KudoZ home » English to Portuguese » Other

genetic screening

Portuguese translation: mapeamento genético


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:genetic screening
Portuguese translation:mapeamento genético
Entered by: Emilia Carneiro

18:34 Oct 24, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: genetic screening
She teaches health care ethics and research methods at the Centre for the Study of Health and Society, University of Melbourne. Research interests include disability, genetic screening, and ethical decision-making (both health care users and clinicians).
Marcelle Castro
Brazil
mapeamento genético
Explanation:
:)
Selected response from:

Emilia Carneiro
Brazil
Grading comment
Não estou certa de nenhuma das opções, mas escolhi "mapeamento" devido ao maior número de colegas que concordaram. Obrigada a todos!
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3mapeamento genético
Emilia Carneiro
5 +1despistagem genética
Maria Luisa Duarte
5Screening Genético
Maria Luisa Duarte
5seleção genética
Henrique Serra
4testes genéticos
Henrique Serra


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
mapeamento genético


Explanation:
:)

Emilia Carneiro
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 136
Grading comment
Não estou certa de nenhuma das opções, mas escolhi "mapeamento" devido ao maior número de colegas que concordaram. Obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LoreAC
5 mins

agree  José Serodio
29 mins

agree  Roberto Cavalcanti
40 mins

agree  Clauwolf
41 mins

disagree  Henrique Serra: genetic screening não é mapeamento genético.
5 hrs

40 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
despistagem genética


Explanation:
A organização da despistagem genética não tem estritamente nada a ver com o que o Doutor G. conhecia em 1999 ou mesmo em 2004. Pode felicitar-se hoje pelo facto de as estruturas sociais seguirem finalmente, sem demasiado atraso, o progresso médico e científico. Assim, toda a prática médica foi transformada, apesar de ainda não se saber curar um bom número de doenças. Os biólogos parecem, aliás, tropeçar em dificuldades insólitas. A grande novidade, sem contestaação, reside nas novas dimensões que a despistagem e a prevenção tomaram.



    Reference: http://www.cienciaviva.mct.pt/genoma2002/cohen5.asp
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Moura
57 mins

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
seleção genética


Explanation:
O screening aqui refere-se a métodos de seleção genética, muito diversos do mapeamento de genes. Existem vários métodos: o roguing, por exeplo, é um método bastante simples que elimina ou reduz freqüências gênicas desfavoráveis com base no fenótipo.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-25 00:20:00 (GMT)
--------------------------------------------------

OK, seleção genética talvez aplique-se a plantas e animais. No caso humano, é mais adequado usar \"TESTES GENÉTICOS\", já que a \"eliminação dos desfavoráveis\" não é absolutamente aceitável (bem, os nazistas não pensavam assim).

http://www.healthri.org/genetics/screening.htm

The most widespread type of genetic testing is newborn screening. Each year in the United States, four million newborn infants have blood samples tested for abnormal or missing gene products.

HTH


    Exp.
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Paula Miraldo: Henrique, não poderá tratar-se de rastreio genético, para despistar algum distúrbio genético?
6 mins
  -> em medicina, talvez sim; mas então deveria ser utilizado genetic tracing ou tracking, e não screening.

neutral  António Ribeiro: Concordo com rastreio genético (que é a opinião da Ana Paula).
2 hrs
  -> fair enough...

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
testes genéticos


Explanation:
vide acima, deixando de lado a agronomia e mergulhando de cabeça na medicina...

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

22 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Screening Genético


Explanation:
Marcie, depois de efectuar uma investigação mais profunda, também é frequentemente utilizado em português (BR) o seguinte termo:


SCREENING GENÉTICO:
ref.:
Dr. Alessandro Loiola
www.loiola.com.br/ - 42k - Em cache - Páginas Semelhantes

Oncologia
... Fase Terminal - Parte II. Papel do Screening Genético no Câncer
Colorretal. Pílula Anticoncepcional e Câncer. PSA eo Câncer de ...
www.bibliomed.com.br/lib/showcat.cfm?LibCatID=1819 - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes

Genética
... Angiogênica. Papel do Screening Genético no Câncer Colorretal. Pharming:
Produção de Drogas em Animais Transgênicos. Polimorfismos ...
www.bibliomed.com.br/lib/showcat.cfm?LibCatID=1798 - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.bibliomed.com.br ]

espero ter ajudado um pouco,

bom trabalho

e bom fim de semana


MLD



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092