KudoZ home » English to Portuguese » Other

stealth parenting

Portuguese translation: puericultura disfarçada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stealth parenting
Portuguese translation:puericultura disfarçada
Entered by: Marsel de Souza

17:02 Dec 31, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: stealth parenting
Definition: Performing childcare duties while pretending to be at a business
meeting or other work-related function.

Context:
The study includes a section titled "Stealth
Parenting," which discusses the ruses that some employees use to make
it appear that they're working while they're really parenting. The
report says that while some workers (mostly female) are comfortable
"playing the family card" -- begging off a late meeting or task at
work because they have to do something with the kids -- many (mostly
men) won't do this because they fear reprisals from their bosses.
Marsel de Souza
Brazil
puericultura disfarçada
Explanation:
para ser bem exato

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-03 03:00:10 (GMT)
--------------------------------------------------

ou disfarçando o cuidado com os filhos
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Muito obrigado a todos por tantas colaborações interessantes!
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1cuidar dos filhos as escondidas
airmailrpl
5"creche em segredo"
Clauwolf
5 -1cuidados maternais/paternais pela caladaAntónio Ribeiro
5 -1paternidade dissimulada
João Carlos Pijnappel
4 -1cuidado furtivo dos filhoshmercer
4 -1puericultura disfarçada
Roberto Cavalcanti
4 -2Pais Furtivos
Tomás Rosa Bueno


  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
paternidade dissimulada


Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-01 06:29:26 (GMT)
--------------------------------------------------

Em português, língua em que o masculino rege, paternidade, pátrio e paterno se referem tanto ao pai quanto aos pais. Existe o \'pátrio poder\', por exemplo, mas não existe o \'mátrio poder\', e a maternidade é uma condição específica da mulher, muitas vezes associada apenas ao parto. Paternidade, portanto, além do que o contexto enfatiza predominantemente o papel masculino. E dissimulada, porque não quer ser vista.

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: Dá a ideia de que não se quer que se saiba quem é o pai.
8 hrs
  -> hmmm, não, neste contexto, dá a idéia de que não se quer que se saiba que SE É pai

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
cuidados maternais/paternais pela calada


Explanation:
Para "stealth", também pode usar qualquer uma das seguintes palavras: secreto, clandestino, sub-reptício, disfarçado.

Penso que a expressão "pela calada" reflecte melhor a ideia no contexto indicado.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-01 23:01:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Tomás,

A Língua PORTUGUESA é muito interessante e tem por vezes pormenores ainda mais interessantes. Vejamos o caso de furtivo, DESAPERCEBIDO e despercebido.

Começo por indicar as minhas referências:

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea
Academia das Ciências De Lisboa - 2001

FURTIVO: Adj. Que se faz às escondidas, de modo a passar despercebido; que se dissimula, esconde ou encobre

DESPERCEBIDO: Adj. Que não se sentiu, viu ou ouviu; Passar despercebido: não ser notado.

DESAPERCEBIDO: Que não estava à espera ou não se deu conta - desacautelado, desprevenido.

DESAPERCEBER: Não dar por isso ou não dar a atenção devida - descuidar-se.

BOM ANO NOVO e bom trabalho.

António

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Tomás Rosa Bueno: Sinto, António, isso é PT-PTíssimo. Pode ser que o/a Lfbrasil esteja ntraduzindo para PT-PT, mas duvido.
3 hrs
  -> E qual é a sua sugestão em PT-BR?

disagree  João Carlos Pijnappel: Daqui a pouco o António e o Tomás vão me sair com algo como 'pais furtivos/disfarçados/clandestinos esgueirando-se à socapa pela calada da noite' :-)
4 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
Pais Furtivos


Explanation:
Ou, sendo mais radical, "Cuidar dos filhos às escondidas".

Não existe tradução exata para "parenting". "Paternidade" não serve, pois se refere apenas aos pais do sexo masculino. "Pais" engloba tanto o pai como a mãe.

Furtivo:
1. ...
2. Que procura passar desapercebido; às escondidas; dissimulado, oculto.
3...
4. quase impossível de ser percebido; não detectável; fugidio.
[Houaiss]


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-03 19:05:43 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Puericultura
n substantivo feminino
1 ciência que reúne todas as noções (fisiologia, higiene, sociologia) suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade
1.1 conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico etc., das crianças pequenas, da gestação até quatro ou cinco anos de idade.
[Houaiss[

Imagino os escritórios cheios de puericultores saindo de fininho para uma \"reunião de trabalho\"...

Aimeudeus! Cada uma...

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  João Carlos Pijnappel: pátrio, paterno e paternidade se referem aos pais, além disso, o contexto enfatiza o comportamento masculino; e 'furtivos', convenhamos, é horrível - soa algo criminoso
17 mins
  -> Os "pais" é pai e mãe. E paternidade é "qualidade ou condição de pai", não de "pais". E pai é "homem que deu origem a outro" (Houaiss). E a etimologia de "stealth" e "furtivo" é a mesma: to steal/furtar. Exatamente o que se quer dizer em inglês.

disagree  António Ribeiro: A pergunta não inclui "parents" mas sim "parenting" e, neste caso, não poderá haver "interpretação" alguma.
16 hrs

19 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
cuidar dos filhos as escondidas


Explanation:
stealth parenting

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: Também está correcto.
10 hrs
  -> agradeço

neutral  Tomás Rosa Bueno: Ei, essa resposta é minha...
11 hrs
  -> I guess I should have read the text below your suggestion - I just saw the Pais Furtivos and passed on to the next question - sorry for the duplication

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
cuidado furtivo dos filhos


Explanation:
acho que fica mais compacto assim...
Feliz ano novo!

hmercer
Brazil
PRO pts in pair: 172

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  João Carlos Pijnappel: Aí voltamos ao erro inicial do
1 day7 hrs
  -> ...do...?

1 day18 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
"creche em segredo"


Explanation:
:)mais uma!

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

2 days9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
puericultura disfarçada


Explanation:
para ser bem exato

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-03 03:00:10 (GMT)
--------------------------------------------------

ou disfarçando o cuidado com os filhos

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Muito obrigado a todos por tantas colaborações interessantes!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Tomás Rosa Bueno: A puericultura é um ramo da ciência, não tem NADA a ver com ser pai.
16 hrs
  -> Tomás deixa de ser chato senão vou pedir para o meu tio te dar uns petelecos nas orelhas. Ele é seu vizinho