KudoZ home » English to Portuguese » Other

chartered

Portuguese translation: engenheiro credenciado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:chartered engineer
Portuguese translation:engenheiro credenciado
Entered by: Sidnei Arruda

00:53 Jun 2, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: chartered
Mr. Miller is a member of the Institute of Physics and a Chartered Engineer.
Sidnei Arruda
Brazil
credenciado pelo instituto tal
Explanation:
Se for caso de uma credencial expedida por determinado órgão. Outras opções já foram citadas: licensiado, registrado.
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
É isso aí!!! Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4RegistadoAntónio Ribeiro
5 +2credenciado pelo instituto tal
Paulo Celestino Guimaraes
4 -1Licenciado
José Cavalcante


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
Registado


Explanation:
Registado numa Associação de Engenheiros.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-02 00:57:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Ver:

http://216.239.35.100/search?q=cache:w2kT9S-ZjwYC:www.estg.i...

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciana Vozza: e em BR PT, registrado
7 mins

agree  Tania Marques-Cardoso
14 mins

agree  Aida Macedo: ...mas em Portugal essa Associação é a Ordem dos Engenheiros
1 hr
  -> Correcto. Ninguém disse o contrário.

neutral  airmailrpl: Regist(r)ado ...you guys are watching soccer and typing at the same time
1 hr
  -> Registado, em português europeu. Não foi o futebol!!!!!

agree  Laerte da Silva
11 hrs

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Licenciado


Explanation:
Engenheiro licenciado pela respectiva associação profissional.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-02 01:12:50 (GMT)
--------------------------------------------------

No Babylon pode-se ver que o termo chartered se aplica a diplomado ou licenciado, no sentido de detentor de autorização para o exercício profissional. Por isso, usar Licenciado mata os dois coelhos com uma só paulada, por se referir tanto à licenciatura quanto à licença para o exercício profissional.

José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: Em PT.PT diz que um Engenheiro foi licenciado pela Universidade de ... (quando acabou o curso).
2 mins
  -> Não se esqueça de que foi solicitado PT.BR. Nesse caso, o termo se aplica a ambos os casos (licenciatura acadêmica e licença para o exercício profissional)

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
credenciado pelo instituto tal


Explanation:
Se for caso de uma credencial expedida por determinado órgão. Outras opções já foram citadas: licensiado, registrado.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859
Grading comment
É isso aí!!! Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Cavalcante: Gostei
8 mins
  -> Obrigado. a

agree  LoreAC
6 hrs
  -> Obrigado