não consegui determinar uma tradução para o termo em questão que englobe todo e qualquer tipo de harassment. Agradeço a todos que deram sugestões, e escolhi esta como a que mais ajudou por causa das referências. Obrigada novamente a todos! Se alguém tiver uma sugestão para uma tradução que englobe todos os tipos de harassment, eu gostaria muito de saber, pois tenho traduzido muitos textos para esta organização e tenho certeza que ele aparecerá de novo! Thanks!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +17Assédio
BrazBiz
4 +1constrangimento/ assédio sexual ou moral
mary bueno
4 +1assédio / perseguiçãoSilvia Borges
4assédioRenée Levié


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +17
Assédio


Explanation:
xxxx é uma agência (que luta) contra a discriminação e contra o assédio

BrazBiz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 429

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao
2 mins
  -> Tks, Gabriela

agree  Armando A. Cottim
2 mins
  -> Tks, Armando

agree  Paulo Celestino Guimaraes
3 mins
  -> Tks, Paulo

agree  M.Badra: Sem dúvida.
10 mins
  -> Tks, Márcio

agree  Ligia Dias Costa
18 mins
  -> Tks, Lígia

agree  Silvio Picinini
24 mins
  -> Tks, Silvio

agree  xxxarnaldo
27 mins
  -> Tks, arnaldo

agree  Spina
35 mins
  -> Tks, Spina

agree  Theodore Fink: Eh isso ai, gente!!
1 hr
  -> cheers Ted

agree  John Punchard
1 hr
  -> Tks, John

agree  poulson: Como óbvio - é conhecida até a expressão "sexual harassement"...
2 hrs
  -> é, mas ela não especifica, aí fica só assédio mesmo...

agree  Manuela Brehm
4 hrs
  -> Tks Valentim

agree  Ivan Costa Pinto
6 hrs
  -> Tks, Ivan

agree  Eliane Rio Branco
8 hrs
  -> Tks, Eliane

agree  José Antonio Azevedo
9 hrs

agree  Pedro Sítima
16 hrs

agree  Walter Moura
2 days3 hrs

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
assédio / perseguição


Explanation:
contra o assédio (which could be sexual or moral harassment).

or

contra a perseguição (to chase, to pursuit, to harass)

HIH you!


    Reference: http://www.assediomoral.org/
Silvia Borges
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 326

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ivan Costa Pinto
6 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
constrangimento/ assédio sexual ou moral


Explanation:
uso do poder para induzir alguém a agir de forma contrária a seus princípios ou sua vontade.

mary bueno
PRO pts in pair: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adam Prus-Szczepanowski: Concordo. Pode ser constrangimento tb!
1 day4 hrs

1 day18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
assédio


Explanation:
O assédio pode ser sexual ou moral:
Assédio sexual:
"Assediar alguém com violação do dever do cargo, ministério ou profissão, exigindo direta ou indiretamente prestação de favores sexuais como condição para criar ou conservar direito ou para atender a pretensão da vítima."

Assédio moral:

"É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, onde predomina condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização."


    Reference: http://www.terravista.pt/FerNoronha/2897/oassdio.htm
    Reference: http://www.assediomoral.org/indexes/zconceito.htm
Renée Levié
PRO pts in pair: 62
Grading comment
O trabalho já foi entregue e acabei utilizando a tradução assédio. Mas ainda não concordo 100% com essa tradução, neste contexto. O fato é que esta organização ajuda pessoas que sofreram “harassment” em quaisquer situações que se possa imaginar. Por exemplo, no caso de um velhinho que foi agredido fisicamente, acho que eu utilizaria a tradução agressão para harassment. No caso de uma pessoa ter sido insultada por motivo racial, talvez utilizasse: abuso verbal, ou preconceito racial, ou algo assim, apesar de que já ouvi a expressão assédio racial, mas acho meio esquisito. Enfim, ainda não consegui determinar uma tradução para o termo em questão que englobe todo e qualquer tipo de harassment. Agradeço a todos que deram sugestões, e escolhi esta como a que mais ajudou por causa das referências. Obrigada novamente a todos! Se alguém tiver uma sugestão para uma tradução que englobe todos os tipos de harassment, eu gostaria muito de saber, pois tenho traduzido muitos textos para esta organização e tenho certeza que ele aparecerá de novo! Thanks!!!