KudoZ home » English to Portuguese » Other

brothers in blood

Portuguese translation: irmãos de sangue


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:brothers in blood
Portuguese translation:irmãos de sangue
Entered by: Rafael Mantovani

19:51 Sep 1, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Other
English term or phrase: brothers in blood
justamente não se trata de "irmãos consangüíneos", filhos dos mesmos pais, mas sim de dois homens que fizeram um pacto de sangue, assim "irmanando-se", virando "brothers in blood".

Vejam o contexto (num diálogo em livro de ficção):

"What he didn't tell you is we're brothers. Brothers in blood, sworn to each other."

Porém dizer "irmãos de sangue" em português daria justamente a idéia contrária, de que são irmãos legítimos. Alguém conhece uma expressão em português que denote melhor essa "irmandade por pacto"? Será que dizer "irmãos EM sangue" é uma possibilidade? Isso precisa ficar bem claro pois é importante para a história.

obrigado a quem puder ajudar!
Rafael Mantovani
Germany
irmãos de sangue
Explanation:
Sugestão.

"... fazendo assim um pacto de serem irmãos de sangue para sempre, e se juntam na batalha contra as tropas imperiais. Refilmagem de “The Blood Brothers” do ..."
coronel.890m.com/2008/02/26/the-warlords-2007-dvdripxvid-bien/

"Não sei qual era o teor do pacto, mas nessa noite tornámo-nos irmãos de sangue. Andávamos a ver muitos filmes. E aquele filme até podia ser desnecessário. ..."
canseidesersurdo.blogspot.com/2007/06/ao-irmo-de-sangue.html

Hope it helps. :))

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-09-01 20:00:44 GMT)
--------------------------------------------------

"♥°¨°•Rm 10:9 εїз •*´¨`*•.¸¸:♥:: Pacto de Sangue e seu Significado. ... Quando uma aliança de sangue é efetuada, os irmãos de sangue geralmente trocam ..."
jardimsecretoysti.spaces.live.com/blog/cns!995A112DB5AAAA64!2272.entry

"Os dois celam, então, o pacto da Irmanação pelo Sangue, jurando eterna ..... Por fim Hagen convence-o de que ele fora ultrajado pelo irmão de sangue. ..."
www.luiz.delucca.nom.br/wep/wagneremportugues_gd_central_in...

:))

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs (2008-09-02 10:51:55 GMT)
--------------------------------------------------

Apesar desse termo ser comumente utilizado para indicar irmãos legítimos, é também o termo para nos referirmos à pactos de sangue. A ambigüidade é inevitável... o contexto é que deixa claro o significado real.
Se pararmos para pensar, quantas coisas em nossa língua têm "duplo sentido" - no bom sentido? ;-)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day15 hrs (2008-09-03 11:31:21 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada! Fico feliz por ter ajudado! :))
Selected response from:

Fernanda Rocha
Brazil
Grading comment
certo, vou usar assim mesmo então! obrigado a fernanda e todos que ajudaram
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +14irmãos de sangue
Fernanda Rocha
4Brother in blood ("irmãos de sangue")
Marcos Antonio
4irmãos jurados de sangue
Joon Oh
4irmãos pelo sangue
Mariana Moreira


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
irmãos pelo sangue


Explanation:
Uma sugestão embora eu não goste muito das referências que encontrei no google

:)



Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 815

46 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
irmãos jurados de sangue


Explanation:
"...fantástica entre "irmãos jurados de sangue...."
http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?story...

--------------------------------------------------
Note added at 49 mins (2008-09-01 20:41:23 GMT)
--------------------------------------------------

"....têm ainda em comum com as sociedades secretas a divisão dicotômica do mundo entre "irmãos jurados de sangue" e uma massa..."
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2005000200003&...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-09-01 20:53:37 GMT)
--------------------------------------------------

Minha história
meu pai era filho único e então ele conseguiu mais dois irmãos jurados de (pelo) sangue. Eles cortaram um ponto de dedo e colocaram numa taça de água misturando tudo. E beberam os sangues misurados. Portanto, tenho ou eu tinha um tio mais velho e outro mais novo. Os asiáticos fazem muito (antigamente) este tipo de juramento para ter outro irmão. Eles se chamam "irmãos jurados", mas não "irmãos de sangue".

Joon Oh
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 34

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Brother in blood ("irmãos de sangue")


Explanation:
Opção


- O termo "Brother in Blood" já está bastante difundido - veja as inumeras citações em sites de lingua portuguesa. Por isto eu sugiro : Brother in blood ("irmãos de sangue").
Usaria o termo "irmãos de sangue" como uma referência "histórica" a este tipo de juramento. Outras opções seriam "amigo do peito - amigo de coração", que possuem mais citações no Google que "irmãos de sangue".

