KudoZ home » English to Portuguese » Other

solid-line and dotted-line managers...

Portuguese translation: chefia direta


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:solid line
Portuguese translation:chefia direta
Entered by: Adolpho J Silva

18:53 Oct 24, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
/ Informatics/Computation
English term or phrase: solid-line and dotted-line managers...
Could anybody pls help out with this expression (Informatics).
Context: "The Leadership 360 Survey is an annual process in which participants request feedback from peers, direct reports, solid-line and dotted-line manages, as well as customers and suppliers where appropriate
Adolpho J Silva
Brazil
chefia direta e indireta
Explanation:
Adolpho, acredito que a linha sólida e a linha pontilhada referem-se ao organograma da empresa. A chefia direta (solid line) seria o chefe ao qual o funcionário estaria diretamente subordinado, representado por uma linha cheia no organograma.
Por outro lado, a chefia indireta (linha pontilhada) seria um chefe ao qual o funcionário não estaria diretamente subordinado segundo o organograma da empresa, sendo, por isso, a sua relação de hierarquia representada por uma linha pontilhada.
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
Muito grato pela sua ajuda. A expressão é precisamente esta. Gostaria de pedir-lhe que também me ajudasse com o seguinte texto:
Context:
(1)The protocol uses the query- response model, also viewed as the client/server or
manager/agent model.
(2) The managed system consists of managed objects with attributes. These attributes
can be static-valued, dynamic-valued or require ongoing measurement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1chefia direta e indireta
José Antonio Azevedo
5gerentes hierárquicos e funcionais
Roberto Cavalcanti
5gerentes com relacionamento hierárquico e não hierárquico
Gino Amaral


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
chefia direta e indireta


Explanation:
Adolpho, acredito que a linha sólida e a linha pontilhada referem-se ao organograma da empresa. A chefia direta (solid line) seria o chefe ao qual o funcionário estaria diretamente subordinado, representado por uma linha cheia no organograma.
Por outro lado, a chefia indireta (linha pontilhada) seria um chefe ao qual o funcionário não estaria diretamente subordinado segundo o organograma da empresa, sendo, por isso, a sua relação de hierarquia representada por uma linha pontilhada.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
Muito grato pela sua ajuda. A expressão é precisamente esta. Gostaria de pedir-lhe que também me ajudasse com o seguinte texto:
Context:
(1)The protocol uses the query- response model, also viewed as the client/server or
manager/agent model.
(2) The managed system consists of managed objects with attributes. These attributes
can be static-valued, dynamic-valued or require ongoing measurement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
4 mins
  -> Obrigado, Clauwolf.

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
gerentes com relacionamento hierárquico e não hierárquico


Explanation:
Constam dos glossários do ProZ.

HTH.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
gerentes hierárquicos e funcionais


Explanation:
solid: hierárquico
dotted: funcional
A proposta do caro colega acima está perfeitamente correta, esta é uma alternativa

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-24 19:18:00 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Quando coloquei minha resposta ainda não havia a do Gino, que também está correta

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462