KudoZ home » English to Portuguese » Other

caring

Portuguese translation: atenção/cuidado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:caring
Portuguese translation:atenção/cuidado
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

20:11 Apr 5, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: caring
There are three levels of caring: competence, courtesy, and compassion. Finally there is the emotional level of caring. It is clearly beyond ordinary courtesy. Let's call it compassion. It is not something we hire for. It is not something that can be required. We don't fire people who don't know how to express it. It appears to be an action that springs spontaneously from a person who is "inspired."
================
Parece fácil, mas não é.
Pensei em afetividade, mas talvez seja CUIDADO, ATENÇÃO
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
atenção
Explanation:
Tem razão, parece fácil mas não é. Acho que atenção seria apropriado.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2008-04-05 20:23:17 GMT)
--------------------------------------------------

Só para completar: Se está falando do trabalho de um profissional de saúde acho que afetividade não se encaixa, pois isso seria mais de "caring" entre parentes ou pessoas próximas. Por isso acho atenção mais apropriado.
Selected response from:

Ben Kohn
United Kingdom
Grading comment
Tks a lot
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6atenção
Ben Kohn
4 +3cuidado
Illa Karina Rocha
4simpatia
Elvira Alves Barry


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
atenção


Explanation:
Tem razão, parece fácil mas não é. Acho que atenção seria apropriado.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2008-04-05 20:23:17 GMT)
--------------------------------------------------

Só para completar: Se está falando do trabalho de um profissional de saúde acho que afetividade não se encaixa, pois isso seria mais de "caring" entre parentes ou pessoas próximas. Por isso acho atenção mais apropriado.

Ben Kohn
United Kingdom
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 20
Grading comment
Tks a lot
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
29 mins
  -> Obrigado Ralph!

agree  Nuno Quintas: Reflecti um pouco e consultei mesmo um dicionário de sinónimos à procura de outro termo, mas parece-me que o Ben tem razão. (De facto, esta tradução não é nada fácil... :)
51 mins
  -> Obrigado Nuno!

agree  Luiza Modesto
58 mins
  -> Obrigado Luiza!

agree  H. Russell Fisher
3 hrs
  -> Obrigado H. Russell Fisher!

agree  Andrea Munhoz
15 hrs
  -> Obrigado Andrea!

agree  Cristina Santos
20 hrs
  -> Obrigado Cristina.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
cuidado


Explanation:
Eu diria cuidado, especialmente se estiver se referindo ao contato com o paciente.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-04-05 22:45:01 GMT)
--------------------------------------------------

Eu também usaria: Há três maneiras de se demonstrar que você se importa...

Quando você diz: "I care for you", você está dizendo: "Eu me importo com você"

Só mais uma sugestão!!! :)

Illa Karina Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 103

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lucy Leite
13 mins
  -> Muito obrigada, Lucy!

agree  Andrea Munhoz: Concordo também
13 hrs
  -> Obrigada, Andrea

agree  Marlene Curtis: Creio que aqui Care se refere a cuidados profissionais, como de enfermeiras, médicos, etc.//São os cuidados médicos, de enfermagem, etc.
14 hrs
  -> Também acho... muito obrigada, Marlene!

17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
simpatia


Explanation:
My suggestion.

Elvira Alves Barry
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 52