KudoZ home » English to Portuguese » Other

moped

Portuguese translation: ciclomotor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:moped
Portuguese translation:ciclomotor
Entered by: Ivana de Sousa Santos

14:07 Apr 25, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: moped
Learning to drive a moped, motorbike or scooter
Ivana de Sousa Santos
Portugal
ciclomotor
Explanation:
Ver exemplo abaixo...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada. Já tinha traduzido por esta opção antes de a Teresa a ter sugerido. :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4ciclomotor
Teresa Borges
5 +1bicilo motorizado, pequena motocicleta
Leniel Macaferi
4 +2motoneta
Carlos Quandt
5mobilete, motoneta
Danielle Madeleine-Barbosa
4 +1moped
Illa Karina Rocha
4veículo motorizado de baixa velocidade
Marcos Antonio
4vespa
Helena Grahn
4motorizada
Susana Morais
4velosolex
Humberto Ribas


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bicilo motorizado, pequena motocicleta


Explanation:
bicilo motorizado, pequena motocicleta

moped
■ noun a light motor cycle, especially one with an engine capacity of not more than 50 cc.
small motorbike

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 100

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen: Não seria 'biciclo'?
1 hr
  -> That's it Flavio, biciclo... when typing this kind of thing happens. :)

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
motoneta


Explanation:
s.f. Motocicleta de pequena cilindrada, mas de quadro aberto, de forma que o condutor vai sentado e não a cavalo. (A primeira motoneta surgiu na Inglaterra em 1907, mas deixou de ser fabricada por volta de 1920. Depois da Segunda Guerra Mundial, surgiram os modelos italianos Lambretta e Vespa, que se tornaram muito populares no Brasil.)

Example sentence(s):
  • Trata-se de um veículo mais simples, que se enquadra mais na categoria de bicicleta motorizada do que de motoneta ou "scooter".

    Reference: http://www.secom.mt.gov.br/conteudo.php?sid=13&cid=1451&pare...
    Reference: http://www.hostdime.com.br/dicionario/motoneta.html
Carlos Quandt
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 120

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Arthur Godinho
10 mins

agree  Andrea Munhoz: Encontrei motoreta como forma em Portugal (assim mesmo, com 'r'), embora eu sempre tenha falado motoneta :-)
3 hrs

neutral  Illa Karina Rocha: Não entendi... a própria sentença que você usou (do site da Honda) diz que se enquadra mais na categoria de bicicleta motorizada do que de motoneta???
3 hrs
  -> a frase se referia a outro produto... para dizer que bicicleta motorizada e motoneta são duas coisas diferentes!

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
motorizada


Explanation:
Sug.

Susana Morais
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Motorizado(a) pode ser até mesmo uma escova de dentes.
1 hr
  -> Sim, Flávio motorizado pode ter muitos sentidos, mas neste caso específico, a minha sugestão foi Motorizada, porque em Portugal, chamamos motorizadas a pequenas motas com motor de baixa potência. Ex: Eu tenho uma motorizada. Obrigada!!

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
ciclomotor


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Ver exemplo abaixo...

Example sentence(s):
  • A Honda Apresenta um Protótipo de Ciclomotor (Moped) Eléctrico

    Reference: http://www.fozmotor.com/modules.php?name=News&file=print&sid...
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 716
Grading comment
Obrigada. Já tinha traduzido por esta opção antes de a Teresa a ter sugerido. :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Lamensdorf
3 hrs
  -> Obrigada!

agree  Wagner Azevedo: Em PT/BR também esse é o termo para "moped", sem dúvida. Motorbike é motocicleta; e scooter é motoneta, lambreta ou vespa.
4 hrs
  -> Obrigada!

agree  Carlos Quandt: É uma opção: Definições do CONTRAN: CICLOMOTOR é todo veículo de duas ou três rodas que usa um motor de até 50 cc e tem a sua velocidade máxima de até 50 km/h; MOTONETA é um veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.
8 hrs
  -> Obrigada!

agree  Cristina Santos
1 day2 hrs
  -> Obrigada!

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
vespa


Explanation:
sug

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-04-25 16:35:20 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.usados.biz/usados.php?rub=3&op=search&gclid=CMvrm...

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=motocicletas vespa&me...

Helena Grahn
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Vespa é uma designação que creio ser restrita ao Brasil.
1 hr
  -> Coloquei alguns links q devem comprovar a palavra vespa em Portugal. Eh so digitar moto e vespa em google.pt

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
velosolex


Explanation:
Tive uma quando era garotão. Para funcionar, você precisa dar uma pedalada.
http://www.velosolex.com.br/

Humberto Ribas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 101

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
mobilete, motoneta


Explanation:
Se você viveu no Brasil nos anos 80-90, ceramente se recorda desses veículos. O termo "moped" aplica-se ao que chamamos mobilete, uma moto pequena com motor de poucos cavalos, geralmente de uso lúdico e nao exatamente para transporte. mas em determinados países como Itália e Grécial, a mobilete é bastante popular como uma alternativa ao tráfego excessivo.