- O clan brothers in blood surge com a finalidade de dar sequência ao COD2 e iniciar o caminho no COD4, o qual vem sendo treinado desde o "lançamento" do jogo ...
brothersinbloodgames.blogspot.com/2008_01_01_archive.html - 33k -

- Confira detalhes sobre Nightwing: Brothers in Blood - Bruce Jones (1401212247) e faça a compra de Livros ideal para você.
compare.buscape.com.br/prod_ficha?idu=1140121224 - 31k

- 27 Ago 2008 ... Brothers in Blood Server IP:201.86.81.226:28963 Brothers in Blood TeamSpeak ... Estatuto Brothers in Blood Quanto ao recrutamento: ...
www.xfire.com/clans/bebi/ - Páginas Semelhantes

- OPERAÇÃO SUICIDA (Brothers In Blood,1987,ITA), Sep 23, '05 11:16 PM for everyone. Category: Other. Style: Italian. Special Consideration: Quick and Easy ...
titarabarros.multiply.com/recipes/item/16/16 - 16k -

- Tinha certeza que você viria UM VERDADEIRO AMIGO É AQUELE QUE CHEGA QUANDO TODO O MUNDO JÁ SE FOI BROTHERS IN BLOOD Todos avançam ninguem se perde ...
www.xfire.com/blog/alcwhitewolff/199038/ - 15k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 518

6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +14
irmãos de sangue


Explanation:
Sugestão.

"... fazendo assim um pacto de serem irmãos de sangue para sempre, e se juntam na batalha contra as tropas imperiais. Refilmagem de “The Blood Brothers” do ..."
coronel.890m.com/2008/02/26/the-warlords-2007-dvdripxvid-bien/

"Não sei qual era o teor do pacto, mas nessa noite tornámo-nos irmãos de sangue. Andávamos a ver muitos filmes. E aquele filme até podia ser desnecessário. ..."
canseidesersurdo.blogspot.com/2007/06/ao-irmo-de-sangue.html

Hope it helps. :))

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-09-01 20:00:44 GMT)
--------------------------------------------------

"♥°¨°•Rm 10:9 εїз •*´¨`*•.¸¸:♥:: Pacto de Sangue e seu Significado. ... Quando uma aliança de sangue é efetuada, os irmãos de sangue geralmente trocam ..."
jardimsecretoysti.spaces.live.com/blog/cns!995A112DB5AAAA64!2272.entry

"Os dois celam, então, o pacto da Irmanação pelo Sangue, jurando eterna ..... Por fim Hagen convence-o de que ele fora ultrajado pelo irmão de sangue. ..."
www.luiz.delucca.nom.br/wep/wagneremportugues_gd_central_in...

:))

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs (2008-09-02 10:51:55 GMT)
--------------------------------------------------

Apesar desse termo ser comumente utilizado para indicar irmãos legítimos, é também o termo para nos referirmos à pactos de sangue. A ambigüidade é inevitável... o contexto é que deixa claro o significado real.
Se pararmos para pensar, quantas coisas em nossa língua têm "duplo sentido" - no bom sentido? ;-)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day15 hrs (2008-09-03 11:31:21 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada! Fico feliz por ter ajudado! :))

Fernanda Rocha
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
certo, vou usar assim mesmo então! obrigado a fernanda e todos que ajudaram

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Leitão: Concordo. A expressão utiliza-se, precisamente do tempo em que se faziam pactos de sangue e selava-se a "irmandade de sangue". Creio é que a expressão deverá ser colocada entre aspas para não se fazer confusão com os irmãos consanguíneos
1 min
  -> Exatamente, Lúcia! Quanto às aspas, acho que uma outra opção também seria colocar em itálico. Apesar da expressão "sworn to each other" já indicar um pacto. :))

agree  Humberto Ribas
4 mins
  -> Obrigada, Humberto. Tenha uma boa semana! :))

agree  Flavia Martins dos Santos: reference to help http://wiki.answers.com/Q/What_are_blood_brothers
7 mins
  -> Thanks a lot, Flavia! Have a nice week. :))

agree  Claudio Mazotti: com certeza...
10 mins
  -> Obrigada, Claudio. Tenha uma boa semana! :))

agree  Jorge Freire
16 mins
  -> Obrigada, Jorge. Boa semana! :))

agree  Maria Meneses
24 mins
  -> Obrigada, Maria. Boa semana! :))

agree  Fernando Domeniconi
59 mins
  -> Obrigada, Fernando. Boa semana! :))

agree  Carla Araújo
1 hr
  -> Obrigada, Carla. Boa semana! :))

agree  Flavio Steffen
1 hr
  -> Obrigada, Flavio. Boa semana! :))

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Obrigada, Maria José. Boa semana! :))

agree  Erik Bry
2 hrs
  -> Obrigada, Erik. Boa semana! :))

agree  Kadja Bless
9 hrs
  -> Obrigada, Kadja. Boa semana! :))

agree  Elvira Alves Barry
13 hrs
  -> Obrigada, Elvira. Boa semana! :))

agree  xxxPatricia PR
1 day5 hrs
  -> Obrigada, Patricia. :))