KudoZ home » English to Portuguese » Other

fog

Portuguese translation: brumização


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:fog
Portuguese translation:brumização
Entered by: Teresa Borges

19:37 Feb 22, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Other / Material Safety Data Sheet
English term or phrase: fog
a minha dúvida seria na outra forma de se combater o fogo, não conheço muito desta área então, não sei dizer ao certo como traduzir fog, no seguinte contexto:
Fire fighting media and Instruction: Large Fire: use water spray, fog or foam. Do not use water jet.
Pedro Farias
Brazil
brumização
Explanation:
Diria assim...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3água na forma de neblinaBentevi
5nevoeiro
Isabel Maria Almeida
4névoa
Roberto Cavalcanti
3 +1brumização
Teresa Borges
3jacto de neblinaHelen Carter
Summary of reference entries provided
Numvem (Pó Químico Seco)
Floriana Leary

  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
brumização


Explanation:
Diria assim...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 716

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vasco DUARTE-PACHECO
2 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
nevoeiro


Explanation:
em Portugal...

Isabel Maria Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
água na forma de neblina


Explanation:
[DOC] FICHA DE EMERGÊNCIA - [ Translate this page ]File Format: Microsoft Word - View as HTML
Fogo: Extintores de água na forma de neblina, CO2, pó químico. Resfriar as embalagens expostas. Utilizar equipamento de respiração autônoma e roupas ...
www.milenia.com.br/comum/arquivos/documentos/Acarit_2903_Re...


Ficha de Emergência - SB Destilados de Cereais Ltda - [ Translate this page ]Fogo:. Use extintores de pó químico, espuma ou CO2. Use água na forma de neblina para resfriar lateralmente os recipientes expostos ao fogo. ...

DOC] Catalisador para Verniz Bicomponente - [ Translate this page ]File Format: Microsoft Word - View as HTML
Na fase inicial extinguir o fogo com pó químico seco, CO2 , espuma; caso não tenha extintor, utilizar água na forma de neblina, não usar jato de água ...
www.grupokativo.com/TDS/199.pdf - Similar pages

Example sentence(s):
  • USE ÁGUA NA FORMA DE NEBLINA PARA RESFRIAR LATERALMENTE OS RECIPIENTES EXPOSTOS. AO FOGO, PARA EVITAR POSSIBILIDADE DE EXPLOSÃO. ...
  • a álcoois, areia, terra ou água em forma de neblina. Quando o fogo está em grandes proporções use espuma resistente a álcoois ou água na forma de neblina

    Reference: http://www.ello-combustiveis.com.br/pdf/Ficha_Emergencia_Mis...
    Reference: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect
Bentevi
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
44 mins
  -> :)

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
1 hr
  -> :)

agree  José Henrique Moreira
2 days5 hrs
  -> :)

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
jacto de neblina


Explanation:
vi alguns sites com essa indicação. E parece que já apareceu aqui no proz: por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/other/933481-fog.html - 41k

Helen Carter
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
névoa


Explanation:
diria assim

condições de temperatura do ambiente. Extintores à base de água – Incluem a água propriamente dita, borrifo de água, névoa de água, película ...
https://www.mar.mil.br/caaml/arquivos/extintoresportateis.pd... -

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 458




Reference comments


10 mins
Reference: Numvem (Pó Químico Seco)

Reference information:
http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/5_incendios/4_extintore...
EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO

O agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade.O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ.

Floriana Leary
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48