ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Other

Ramo de atividade

Portuguese translation: principal business/professional activity

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Ramo de atividade
Portuguese translation:principal business/professional activity
Entered by: Elvira Alves Barry

11:20 Nov 14, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Other
English term or phrase: Ramo de atividade
Context:

"O ramo de atividade é obtido do cadastro nacional de atividade econômica (CNAE), e no futuro deverá ser substituído pelo código ISIC."
Fabiana Zardo
Brazil
principal business/professional activity
Explanation:
example:

http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/i1040sc.pdf
Selected response from:

Elvira Alves Barry
Grading comment
Thanks for the suggestion! I think the link you suggested is pretty good
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4industryMarcos Zattar
4 +3industry/business activity
CristinaPereira
4branch of activity
cristina estanislau
4principal business/professional activity
Elvira Alves Barry


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ramo de atividade
branch of activity


Explanation:
branch of activity- [ Traduzir esta página ]English (US):, branch of activity. Español:, actividad de la empresa. Eesti keel:, tegevusala. Euskara:, jarduera-alor. Suomi:, toimiala ...
www.eionet.europa.eu/gemet/concept/13229 - 21k - Em cache - Páginas semelhantes

Para uma leitura correcta deste ficheiro deverß seleccionar o ...Formato do ficheiro: Desconhecido - Ver em HTML
EMPLOYMENT BY BRANCH OF ACTIVITY;;;;;;;;;;;;. Fonte / Source: Instituto Nacional de Estatφstica;;;;;;;;;;;;;. Milhares / Thousands;;;;;;;;;;;;; ...
www.bportugal.pt/stats/download/h22.csv - Páginas semelhantes


cristina estanislau
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 89

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
ramo de atividade
industry/business activity


Explanation:
[PDF] UntitledFormato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
porte, setor de atividade ou grau de formalização. 2. ISIC – International Standard Industry Codes; CNAE –. Classificação Nacional de Atividades Econômicas. ...
www.conempec.org.br/dowload/estudos e pesquisas/GEM - Empre... - Páginas semelhantes


PDF] TRANSITION TO AN INTEGRATED SYSTEM OF BUSINESS SURVEYS – THE ...Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
location, type of business activity (industry code), number of employees, total of .... identification number, the address, the code CNAE and the volume of ...
unstats.un.org/.../country/Brazil_Transition%20to%20an%20integrated%20system%20of%20business%20surveys.pdf - Páginas semelhantes
[ Mais resultados de unstats.un.org ]


CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 217

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Vaz-Carreiro
24 mins
  -> Obrigada, Paula :)

agree  Marcos Zattar: Perfeito!
2 hrs
  -> Obrigada, Marcos :)

agree  Humberto Ribas
11 hrs
  -> Obrigada, Humberto

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ramo de atividade
principal business/professional activity


Explanation:
example:

http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/i1040sc.pdf

Elvira Alves Barry
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 52
Grading comment
Thanks for the suggestion! I think the link you suggested is pretty good

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
ramo de atividade
industry


Explanation:
Oi!

An industry is generally any grouping of businesses that share a common method of generating profits, such as the steel, automobile or the food industry. It is also used to refer to an area of economic production focused on manufacturing, which involves large amounts of capital investment before any profit can be realized, also called heavy industry.

http://iran-daily.com/1385/2645/html/focus.htm


Sorte!

--------------------------------------------------
Note added at 34 mins (2007-11-14 11:55:12 GMT)
--------------------------------------------------

Cristina,

aqui vai um site explicativo: www.brasilata.com.br/pt/noticias_detalhada.php?cd_noticia=8...

Repare principalmente na tabela 2.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-11-14 13:44:30 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Fabiana,

não diria que "principal business activity" esteja de todo incorreto. No entanto, é um termo aparentemente exclusivo da "UK Standard Industrial Classification".

Se você buscar a seguinte combinação em uma máquina de procura:

"principal business activity" cnae brazil

não obterá nenhum resultado sequer. Se tentar:

"principal activity" cnae brazil

obterá 10 ocorrências em 4 sites diferentes, o que não é de todo mau.

Se você experimentar colocar no Google:

cnae brazil industry OR industries

obterá 11.000 resultados relacionados ao *seu tema*, confirmando que "industry" é, de fato, o termo mais adequando para o seu contexto.

Um destes resultados é o site www.econ.ucsd.edu/muendler/docs/brazil/br-compadv.pdf:

"Data on Brazilian and worldwide exports by industry are extracts from the data..."

traduzindo:

"Os dados relativos às exportações brasileiras e mundiais, divididos por ramo de atividade, foram extraídos dos dados..."

Um detalhe: por enquanto, nenhum *native speaker* deu sua sugestão, já que a pergunta foi postada incorretamente na direção Inglês -> Português (aliás, por que?). Experimente perguntar a um tradutor cuja língua materna é o inglês.

É isso aí: transparente, indubitável, inconfundível.

Sorte!

Marcos Zattar
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Lamensdorf
10 mins
  -> Obrigado!

neutral  cristina estanislau: o ramo de actividade não é só para as industrias, mas tambem para comércio, serviços, etc
21 mins
  -> Obrigado

agree  Marlene Curtis: Com certeza!Industry não significa manufatura, signifca setor, ramo de atividade. Please!!!!
1 hr
  -> No fim das contas, o mais importante é que ao menos a "gente" conheça a pequena verdade, não marlcurtis? Obrigado!

agree  CristinaPereira: Só para reforçar: industry = sector de actividade
1 hr
  -> Obrigado!

agree  Humberto Ribas
11 hrs
  -> Certo, Humberto!