Danielle Madeleine-Barbosa
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
moped


Explanation:
Mopeds are a class of low-powered motorized vehicles, generally two-wheeled. Moped classification is designed to allow the use of small motorised vehicles, avoiding the safety restrictions and licensing charges required of larger motorcycles. Some motorized bicycles, small scooters, and small motorcycles fit the definition of a moped

Que são moto mini? Um Minimoto é uma versão diminuta de um GP real que compete a ... o cub super de Honda era a combinação de um moped e de um scooter. ...
www.sun1001.com/pt/motorcycles/52916.php - 22k -

Leis operacionais do moped. o capacete aprovado da motocicleta é requerido; ... motor-ajudadas não são permitidas viajar em estradas de 400 séries. ...
moped2.org/lang.aspx/pt/laws/ontario.htm - 9k -

Paralelamente às motocicletas, a NSU também fabricou o tipo de veículo Moped (MOtor+PEDal), que chegaram a vender 1.000.000 de unidades. ...
www.motosantigas.com.br/nsu/index.htm - 40k


[Arquivo] A minha Moped com motor Casal Clássicos de 2 rodas. ... entres estas duas marcas por isso deve haver sempre semelhanças entre os motores. ...
forum.motorclassico.pt/archive/index.php/t-1758.html - 15k


--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-04-25 17:51:35 GMT)
--------------------------------------------------

Moped ou mopede!

Illa Karina Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 103

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Flavio Steffen: ?????????? / Em se tratando de citações na Internet, quantidade não significa necessariamente qualidade e menos ainda correção.
1 hr
  -> Talvez seja uma opção válida, uma vez que existem 63.700 aparições no Google para mopede, enquanto somente 465 para biciclo motorizado.

agree  dorisarraia
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  Carlos Quandt: O termo "moped" ou "mopede" parece ser popular em Portugal. É mais raro no Brasil, e para complicar, ciclomotor, motoneta e scooter são freqüentemente usados como sinônimos!
9 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
veículo motorizado de baixa velocidade


Explanation:
Sug.


- Mopeds are a class of low-powered motorized vehicles, generally two-wheeled. Moped classification is designed to allow the use of small motorised vehicles, avoiding the safety restrictions and licensing charges required of larger motorcycles. Some motorized bicycles, small scooters, and small motorcycles fit the definition of a moped. In many countries[citation needed] microcars like Aixam and Piaggio Ape are classified as mopeds because of their low top speed and small capacity engine.

In legal literature, mopeds are normally defined by limits on engine displacement, speed, power output, transmissions, or the requirement of pedals. In some countries, the legal driving age for a moped is lower than for larger motorcycles, and consequently mopeds are popular among the youth. Typically, mopeds are restricted to 30-75 km/h (18-47 mph) and engines less than 100 cc. Some localities require pedals, thus making them a form of hybrid vehicle, using both human power and machine power. Because of their small size, many jurisdictions consider them "limited speed motorcycle."

- Brazil
In Brazil, the definition of moped ("ciclomotor" in portuguese, but also known as either "mobylette", "vespa", "lambreta" or still "motoneta") and the regulations regarding its use has been varying throughout the years. From 1985 to 1997, a moped was defined as human propulsion vehicle aided by an engine displacing less than 50 cc, no more than 3 hp (2.2 kW), having a maximum speed of no more than 50 km/h (31 mph) and having pedals similar to those found in a bicycle. No license was required.



--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2008-04-26 00:10:56 GMT)
--------------------------------------------------

- Motorcycles are produced with both two-stroke- and four-stroke-cycle engines and with up to four cylinders. Most are air-cooled, though a few are water-cooled. Engines are generally limited to displacements of about 1,800 cc. The smallest designs, termed mopeds (from “motor pedal”), have very small engines (50 cc) with fuel economies of as much as 2.4 litres per 100 km (100 miles per gallon). Such…




Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 518

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Carlos Quandt: Apesar da origem do nome, os "mopeds" nem sempre têm pedais. Em muitos lugares, inclusive no Brasil, a definição desse tipo de veículo não faz referência a pedais. P.ex.: http://www.mopedarmy.com/wiki/Moped_laws
9 hrs
  -> Sem dúvida, amigo. Mas o termo era, digo era, utilizado somente para motos de pequena potência, providas de pedal. Veja um artigo que coloquei falando sobre o Brasil. Abraços e um bom final de semana.