KudoZ home » English to Portuguese » Other

rendition plane

Portuguese translation: avião de rendição


18:11 Aug 25, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: rendition plane
"But the Gulfstream wasn’t the only rendition plane to land in Poland. There was a Boeing."

About terrorism
marinacast
Portuguese translation:avião de rendição
Explanation:
sugg
Selected response from:

Mrs Wood
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1avião de rendição
Mrs Wood
4avião de transferência de prisioneiros
Alexandra Valle Fernandes
4 -1plano de rendição
Maria Meneses
3plano para entrega/transferência (de prisioneiros)
Marcos Antonio
Summary of reference entries provided
Maria José Tavares

  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
plano para entrega/transferência (de prisioneiros)


Explanation:
Opção.

rendition
- handing over prisoners to countries where torture is allowed;

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 518

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Maria José Tavares: trata-se de um avião
1 hr
  -> De fato, plane é de fato aeronave (avião).

agree  Maria Meneses: Entendi que era um avião, mas pressupus (não sei se erradamente) que poderia ser um sequestro de um avião de que se negociaria uma rendição
2 hrs

54 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
plano de rendição


Explanation:
para que os "assaltantes" se entregassem

Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Maria José Tavares: Trata-se de uma avião, até pela referência ao Boeing
26 mins
  -> Entendi que era um avião, mas pressupus (não sei se erradamente) que poderia ser um sequestro de um avião de que se negociaria uma rendição

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
avião de rendição


Explanation:
sugg

Mrs Wood
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
thanks

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares: é isso mesmo!
14 mins
  -> Obrigada Maria José

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
avião de transferência de prisioneiros


Explanation:
penso que "rendição" não se enquadra bem, porque parece mais "surrender" do que "rendition" (entrega). Sei que o assunto é a transferência "ilegal" de prisioneiros para campos de tortura. Esta seria a minha opção. Vejam, por exemplo, a referência abaixo.


    Reference: http://www.infoalternativa.org/mundo/mundo033.htm
Alexandra Valle Fernandes
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Reference comments


1 hr
Reference

Reference information:
Creio que a resposta de Mrs Wood é a correcta. Veja o site abaixo

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-08-25 19:32:49 GMT)
--------------------------------------------------

O termo rendição diz respeito a um conjunto de acções que envolvam o transporte de indivíduos de um país para outro, fora de um processo judicial ou administrativo, como a extradição, o que facilita a prática de tortura e os “desaparecimentos”. Estas práticas, normalmente secretas, incluem a transferência de detidos sob a custódia de outros estados, alguns dos quais no Médio Oriente e Norte de África que reconhecidamente utilizam a prática da tortura e de outras agressões nos interrogatórios.


    Reference: http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_co...
Maria José Tavares
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 207